Saúde

Whey protein: o que acontece com o corpo se você tomar diariamente

0

Uma das primeiras recomendações para quem busca aumentar a massa muscular é tomar whey protein.

Este suplemento é popular entre os praticantes de atividades físicas, e não à toa. Afinal, ele ajuda a promover a ingestão de proteínas e o desenvolvimento muscular.

Os suplementos de whey protein convencionais são derivados do soro do leite de vaca e estão disponíveis em três tipos principais: concentrado, isolado e hidrolisado.

Esses produtos variam em teor proteico e valor calórico, com o isolado sendo mais rico em proteínas e menos calórico que o concentrado, enquanto as opções hidrolisadas são ainda mais proteicas, embora geralmente mais caras.

No entanto, o nutricionista Omar de Faria, de Brasília, ressalta que o ganho de massa muscular é apenas uma das vantagens do suplemento. Ele também contribui para o emagrecimento e para ajustar a dieta, mas é crucial escolher uma opção de qualidade.

Segundo o especialista, para usufruir plenamente dos benefícios da suplementação, o consumo deve ser regular e constante.

Alimentos ricos em proteína, como o whey protein, podem ser integrados a planos alimentares para perda de peso.

Eles fornecem nutrientes enquanto substituem pequenas refeições ou lanches, reduzindo assim a ingestão de carboidratos, que são geralmente armazenados pelo corpo como reserva de energia.

Via Freepik

Tipos de whey protein

Existem três tipos de whey protein mais famosos no mercado: concentrado, isolado e hidrolisado.

Inicialmente, o concentrado de whey protein é produzido a partir do soro do leite e contém uma quantidade relativamente alta de proteínas, geralmente entre 70% e 80% em peso.

Além das proteínas, o concentrado pode conter quantidades moderadas de gordura e lactose.

Ela é uma opção mais econômica em comparação com o whey isolado e o hidrolisado. Além disso, pode ser uma boa escolha para quem não tem intolerância à lactose e busca uma fonte de proteína versátil.

Enquanto isso, o isolado de whey protein passa por um processo a mais, que filtra e remove as gordura e lactose, resultando em um produto com teor de proteínas mais elevado, geralmente acima de 90% em peso.

Ele contém menos carboidratos, gordura e lactose em comparação com o concentrado. Então, é a opção ideal para quem busca uma fonte de proteína com menos calorias e carboidratos, e também para pessoas com sensibilidade à lactose.

Por fim, o whey protein hidrolisado também tem um processo adicional, a hidrólise. Ela ajuda a quebrar as moléculas de proteína em porções menores, chamados peptídeos.

Como resultado, tem absorção mais fácil, o que pode ser benéfico para atletas e pessoas com dificuldade de digestão de proteínas.

Além disso, é a forma mais pura de whey protein em termos de conteúdo de proteínas, com muito baixo teor de gordura, lactose e outros compostos indesejáveis. No entanto, costuma ser mais caro, justamente por esse processamento adicional.

Benefícios de tomar whey protein

Tomar whey protein todos os dias traz vários benefícios para o organismo, e não apenas para atletas ou quem deseja ter um aumento da massa, por exemplo.

Veja alguns pontos positivos desse complemento na rotina alimentar:

Via Freepik

Reforça o sistema imunológico

Alguns nutrientes presentes no whey protein, como a imunoglobulina e a lactoferrina, auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a proteção contra certas doenças e infecções.

Unido a uma base alimentar com legumes e verduras, é possível reforçar o organismo de maneira natural.

Regula o apetite

Além disso, tomar whey protein é eficaz no controle do apetite devido às suas proteínas de digestão lenta.

Consumir um shake de whey estimula a liberação de hormônios relacionados à saciedade, como o GLP-1 e a leptina. Assim, ajuda a melhorar o apetite em vários casos, seja para controlar ou para aumentar.

Previne a sarcopenia

Poucos sabem, mas pessoas com mais de 50 anos sofrem naturalmente com a perda de massa muscular, conhecida como sarcopenia.

Assim, tomar whey protein ajuda a combater essa perda muscular e óssea, promovendo uma vida mais saudável e independente.

Contraindicações

Via Freepik

Por outro lado, tomar whey protein também tem suas orientações específicas. Isso porque não é recomendado para indivíduos que já alcançam as quantidades adequadas de proteína através de uma dieta normal.

O consumo excessivo deste macronutriente pode resultar em problemas renais, especialmente se não houver uma ingestão adequada de água.

Como diretriz geral, os shakes de proteína devem ser consumidos apenas uma vez por dia, com a quantidade máxima equivalente a dois scoops.

Além disso, pessoas com problemas renais ou alergia à proteína do leite devem evitar o consumo deste suplemento.

De toda forma, é aconselhável consultar um nutricionista antes de incorporar o whey protein à dieta.

 

Fonte: Metrópoles

Imagens: Freepik, Freepik, Freepik

Qual linguagem de programação foi usada para criar o ChatGPT?

Artigo anterior

Há limite de ovos que podemos comer por dia? Médico responde

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido