Curiosidades

Por que você não deve pisar em baratas

0

Diversas coisas são capazes de despertar o nosso medo e causar um tremendo pânico. As baratas estão na lista dos animais que as pessoas provavelmente não vão querer ver andando na cozinha ou nas paredes do quarto. Além de medonhas, as baratas possuem um mal cheiro e podem ser extremamente nojentas, visto que vivem em esgotos e fossas.

E elas também podem morar dentro das casas das pessoas. Sempre que encontramos esse inseto dentro de casa, o instinto natural é matá-lo. Mas nem sempre a empreitada é bem sucedida. Até porque, elas são super resistentes e aguentam até 900 vezes mais do que seu peso corporal.

Embora somente 1% das baratas que existem no mundo cheguem até as casas, isso já é o suficiente para causar as mais diversas sensações nas pessoas. E claro que a atitude mais comum de se fazer quando esse inseto é visto dentro de casa é pisar nele para se livrar logo. No entanto, se o caso for uma infestação, é preciso contratar um serviço de dedetização.

Baratas

Ypedia

A melhor forma de evitar ter que matar baratas é a prevenção. E também é importante lembrar que elas não aparecem do nada e por vontade própria, mas são atraídas por aromas e aberturas, seja nas paredes, pisos ou teto.

Como as baratas vivem no lixo, elas carregam em seu corpo várias bactérias que são liberadas no ambiente de forma parcial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas bactérias podem provocar doenças como meningite, tuberculose e viroses.

Então, para prevenir que as baratas espalhem doenças pelo ambiente, a primeira coisa a se fazer é fechar as frestas e instalar telas nas janelas. Além disso, os espaços precisam estar higienizados todos os dias, principalmente a cozinha. E a última coisa é ficar atento aos detalhes e evitar, por exemplo, deixar a comida do cachorro exposta à noite, e a qualquer odor que o lixo tiver, já jogá-lo fora.

Invenção

G1

Embora matar as baratas dando chineladas nelas possa não ser a melhor ideia, pesquisadores da Universidade Heriot-Watt, no Reino Unido, criaram uma máquina que usa laser e inteligência artificial para matá-las. Essa máquina foi criada por Ildar Rakhmatulin e outros cientistas. Ela pode detectar o inseto com uma precisão muito alta a uma distância de até 1,2 metro.

Os cientistas estão preparando essa máquina desde 2021 e em setembro do ano passado o estudo sobre ela foi publicado na revista científica internacional “Oriental Insects”.

Essa criação é equipada com duas câmeras, que enviam sinal para um computador, que então processa a posição onde a barata está. Depois disso feito, a máquina emite um laser que, com o seu calor, consegue matar o inseto.

Os pesquisadores também fizeram teste com o laser em uma baixa intensidade. Com isso eles descobriram que, nessa configuração, a barata consegue voar e mudar sua direção. E quando eles aumentaram o nível do laser, o inseto foi morto.

“O sistema de laser é um método seletivo e ecológico de controle de pragas. É extremamente promissor”, defendeu Rakhmatulin.

De acordo com o cientista, além das baratas, a máquina que eles criaram também pode ser usada para exterminar outros insetos. Entretanto, para a infelicidade daqueles que odeiam insetos, quando essa máquina for produzida em larga escala, seu uso doméstico não será recomendado.

Não é adequado para uso doméstico. O laser usado causará cegueira ou danos graves aos olhos”, concluiu Rakhmatulin.

Fonte: Edital concursos Brasil,  G1

Imagens: Ypedia, G1

Amiga grávida da Barbie já foi removida das prateleiras após polêmica

Previous article

Quem é a menina que virou fenômeno em figurinhas do Whatsapp?

Next article

Comments

Comments are closed.