Se você entrou no seu streaming recentemente, pode ter percebido que a cor do Disney+ mudou. Seja no seu smartphone, Smart TV ou console de videogame, o ícone já é diferente.
Tanto o ícone do serviço quanto sua tela inicial agora exibem uma cor diferente.
Embora possa parecer uma mudança sem muita explicação, ela é parte da nova identidade visual e da evolução do serviço em escala global.
Com o anúncio da inclusão das séries e filmes do Hulu no Disney+ nos Estados Unidos, a empresa confirmou algumas mudanças em relação ao produto, visando oferecer mais conteúdo aos assinantes.
Essas mudanças também têm impacto estratégico na América Latina, onde veremos a fusão do Star+ com o serviço de streaming principal da empresa no próximo mês de junho.
Mudança total
Entre as atualizações planejadas para essa evolução do Disney+, embora a interface do streaming permaneça a mesma, a empresa revelou oficialmente o novo logotipo do serviço.
A cor do momento se chama “aurora”, uma homenagem para o fenômeno de aurora boreal e também uma referência à personagem principal de A Bela Adormecida.
Nessa mudança, a cor do Disney+ mistura as tonalidades anteriores, de azul, e também o verde característico do Hulu, criando essa tonalidade mais próxima do azul-esverdeado.
Embora pareça uma mudança empolgante, é importante notar que ela ocorre em escala global, enquanto o Hulu é um serviço disponível apenas na América do Norte.
Isso levanta a questão de como o Star+ será representado, já que a atualização está disponível para todos, e a probabilidade de ele ser lembrado com um toque colorido no logotipo é praticamente nula.
Atualização discreta
A atualização saiu discretamente nas lojas de aplicativos nas últimas semanas, aparecendo em consoles de videogame como PS5 e Xbox Series S/X, em Smart TVs, e nas lojas da Apple e Google.
Na essência, para os usuários, isso se traduz apenas em um novo ícone e uma tela de abertura diferente.
Apesar da sutileza do lançamento, a mudança tentou acompanhar novidades para ser bem-recebida.
Além da cor do Disney+, também acompanha uma nova introdução sonora ao acessar filmes ou séries.
Esta trilha é de Ludwig Göransson, vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por Oppenheimer e famoso por sua obra em The Mandalorian.
A fusão do Disney+ e Star+
Para quem assina o serviço na América Latina, a principal novidade está na união dos serviços da Star+ com a Disney. A confirmação foi de que ainda no primeiro semestre, ambos os streamings se juntarão no Disney+.
A notícia veio no mesmo anúncio sobre a fusão entre Disney+ e Hulu e o lançamento da nova logo. Nele, confirmou-se que junho marcará o encerramento do Star+.
Assim, todas as suas séries e filmes irão para o catálogo do serviço principal da empresa.
O fim do serviço irá se atualizar gradativamente em todos os aparelhos no Brasil, e os fãs já podem ir conectando na Disney se quiserem ver suas séries e filmes anteriormente da Star+.
Críticas à cor do Disney+
A mudança na cor do Disney+ não recebeu muito entusiasmo dos internautas.
Nas redes sociais, especialmente no X, antigo Twitter, muito criticaram o novo formato, a cor e a diferença com ícones que eram marca registrada do logo.
Por exemplo, os traços do castelo se tornaram mais sólidos, em vez de acompanhar aquele fade que era típico da abertura da Disney. Além disso, a famosa cor azul escuro, que se tornou símbolo, passou a ser uma cor que muitos chamaram de “apagada”.
Essa crítica acompanha diversas mudanças e escolhas editoriais ao longo dos anos. Os internautas apontam que as empresas estão escolhendo representações “sem vida”, ou que mudam muito os traços já consolidados.
Em partes, essa modernização acontece para acompanhar as tecnologias e facilitar a forma que os logos e emblemas são representados nas telas. Por vezes, as cores, traços e até mesmo elementos naturais atrapalham a visualização ou impressão.
Por outro lado, algumas escolhas acabam não tendo uma justificativa satisfatória, e os internautas seguem opinando sobre essas mudanças. Mesmo assim, como no caso da cor do Disney+, elas continuam acontecendo, sem considerar a opinião do público e, consequentemente, dos consumidores.
Fonte: Canaltech
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