Entretenimento

Qual linguagem de programação foi usada para criar o ChatGPT?

0

Muitos usuários podem ter curiosidade em saber qual a linguagem de programação do ChatGPT.

Afinal, essa ferramenta surgiu ‘do nada’, mas chegou para revolucionar a internet, as produções de conteúdo, as formas de pesquisa e a maneira que enxergamos a inteligência artificial.

No entanto, será que uma tecnologia tão complexa teria sido feita com uma linguagem tradicional? Simples? Ou existe algum mistério por trás desse chatbot tão inteligente?

Qual a linguagem de programação do ChatGPT?

Via Freepik

O ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI utilizando a arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer).

Essa arquitetura é um tipo específico de modelo de aprendizado de máquina baseado em transformers. Assim, é mais fácil lidar com tarefas de processamento de linguagem natural (PLN). Além disso, o GPT é famoso por sua capacidade de gerar texto de forma autônoma e relevante.

Trata-se de uma rede neural poderosa, com bom índice de aprendizado e pré-treino com grandes quantidades de dados não rotulados.

No entanto, essa é apenas a base. Na prática, a linguagem de programação do ChatGPT é o Python, com o auxílio de várias bibliotecas e frameworks, incluindo TensorFlow e PyTorch, para o treinamento e desenvolvimento do modelo de aprendizado de máquina.

Python foi a escolha da OpenAI devido à sua ampla utilização em diversos setores de tecnologia, como desenvolvimento web, análise de dados e IA.

A linguagem é reconhecida por sua sintaxe limpa e pela vasta quantidade de ferramentas e bibliotecas disponíveis.

Python

Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, de propósito geral e com sintaxe simples e legível. O criador dessa linguagem foi Guido van Rossum, no ano de 1991.

Desde então, o Python se tornou popular e útil em várias áreas, especialmente desenvolvimento web, ciência de dados, robótica e automação, além da inteligência artificial, mais recentemente.

Por ser fácil de ler e escrever, essa linguagem se torna uma ótima escolha para iniciantes em programação.

Além disso, possui uma grande comunidade de desenvolvedores e uma vasta coleção de bibliotecas que facilitam o desenvolvimento de uma variedade de aplicativos.

Em termos de versatilidade, ajuda em várias tarefas, desde a criação de scripts simples até o desenvolvimento de aplicativos complexos.

E vale mencionar que o código é aberto, uma vez que o Python é distribuído sob uma licença de código aberto, o que significa que é gratuito para uso e compartilhamento.

Via Freepik

ChatGPT e Python

Os chatbots de IA generativa, como o ChatGPT, empregam um modelo de linguagem de grande escala (LLM) com capacidade de processamento de linguagem natural (PLN) para compreender e produzir textos coesos e contextualmente relevantes.

Para executar essa função, os modelos precisam de treinamento com grandes conjuntos de dados para aprender relações e padrões linguísticos.

Com base nesse conhecimento adquirido, as IAs geram respostas por meio de um processo de predição que busca determinar a continuação mais provável de um texto.

Isso implica em analisar o contexto e o diálogo anterior para elaborar uma resposta coerente e natural, sempre dentro dos limites dos dados utilizados no treinamento do modelo.

No processo de desenvolvimento do ChatGPT, a linguagem de programação Python foi a predominante desde as fases iniciais de coleta e preparação dos dados até a implementação e execução do modelo de IA generativa.

Nesse contexto, os frameworks também foram fundamentais para treinar e implementar o modelo de aprendizado de máquina.

Enquanto isso, os desenvolvedores também pontuaram o uso de bibliotecas como NLTK e spaCy, para auxiliar no desenvolvimento do processamento de linguagem natural.

Chatbot mais famoso da atualidade

Via Pexels

O ChatGPT saiu em novembro de 2022 com o modelo GPT-3.5, oferecendo acesso gratuito para o público em geral.

No entanto, já em março de 2023 a OpenAI introduziu o GPT-4, com disponibilidade exclusiva para assinantes. Em novembro de 2023, lançou uma prévia do modelo GPT-4 Turbo.

A cada lançamento, as formas GPT se atualizam com bancos de dados e treinamento mais recentes. Dessa forma, conseguem trazer uma capacidade aprimorada de processamento de informações.

No entanto, todas possuem a mesma linguagem de programação do ChatGPT original, Python. Isso mantém sua facilidade, eficiência e aprimoramento usando uma base simples e atual.

 

Fonte: Canaltech

Imagens: Freepik, Freepik, Pexels

Fãs relembram carreira de Ziraldo e importância de suas obras

Artigo anterior

Whey protein: o que acontece com o corpo se você tomar diariamente

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido