Natureza

Por que vemos a Lua durante o dia?

0

Você já viu a lua de dia e se perguntou por que estava conseguindo vê-la em plena luz do sol?

Lá, no vasto azul, é possível ver nosso satélite natural, que é comumente associada à noite. Por isso, causa surpresa ao aparecer em outros horários.

Esse fenômeno, que muitas vezes é uma agradável surpresa, é, na realidade, uma parte regular da órbita lunar ao redor da Terra.

Para compreender por que enxergamos a Lua durante o dia, é necessário primeiro analisar sua dinâmica orbital.

Órbita

Via PxHere

A Lua completa sua órbita ao redor da Terra a cada aproximadamente 27,3 dias. No entanto, essa jornada não está sincronizada com a rotação terrestre, que leva cerca de 24 horas.

Como resultado, a Lua se torna visível no céu em diferentes momentos a cada dia, avançando aproximadamente 50 minutos a cada ciclo.

Dessa forma, dependendo da fase lunar e de sua posição na órbita, ela pode se mostrar durante o dia.

Fases da lua

A visibilidade da Lua de dia durante o dia está intrinsecamente ligada às suas fases, as quais são determinadas pela posição em relação à Terra e ao Sol, variando enquanto ela orbita nosso planeta.

Durante a lua nova, a Lua se encontra entre a Terra e o Sol, com seu lado iluminado voltado para longe de nós, tornando-a invisível.

À medida que avança em sua órbita, mais da sua face iluminada se torna visível da Terra, resultando nas fases crescentes.

Na primeira fase quarto, aproximadamente uma semana após a lua nova, metade do lado iluminado da Lua se torna visível da Terra.

Essa fase é frequentemente aquela em que a Lua é mais facilmente avistada no céu da tarde.

À medida que progride em direção à lua cheia, ela se torna mais visível durante a noite e menos durante o dia, devido à sua posição oposta ao Sol no céu.

Lua de dia

A capacidade de avistar a Lua de dia se resume a dois fatores cruciais: iluminação e percepção.

Em primeiro lugar, a Lua recebe a luz solar, da mesma forma que à noite. Essa luz solar reflete na superfície lunar, tornando-a visível.

Em segundo lugar, nossa percepção desempenha um papel fundamental. A luminosidade da Lua é suficiente para destacá-la contra o céu azul, mas sua visibilidade pode variar de acordo com as condições atmosféricas e a localização do observador.

Adicionalmente, o ângulo da Lua em relação ao Sol e à Terra influencia sua visibilidade durante o dia.

Quando apresenta um ângulo maior em relação ao Sol, como nas fases de quarto crescente e minguante, é mais provável que seja avistada no céu diurno.

Por outro lado, quando está mais próxima do Sol no céu, como na lua nova, muitas vezes se perde na intensidade luminosa solar.

Via PxHere

Céu noturno

Vale reforçar que, durante a noite, é mais comum vermos a Lua, porque seu brilho está todo voltado para nós em destaque no céu noturno.

Sem a presença predominante do sol, a escuridão ajuda a emitir o brilho das estrelas, astros e, claro do nosso satélite natural. Por isso, é comum vermos ela brilhando e associar isso com a noite.

No entanto, nada impede vermos a lua de dia. Inclusive, ela está ali, no céu, a todo momento. Se fosse escuro, sem nuvens e com a angulação certa, com certeza a veríamos com maior frequência.

Essa questão de visibilidade também depende de quanto tempo passamos admirando a imensidão do céu, procurando por esse satélite e outros planetas. Inclusive, vários são visíveis a olho nu durante o dia.

Por isso, se tiver curiosidade, olhe para cima agora e tente localizar alguns elementos do universo que brilham no ângulo certo no nosso céu!

 

Fonte: Mistérios do Mundo

Imagens: PxHere, PxHere

Astrônomos descobrem o sistema solar perfeito

Artigo anterior

Indiana bate recorde de cabelo mais longo do mundo; veja o comprimento

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido