Qual é a aranha mais venenosa do mundo e o que ela é capaz de fazer?

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      18/03/18 às 18h07

Já fizemos matérias como os 7 animais que você não sabia que eram venenosos e 7 animais que podem ter matar facilmente no Brasil. Pois bem, caros amigos, para quem tem error de animais peçonhentos essas matérias podem ser um verdadeiro pesadelo, mas informação nunca é demais, concordam? Mas bem cá, você sabia qual é a aranha mais venenosa do mundo?

Pois nós resolvemos apresentar esse animal para vocês. O fato mais assustador dessa matéria é que a aranha mais perigosa do mundo é típica do Brasil. Estamos falando de um grupo de aranhas armadeiras do gênero Phoneutria, também conhecidas no Brasil como aranhas-macaco ou aranhas-de-bananeira. Aquelas mesmas que as pessoas costumam encontrar embaixo dos cachos de banana.

Aranha mais venenosa do mundo

Um estudo realizado em 2000 descreveu 422 picadas por aranhas Phoneutria, principalmente P. nigriventer e P. keyserlingi, na costa leste do Brasil. Duas crianças ficaram gravemente doentes como resultado das mordidas, apenas uma morreu. Em contraste, mais de 80% das vítimas restantes apresentaram sintomas leves ou nenhum sintoma. Esses animais tem envergadura entre 13 a 15 cm e comprimento que pode chegar a 5 cm.

O nome comum 'armadeira' vem da sua atitude invariável de ataque, com as patas dianteiras erguidas. Elas são altamente agressivas e peçonhentas, pois produzem um veneno cujo componente neurotóxico é tão potente que apenas 0,006 mg é suficiente para matar um rato.

É muito comum que essa espécie entre em habitações humanas à procura de alimento, parceiros sexuais ou mesmo abrigo, escondendo-se em roupas e sapatos. Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes, e acidentes envolvendo essas espécies são registrados anualmente. Para vocês terem uma ideia, essas aranhas são responsáveis por aproximadamente 50% dos casos de picadas por aracnídeos notificados no Brasil.

A veneno que mata, mas também pode curar

Essa espécie tem um veneno potente. A neurotoxina, em doses letais, pode causar a perda da reação muscular e problemas respiratórios, resultando em paralisia completa e asfixia. Porém, o veneno também tem seu lado, digamos assim, do bem. Uma mordida que não tem a quantidade de veneno suficiente para matar uma pessoa irá causar dor, mas para os homens, o veneno causa priapismo.

Para quem não sabe, o priapismo é uma ereção peniana dolorosa, independente de desejo sexual, durante um período superior a duas horas. O veneno dessa aranha está sendo estudado para um possível tratamento para a disfunção erétil.

Mas e você, sabia que a aranha mais venenosa do mundo é típica do Brasil? Comente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+