Curiosidades

Prepare seu estômago para ver a superfície de um morango com um microscópio!

0

Acredite se quiser, a superfície do morango vai fazer você lavá-lo bem antes de comer. Embora possa parecer uma brincadeira, é um conselho importante.

Vídeos capturados por microscópios de luz mostram a presença de micro-organismos vivos, incluindo ácaros, na superfície dos morangos. Análises com maiores detalhes também mostram que pode existir bactérias que podem causar diarreia.

Esses pequenos “ecossistemas”, incluindo pequenos insetos que habitam na superfície dos morangos, tornaram-se virais em todo o mundo nas redes sociais.

Um vídeo com legendas em árabe no Twitter já foi visualizado mais de 2,7 milhões de vezes.

Embora a origem desses vídeos seja desconhecida, outros trabalhos mostraram as criaturas que vivem nos morangos, como o canal do YouTube Super Up Close, que encontrou uma formiga faraó minúscula no alimento.

Abaixo, é possível ver a pequena formiga faraó (Monomorium pharaonis) na superfície do morango:

O que existe na superfície do morango?

Via Freepik

No vídeo compartilhado centenas de vezes no Twitter, é possível observar um tipo de ácaro minúsculo que habita os morangos e deposita seus ovos nas nervuras das folhas.

Provavelmente, trata-se do ácaro-rajado (Tetranychus urticae), uma espécie identificada em plantações brasileiras de morango pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Contudo, o ácaro-rajado não é a única espécie que pode atacar os morangos. Outras espécies, como Tetranychus desertorum e Tetranychus ludeni, também se localizam na fruta.

Além disso, outros tipos de insetos minúsculos podem habitar as plantações e passarem por identificação por meio de análises com microscópios ou mesmo a olho nu, dependendo da espécie.

Por exemplo, o besouro broca-dos-frutos (Lobiopa insularis) invade os morangos e deposita seus ovos no interior da fruta.

Organismos ainda menores podem viver nos morangos

Estudiosos que atuam na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) promoveram diversos estudos com inúmeros detalhes para avaliar o que existe na superfície do morango.

Em 2021, duas pesquisas foram publicadas na Revista Brasileira de Análises Clínicas (RBAC) com amostras coletadas em feiras e supermercados de Goiânia.

Via PIXNIO

No primeiro estudo, a equipe da universidade recolheu 51 amostras de morangos e as levou para o laboratório.

Das amostras analisadas, 78,4% (40) testaram positivo para a presença de enteroparasitas, ou seja, parasitas que podem habitar o sistema gastrointestinal, como cistos de protozoários e ovos de nematódeos.

Entre as espécies encontradas, destacam-se amebas, como Entamoeba coli e Entamoeba histolytica, e lombrigas (Ascaris lumbricoides).

Enquanto isso, um estudo adverso, com outros cientistas da mesma universidade, também avaliou se existem fungos e bactérias presentes na superfície do morango.

As descobertas foram igualmente surpreendentes: a bactéria Escherichia coli, conhecida por provocar quadros de diarreia, foi detectada em 5,9% das 51 amostras analisadas.

Lave bem seus morangos

Via Pinterest

De acordo com os pesquisadores da PUC Goiás, o morango pode estar sujeito a diversos tipos de contaminação durante todo o processo, desde o plantio até a venda aos consumidores, incluindo vírus, bactérias, fungos e parasitas.

Por isso, eles afirmam que o consumo de morangos frescos pode representar uma fonte de microrganismos patogênicos. Se o alimento não for adequadamente higienizado, pode levar a doenças transmitidas por alimentos (DTAs).

Para higienizar corretamente os morangos e reduzir o risco de contaminação por microrganismos, siga os seguintes passos:

  1. Lave as mãos com água e sabão antes de manusear os morangos.
  2. Coloque os morangos em uma tigela e adicione água suficiente para cobri-los completamente.
  3. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco para cada litro de água na tigela.
  4. Deixe os morangos de molho na solução de água e vinagre por cerca de 15 minutos.
  5. Após o tempo de imersão, retire os morangos da tigela e enxágue-os em água corrente.
  6. Seque cuidadosamente os morangos com papel toalha ou deixe-os secar naturalmente.

Com estes passos, os morangos estarão prontos para o consumo. Lembrando que é sempre importante comprar morangos frescos e armazená-los corretamente na geladeira para garantir a qualidade do alimento.

 

Fonte: CanalTech

Imagens: Pinterest, PIXNIO, Freepik

Fundo de um antigo oceano envolve o núcleo da Terra

Artigo anterior

Polícia avalia coincidências sobre ataque com machado em creche de Blumenau

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido