Curiosidades

Prêmio Nobel 2023: conheça os vencedores de cada categoria

0

Prêmio Nobel é um dos mais importantes do mundo. Ele premia e reconhece as pessoas, que realizam pesquisas de grande valor para a vida e o bem-estar do ser humano. São várias as áreas premiadas: literatura, matemática, biologia, medicina, o Nobel da Paz e várias outras.

O prêmio nasceu da vontade do cientista industrial sueco, Alfred Nobel, de reconhecer as pessoas que trabalharam por um mundo melhor das mais diversas formas. As primeiras cinco categorias surgiram em 1901, que foram: química, literatura, paz, física e medicina.

Já em 1968, o Sveriges Riksbank, que é o Banco Central da Suécia, criou o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel. Ele tem sido chamado de Prêmio Nobel de Ciências Econômicas.

Todos os anos os vencedores desse prêmio são anunciados. Veja quem foram os ganhadores desse ano.

Vencedores do Prêmio Nobel 2023

Nobel de Física: Agostini, Krauz e L’Huillier

The Nobel Prize

Esse ano, o prêmio dessa categoria foi para Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier por conta dos seus “métodos experimentais que geram pulsos de luz de attosegundos para o estudo na dinâmica de elétrons na matéria”.

Os três foram reconhecidos por causa de seus experimentos que possibilitaram novas ferramentas na exploração do mundo dos elétrons dentro dos átomos e das moléculas. Os pesquisadores demonstraram uma forma de criar pulsos de luz extremamente curtos que podem ser usados para medir os processos rápidos na movimentação ou mudança de energia dos elétrons

Nobel de Química: Bawendi, Brus e Ekimov

The Nobel Prize

Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov ganharam essa categoria graças à descoberta e desenvolvimento de pontos quânticos. Essas partículas minúsculas têm propriedades únicas e conseguem espalhar sua luz a partir das telas de televisão e lâmpadas de LED. Além disso, elas conseguem catalisar reações químicas, o que faz com que sua luz clara consiga iluminar o tecido tumoral para o cirurgião.

Os primeiros pesquisadores a criarem pontos quânticos no mundo todo foram Ekimov e Brus, de forma independente. E Bawendi revolucionou a produção química das partículas.

Nobel de Medicina: Karikó e Weissman

The Nobel Prize

Os dois ganharam o prêmio conjuntamente “pelas suas descobertas sobre modificações de bases de nucleotídeos que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA eficazes contra a covid-19”, pontuou a Assembleia Nobel do Karolinska Institutet.

A descoberta deles foi essencial para a criação das vacinas que salvaram a humanidade da pior fase da pandemia que começou em 2020. O trabalho deles mudou a forma como o mRNA interage com o sistema imune.

Nobel de Literatura: Jon Fosse

The Nobel Prize

Esse escritor norueguês ganhou o prêmio da categoria “pelas suas peças e prosas inovadoras que dão voz ao indizível”. Os textos dele são escrito em Nynorsk, dialeto rural norueguês, e abrange vários gêneros. Dentre eles, romances, coleções de poesia, ensaios, livros infantis e traduções.

Nobel da Paz: Narges Mohammadi

The Nobel Prize

Esse prêmio foi dada a ela por conta da sua luta contra a opressão das mulheres no Irã e por sua luta para promover liberdade para todos e direitos humanos. Além disso, o Nobel da Paz 2023 reconhece centenas de milhares de pessoas que, em 2022, falaram e se manifestaram contra as políticas de opressão e discriminação do regime teocrático no Irã.

Narges Mohammadi é uma mulher que defende os direitos humanos e a luta pela liberdade. Por conta da sua luta corajosa por direitos das mulheres ela foi presa 13 vezes e torturada ainda mais. Ela foi sentenciada a 31 anos de prisão e 154 chicotadas, e até hoje está presa.

Nobel de Ciências Econômicas: Claudia Goldin

The Nobel Prize

Ela ganhou o prêmio nessa categoria pela sua descoberta dos principais impulsionadores das diferenças de gênero no mercado de trabalho. Ainda na década de 1980, ela foi a primeira a fazer uma abordagem abrangente que explicasse a origem dessas diferenças.

O trabalho dela trouxe conhecimentos novos e, várias vezes, surpreendente a respeito dos papéis históricos e contemporâneos das mulheres no mercado de trabalho.

Segundo ela, como as escolhas das mulheres foram frequentemente, e ainda são, limitadas por conta do casamento e pela responsabilidade pela casa e família, isso fica no centro de todas as análises e modelos que explicam a disparidade.

Fonte: Mega curioso

Imagens: The Nobel Prize

Teste de DNA revela por que o husky siberiano tem olhos azuis

Artigo anterior

Olhar Espacial: as fascinantes histórias dos eclipses solares

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido