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5 coisas inesperadas que podem causar insônia

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      14/09/15 às 17h30

Existe alguma coisa pior do que não conseguirmos dormir? A insônia é basicamente um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Aposto que você já passou por isso algumas vezes, não é mesmo?

Pessoas que têm insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela insônia.

Mas quais são as verdadeiras causas desse distúrbio? Será que a idade compromete o sono? Existe algum fator de risco para quem sofre com a insônia? Confira as 5 coisas inesperadas que podem causar este mal que assombra grande parte da população.

Ciclo lunar

dEstudos mostraram que as pessoas não dormem bem durante a lua cheia, o sono profundo diminui até 30% durante esta fase lunar. Os cientistas do Hospital Psiquiátrico da Universidade de Basileia analisaram o comportamento de mais de 33 voluntários em dois grupos etários. Todos os participantes passaram períodos de cinco dias em uma clínica de sono.

Os pesquisadores concluíram, então, que os ciclos lunares e o comportamento do sono humano estão conectados, apesar das influências externas da vida moderna, como a luz elétrica. Durante a Lua cheia, os participantes demoraram 5 minutos a mais para adormecer e descansaram 20 minutos a menos, em média, ao longo da noite. Parece loucura, não? Vale lembrar que a lua não influencia apenas os humanos - em alguns animais, as fases da Lua coordenam o comportamento de reprodução. A influência do campo gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra também interferem nas marés dos oceanos.

Sabor hortelã

destaque31É fato que a escovação causa inúmeros benefícios para nossa higiene bucal e é totalmente essencial. Mas estudos mostraram que quando escovamos os dentes antes de dormir, isso pode contribuir para a perca de sono. Dá para imaginar? Mas fique calmo, o problema não é a escovação em si, mas o sabor de hortelã. Essa sensação de frescor e limpeza que você sente após escovar os dentes, pode ser um dos motivos da sua insônia. Ele pode ser um estimulante que diminui a fadiga, estimula o sistema nervoso central.

Vários estudos foram realizados sobre o tema, em um deles, os pesquisadores ficaram em um sala escura com várias outras pessoas que se submeteram a vários odores. A partir disso, os cientistas descobriram que o cheiro de hortelã, visivelmente diminui o sono e aumenta o estado de alerta das pessoas mais que os outros cheiros. Curioso, não?

Fusos-horários

234795_Papel-de-Parede-Relogio--234795_1280x1024Atravessar fusos horários afeta o seu relógio interno, que avisa ao seu cérebro para dormir quando está escuro e acordar quando está claro. Seu corpo pode demorar até três dias para se ajustar ao fuso horário e, se você passar por mudanças constantes, poderá sofrer com os problemas de sono crônico. Já percebeu a diferença do sono quando você faz uma viagem que tem horário diferente da sua cidade?

Foi comprovado também que as pessoas que trabalham em turnos rotativos têm níveis mais baixos de serotonina, um hormônio e neurotransmissor no sistema nervoso central que ajuda a regular o sono. Por isso muitas pessoas que fazem turnos diferentes, tem probabilidade a desregulação do sono, levando a insônia.

Alimentação e álcool

qqIngerir alimentos ricos em gordura, como molhos condimentados à noite, atrapalha a digestão e, consequentemente, o sono. Queijos envelhecidos, peixe defumado e carnes curadas não são recomendáveis no período da noite. Se quiser comer queijos antes de dormir, opte pelo frescos, como mussarela.

Além disso, um copo de vinho pode ajudá-lo a relaxar e adormecer, mas estudos têm realmente comprovado que o álcool causa o despertar frequente durante a noite. Assim, a bebida pode ajudar a adormecer, mas reduz o sono REM, onde os sonhos mais vívidos acontecem e o sistema imunológico é reforçado, segundo pesquisas recentes. Então, tome apenas um copo entre duas e uma hora antes de dormir se quiser ter um sono de qualidade. Boa sorte!

Sedentarismo

aaAtividade física regular está associada a boa qualidade do sono e de vida, desde que seja praticada em horário apropriado, nunca no período próximo à hora de dormir. A falta dessa prática não só afasta a possibilidade de o organismo identi?car períodos de atividade (dia) e quietude (noite), mas pode levar à obesidade, uma das causas da apneia, que também atrapalha o sono. E aí, já está pronto para se exercitar?

Fonte: CRACKED 

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A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
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