Mundo Animal

Qual é a raça de cachorro mais agressiva do mundo?

0

O cachorro é o melhor amigo do homem e com isso várias pessoas podem concordar, e muitos inclusive têm o seu próprio cão para fazer companhia. Contudo, por mais dóceis que eles sejam hoje em dia, os cães têm seu lado animalesco. E dentre eles existe um que é o mais agressivo do mundo.

O que pode chocar muitas pessoas é que a raça de cachorro considerada a mais agressiva do mundo não é o pitbull, mas sim o cocker spaniel inglês. O animal dessa raça tem pelos ondulados e olhos castanhos, o que faz com que a maior parte das pessoas o achem bem fofo, no entanto, as aparências enganam.

Cachorro mais agressivo do mundo

Toca do bicho

Segundo um estudo recente feito pelo Royal Veterinary College de Londres, essa é a raça de cachorro mais agressiva do mundo. Conforme ele aponta, 4% dos cocker spaniels e 12% daqueles que têm pelo dourado mostraram sinais de comportamentos agressivos. Para se ter uma ideia, o rottweiler, que também é tido como cão agressivo, teve uma porcentagem de menos de 7,46%.

“Já é hora das pessoas reconhecerem que os Cocker Spaniels são mais agressivos do que cães de família típicos como os Labradores”, disse Dan O’Neill, líder do estudo. Ele também ressaltou que o comportamento agressivo era mais notável nos cachorros machos e de cor dourada.

Outro ponto mostrado por esse estudo foi o de que o tamanho do cachorro não tem relação com o seu comportamento agressivo. Tanto é que os Chihuahuas têm um nível de agressividade quase igual aos Pastores Alemães, que são uma raça conhecida por seu temperamento.

O estudo listou a porcentagem de agressividade de algumas raças mais comuns. Veja a lista.

  • Cocker Spaniel Inglês Dourado: 12,08%
  • Rottweiler: 7,46%
  • Cocker Spaniel Inglês Vermelho: 6,5%
  • Cocker Spaniel Inglês Preto: 6,3%
  • Cocker Spaniel Inglês Marrom: 4,3%
  • Chihuahua: 4,2%
  • Labrador: 2,24%
  • Dogo Argentino: 1,97%
  • Greyhound: 1,7%

Cocker Spaniel Inglês

Adoro pets

Mesmo sendo considerada a raça de cachorro mais agressiva do mundo, o cocker spaniel inglês ainda é muito popular no Reino Unido, onde o estudo foi feito. Mas o que muitas pessoas podem não saber é que a origem dessa raça é de caça, o que pode explicar seu comportamento. Tanto é que se o animal não for educado e treinado de forma certa, ele pode ser bastante agressivo.

A força e agilidade do animal são indicadas por sua expressão de alerta e mandíbulas fortes. Esse animal tem entre 38 e 41 centímetros de altura e pesa entre 13 e 15 quilos, podendo viver entre 13 e 14 anos. Por conta do seu comportamento e características, ele é mais indicado para as pessoas que já tiveram uma experiência com outros cachorros.

Fama injusta

Petz

Como visto no estudo, alguns cachorros têm uma fama de agressivos, mas na realidade podem ser bem dóceis e ótimos companheiros. Esse é o caso do pitbull. Ele pode sim ser dócil, sociável, alegre e carinhoso com seus donos, desde que seja adestrado desde filhote. Além do mais, por ter uma ótima relação com crianças, o cachorro, da mesma forma que o boxer, pode ser chamado de “cão babá”.

“O animal foi criado para brigas de cachorro, então foram unidas duas raças que na sua natureza são um pouco mais ressabiadas, inseguras ou desconfortáveis com a presença de outros bichos. Por isso, se não socializado corretamente desde filhote, pode vir a ter problemas sérios com outros cães”, explicou Luiza Cervenka, bióloga, com doutorado em veterinária e terapeuta comportamental de cães e gatos.

Contudo, atualmente, conforme ressalta a bióloga, alterações genéticas estão sendo feitas para corrigir os problemas de saúde e agressividade da raça. Além disso, a médica-veterinária Jade Petronilho desmistifica o conceito de que o pitbull foi um cachorro criado em laboratório.

“Os criadores da raça, desde o início, tendem a promover uma seleção genética de suas matrizes e padreadores de modo que os filhotes nasçam com determinadas características físicas e de temperamento”, pontuou ela.

Dessa forma, o pitbull nasceu no século XIX, no Reino Unido, a partir do cruzamento de buldogues com o antigo terrier inglês. O objetivo desse cruzamento era criar um cachorro que fosse forte, ágil e resistente. Quando a raça chegou aos Estados Unidos ela sofreu algumas alterações. Isso deu origem ao pitbull que se conhece atualmente.

O pitbull também é conhecido por outras características, como por exemplo, sua inteligência, lealdade, instinto protetor e por ter muita energia para gastar. O ponto importante para que esse cachorro se torne sociável é o adestramento desde filhote. Além disso, tal condicionamento também fará com que ele não destrua a casa do seu dono.

Se a pessoa quiser ter esse cachorro, existem algumas coisas que se precisa saber sobre a raça. O porte dos cães dessa raça é médio, mas eles têm um corpo mais robusto e forte. Por conta disso, o pitbull adulto pode pesar entre 25 e 35 quilos. Os pelos dos cães dessa raça são curtos. Por isso, eles precisam de escovação uma vez por semana e banhos quando for necessário. Por fim, um pitbull pode viver entre 13 e 15 anos.

Fonte: Mistérios do mundo,Revista Casa e Jardim

Imagens: Toca do bicho, Adoro pets, Petz

China planeja colocar telescópios na órbita da Lua em 2026

Artigo anterior

Dono de casa de Harry Potter está farto de fãs batendo na porta

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido