Ciência e Tecnologia

Qual é a temperatura no espaço sideral? A resposta da NASA vai deixar você congelado

0

Apesar da nossa ideia comum sobre o Universo ser muito baseada nos filmes, ao contrário do que se pensa, a temperatura no espaço é extremamente fria.

Pode parecer mais amena, ou até mesmo quente, considerando nosso astro-rei, o Sol, que queima por todo o sistema. No entanto, o ambiente é gelado.

Enquanto a uma altitude de 12 mil metros acima da superfície terrestre a temperatura média é de -50ºC, no espaço sideral ela desce para um glacial -270ºC, conforme indicado pelos astrônomos.

Nas órbitas terrestres, a temperatura oscila entre -180ºC na sombra do nosso planeta e 122ºC no lado banhado pela luz solar.

Por que a temperatura do espaço é tão fria?

Via Forbes

Essa baixa temperatura acontece principalmente pela falta de um meio condutor de calor como a atmosfera terrestre, o que implica que a regulação térmica ocorre principalmente por meio da radiação térmica, o principal mecanismo de transferência de calor no espaço.

A NASA explica que a geração de calor requer interações. Em outras palavras, como o espaço é predominantemente vazio, ele carece de uma composição atmosférica, semelhante à da Terra, que poderia servir como um condutor de calor.

Fatores importantes

Existem também outros fatores que explicam por que a temperatura do espaço é tão fria. Em primeiro lugar, o espaço é praticamente desprovido de matéria.

Isso significa que não há partículas no espaço capazes de conduzir calor de um lugar para outro por meio de processos de convecção ou condução térmica.

Além disso, embora a radiação solar possa aquecer objetos expostos à luz direta do sol, no espaço não há atmosfera para reter esse calor, e a radiação térmica emitida pelos objetos se dispersa rapidamente no amplo vácuo.

Por fim, o espaço possui muita radiação cósmica de fundo, uma forma de radiação eletromagnética de baixa energia que permeia o Universo.

Esta radiação adiciona ainda mais ao resfriamento dos objetos no espaço, absorvendo seu calor. Em conjunto, esses elementos contribuem para fazer do espaço um ambiente extremamente frio.

E na Terra?

Na superfície terrestre, atingir tais temperaturas é impossível, uma vez que, caso ocorresse, seria inviável habitar este planeta. Por isso, a atmosfera é uma das principais razões para que não alcancemos esses números.

No entanto, os extremos térmicos absolutos registrados em nosso planeta não devem ser ignorados.

As temperaturas mais elevadas já documentadas na Terra ultrapassaram os 55°C.

Por outro lado, a temperatura mais baixa já registrada na Terra foi de aproximadamente -89,2 graus Celsius, observada em 21 de julho de 1983 na Estação de Pesquisa do Planalto Antártico, na Estação Vostok, na Antártica.

Ou seja, mesmo que a temperatura no espaço seja extremamente fria, ela se dissolve na nossa atmosfera. Mas vale ficar atento, pois o aquecimento global está mudando isso. E como os cientistas certificam, grandes variações tornam a Terra inabitável.

Via Nasa

E a exploração espacial?

Algumas pessoas podem estar se perguntando como fica a exploração espacial com essa temperatura tão negativa.

Nesse caso, astronautas e pesquisadores que viajam até o espaço não morrem de frio no espaço devido a dois fatores: isolamento térmico e sistemas de controle de temperatura em suas espaçonaves e trajes espaciais.

Em primeiro lugar, as espaçonaves são equipadas com sistemas avançados de controle de temperatura que regulam o ambiente interno.

Esses sistemas utilizam tecnologias como isolamento, trocadores de calor e sistemas de aquecimento para manter uma temperatura estável e confortável para os tripulantes.

O isolamento térmico impede a transferência de calor para fora da espaçonave, enquanto os trocadores de calor ajudam a dissipar o calor gerado pelo funcionamento dos equipamentos e pelos próprios corpos dos astronautas.

Além disso, os sistemas de aquecimento fornecem calor adicional quando necessário, especialmente em áreas onde o frio do espaço pode ser mais intenso.

Em segundo lugar, a produção dos trajes espaciais foca em fornecer proteção contra as condições extremas do ambiente espacial, incluindo o frio.

Esses trajes são feitos de materiais altamente isolantes que impedem a perda de calor do corpo dos astronautas para o ambiente externo, especialmente considerando a temperatura do espaço.

Além disso, os equipamentos apresentam aquecimento interno bastante desenvolvido, que ajuda a manter os tripulantes aquecidos durante as atividades dentro e fora dos veículos.

Ou seja, quando os humanos ficam diretamente expostos ao vácuo do espaço, eles estão protegidos.

 

Fonte: Tempo

Imagens: Nasa, Forbes

Produtos químicos para cabelo e desinfetantes podem danificar o cérebro

Artigo anterior

Por que o Disney+ mudou de cor?

Próximo artigo