Curiosidades

Qual é o lugar mais frio do mundo?

0

A Terra é bastante diversa e extrema. Quando o assunto é a diferença de temperatura, isso pode ser visto em seu limite. Até porque, de norte a sul, o planeta tem lugares quentes, temperados, frios e extremamente frios. E você já parou para pensar qual é o lugar mais frio da Terra?

A fonte principal de energia térmica da Terra é a radiação solar, e ela alcança tanto a atmosfera como a superfície do planeta. Quando a luz solar atinge nosso planeta, ela é parcialmente absorvida pela superfície, e é isso que faz com que ela aqueça. Como resposta, a Terra emite radiação térmica de volta para o espaço em formato de radiação infravermelha.

Enquanto essa radiação está voltando para o espaço, parte da energia se reflete de volta para a atmosfera. Esse fenômeno é o conhecido efeito estufa, que acontece principalmente por conta da presença de gases como dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4).  Eles agem como um cobertor, fazendo a retenção do calor que é gerado pela radiação solar e não deixando com que ele se disperse por completo para o espaço.

Para um lugar estar dentre os mais frios do planeta ele precisa que sua localidade registre temperaturas extremamente baixas de tempos em tempos, mas também que ela consiga manter uma média baixa durante o ano todo. Ou seja, não são apenas os recordes mínimos que fazem o lugar ser considerado frio, mas sim sua consistência.

Lugar mais frio

Olhar digital

O local mais frio da Terra está no Planalto Antártico Oriental, na Antártica. A frieza extrema dele foi descoberta por análise de dados de satélites. O primeiro passo que os pesquisadores fizeram foi revisar os dados que tinham sido coletados previamente pelos satélites a respeito de uma crista específica na camada de gelo da Antártica.

Nesses dados já tinham sido vistas temperaturas excepcionalmente baixas, atingindo -93°C. Entretanto, uma análise mais profunda mostrou que, na realidade, as temperaturas nesse lugar chegavam a valores ainda menores, até impressionantes -98°C.

Para isso ser uma realidade, dois fatores foram identificados pelos pesquisadores: as condições climáticas claras e um nível extremamente baixo de umidade no ar. E como no local não tem nuvens, isso faz com que o calor se dissipe mais facilmente, ajudando na queda da temperatura.

A umidade baixa também tem um papel importante. Isso porque, geralmente, ela age como um isolante térmico e retém calor. Mas com o ar extremamente seco essa barreira não existe, o que ajuda a temperatura a cair ainda mais.

Temperaturas baixas

Olhar digital

Antes da descoberta desse lugar, outros tinham registrado a temperatura mais baixa até aquele momento. Por exemplo, a Estação de Pesquisa Vostok, situada a 1300,34 quilômetros do Polo Sul na Antártica, registrava -89,2 °C em julho de 1983.

Além dele, a vila de Oymyakon, no leste da Sibéria, é tida permanentemente como o local habitado mais frio do mundo. Para se ter uma ideia, as médias do inverno são de -50°C. E em 1924, o lugar teve sua temperatura recorde de -71,2°C.

Já o recorde de temperatura mais baixa do hemisfério norte é da estação meteorológica Klinck, na Groenlândia, quando registrou -69,6°C em dezembro de 1991.

Em janeiro de 2023, Yakutsk, na Rússia, registrou -62,2 °C, o que lhe conferiu não somente o título de cidade mais fria como também de maior construída sobre um solo congelado permanentemente.

Locais como Oymyakon, na Sibéria, e Yakutsk, na Rússia, não somente chegam a temperaturas extremamente baixas, como também têm médias de inverno bem gélidas. Por conta disso eles são líderes incontestáveis dentre os lugares mais frios do mundo.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Olhar digital 

Essa IA poderá dizer qual café é o melhor

Artigo anterior

Millennials x Gen Z: hábitos que diferenciam as gerações na internet

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido