Curiosidades

Qual o motivo dos guardas reais de Londres usarem os chapéus peludos?

0

Londres é a capital da Inglaterra e uma cidade global bastante importante. Além disso, ela também é um dos maiores e mais importantes centros financeiros do mundo e também tem uma influência grande na política, educação, entretenimento, moda, artes e cultura.

E claro que a cidade tem suas coisas caraterísticas que basta alguém bater o olho e já se lembra do local mesmo nunca tendo ido lá. Dentre elas, os guardas reais com seus inconfundíveis chapéus peludos altos e pretos. Mesmo esse acessório sendo conhecido no mundo todo, não são todas as pessoas que saibam o motivo dos guardas os usarem.

Motivo

Vou na janela

O ponto principal, que a maioria das pessoas não sabe a respeito da vestimenta dos guardas reais que são vistos em Londres é que ela foi criada com um objetivo em mente. O plano era que o traje causasse medo nos inimigos. Pode parecer estranho, mas quando os britânicos enfrentaram Napoleão, por volta de 1800, foi exatamente essa reação que os uniformes causaram nos inimigos.

Ao que tudo indica o objetivo principal do uniforme, que era colocar medo, foi atingido. Mas por que usar o chapéu preto alto? Para quem não sabe, os chapéus são feitos de pele de ursos-pretos canadenses e têm 46 centímetros de altura.

Mesmo os acessórios sendo feito de pele, nenhum urso é morto somente para servir para a fabricação. A pele é retirada de um urso que foi abatido para controlar a população desse animal. Mas claro que esse uso de pele animal tem suas controversas, ainda mais porque Londres tem pensado em proibir esse uso por completo.

Guardas

D&D mundo afora

Além do chapéu, as túnicas desses guardas também chamam bastante atenção. E se o uso do chapéu tem uma história por trás, provavelmente elas também tem. No entanto não é bem assim. A cor vermelha bem viva foi escolhida porque era a mais barata. Na época, o corante vermelho era o mais acessível e também deixava mais fácil a identificação de quais soldados estavam lutando do mesmo lado e quais eram seus inimigos.

E o mais interessante é que os guardas que são quase que um ponto turístico de Londres e ficam em frente ao Palácio de Buckingham não estão ali somente como um “enfeite”. Eles realmente são soldados que entram e saem das suas funções militares de acordo com o necessário.

Símbolo de Londres

Gazeta do povo

Além dos guardas reais, outro símbolo de Londres são as cabines telefônicas vermelhas. Contudo, os dias delas podem estar contados. Pelo menos com elas sendo cabines telefônicas. Isso porque esse símbolo da cidade pode ser transformado em máquinas de venda automáticas. Com isso, todo o lucro que elas tiverem irá ser repassado para instituições de caridade.

A princípio, duas cabines telefônicas na Coventry Street irão ser transformadas nessas máquinas de venda automática. Elas irão funcionar 24 horas por dia, sete dias da semana. Para a transformação, elas iriam ser esvaziadas e preenchidas com lanches e bebidas. Além das portas também serem retiradas para que a instalação das máquinas fosse feita.

Quem pensou nessa transformação foi Nuriyeh Popalzi, e ela apresentou seu projeto em nome do Esquema de Apoio ao Jovem Empreendedor. De acordo com ela, as cabines telefônicas estão em mau estado e fazendo com que pessoas tenham um comportamento antissocial.

Além disso, Nuriyeh escreveu para o Conselho da Cidade de Westminster e disse que com a transformação, esses ícones de Londres seriam reformados e consertados para que eles ficassem em boas condições. Com isso, eles também voltariam a ter um vermelho vivo em sua pintura.

Outro ponto que Nuriyeh levantou foi o de que, por décadas, as cabines telefônicas foram “uma parte fundamental de Londres” e não somente para os próprios londrinos, mas também para os turistas do mundo todo. “Essas cabines telefônicas vermelhas têm sido um símbolo de Londres e, na verdade, um símbolo de toda a Grã-Bretanha”, disse ela.

Por tudo isso é que ela espera que com as reformas e a transformação delas isso tenha um efeito positivo no geral. “Isso nos permitirá não apenas manter um bom estado de manutenção para esses símbolos importantes e icônicos das ruas de Londres, que complementarão a conhecida área de Westminster, mas também especificamente a Coventry Street. Além disso, vai ainda proporcionar um serviço moderno a este local movimentado, onde se pode petiscar ou beber sem fazer fila e esperar a sua vez para ser atendido numa loja”, finalizou.

Fonte: Mistérios do mundo, Hypeness

Imagens: Vou na janela, D&D mundo afora, Gazeta do povo

Veja os tweets mais ácidos de Rita Lee

Artigo anterior

Cientistas descobrem por que algumas pessoas têm um nariz grande

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido