Qual foi a origem dos nomes dos planetas?

POR A redação    EM Curiosidades      14/09/15 às 17h32

Os nomes das coisas que conhecemos, são concebidos através de diversos fatores. Para os povos ancestrais a tática principal para atribuir um nome a algum objeto, coisa, lugar, alimento, até mesmo os planetas, tinha muito a ver com a observação, características físicas e coisas do gênero.

E hoje iremos lhes responder uma pergunta que temos quase certeza que seus professores do primário, ginásio e ensino médio, não lhes ensinaram:

Quais seriam as origens dos nomes dos planetas do Sistema Solar?

Confira conosco logo abaixo a explicação de cada um deles, e saiba de antemão que quase todos eles são baseados na cultura dos povos romanos:

wallpaper-all-planets-of-solar-system

A Mitologia Romana é a responsável por dar origem à maior parte dos oito planetas no Sistema Solar. Os romanos concederam os nomes de deuses e deusas nos cinco planetas que podem ser vistos no céu noturno a olho nu, e são eles: Júpiter, o maior planeta do sistema solar, foi nomeado como o Rei dos Deuses romanos, enquanto a cor avermelhada do planeta Marte levou os romanos a nomeá-lo homenageando o Deus da Guerra. Mercúrio, que faz uma viagem completa ao redor do Sol em apenas 88 dias terrestres, foi nomeado por conta de seu movimento  rápido, similar ao do Mensageiro dos Deuses que possui esse nome. Saturno, o segundo maior planeta do sistema solar, leva 29 anos da Terra para fazer uma volta inteira ao redor do Sol, e é nomeado homenageando o Deus da Agricultura da Mitologia Romana. Já o planeta mais brilhante, Vênus, é atribuído à nomenclatura referente à deusa romana do amor e da beleza.

download

Urano e Netuno, foram descobertos após 1600, quando houve a criação dos telescópios mais eficientes. O astrônomo William Herschel, que é creditado com a descoberta de Urano em 1781, queria chamá-lo de "Georgium Sidus," (Estrela de George) nome esse atribuído ao governante da época, o Rei George III. Outros astrônomos estavam interessados ??na nomenclatura do planeta descoberto por Herschel. O astrônomo alemão chamado Johann Bode, que recomendou o nome Urano, em uma versão em latim, do Deus do Céu, Urano; no entanto, o nome Urano não ganhou uma aceitação plena até o século XIX.

Netuno, o mais distante planeta do Sol (que faz uma volta em torno do sol uma vez a cada 165 anos), foi visto pela primeira vez por telescópio no ano de 1846, pelo astrônomo alemão Johann Gottfried Galle, utilizando os cálculos matemáticos de astrônomo francês Urbain Le Verrier e do astrônomo britânico John Couch Adams . Le Verrier, após uma análise profunda desse denso e belo planeta azulado, atribuiu a ele o mesmo nome do Deus dos Oceanos.

only-planet-solar-system-named-after-greek-roman-god_9bdbd29c37ccc138

Já o planetoide, o nanico do Sistema Solar, Plutão, foi classificado como um planeta em 1930, antes de ser retirado da categoria de planeta no ano de 2006, tendo recebido o nome do Deus do Sub-mundo romano.

E quanto ao nosso querido lar, a Terra, que é moradia para mais de 7 bilhões de pessoas, tem a sua origem tirada de tudo o que tem 'terra' ao redor, para os povos de antigamente, tudo que poderia se ter vida, morar, habitar, era Terra, o que acarretou no nome do nosso planeta. Por mais que algumas teorias digam que a nomenclatura seja proveniente curiosamente de tradições alemãs.

Querido leitor, você sabia as origens de todos esses planetas?

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+