A vida é feita de ciclos, disso todos nós sabemos. O básico, que todos seguimos, é o seguinte: nascemos, crescemos e morremos. No entanto, é sabido também que a vida é muito mais do que isso. Nesse meio tempo, realizamos várias conquistas. Conhecemos pessoas, nos transformamos em pessoas melhores ou piores. Enfim, realizamos uma infinidade de coisas.

No entanto, o  envelhecimento é algo normal e inevitável. Com o tempo, nosso corpo vai decaindo, é natural da vida de qualquer ser vivo.

Nós somos ensinados esse ciclo da vida desde pequenos na escola e conforme nós vamos crescendo vamos presenciando esse ciclo acontecer e vendo as pessoas ao nosso redor envelhecendo. Mas quando será que  nós começamos a envelhecer?

É claro que o momento inicial rumo ao envelhecimento é o exato momento em que nascemos. Entretanto, estudos indicam que é a partir da terceira década  de vida que o processo do envelhecimento começa a se acentuar.

Envelhecer

Publicidade
continue a leitura

Isso acontece graças a um fenômeno que é totalmente natural chamado de imunossenescência. Envelhecer é uma coisa inevitável e todos nós passaremos por isso. Mas a questão não é quando, mas sim como iremos envelhecer.

Tendo esse pensamento na cabeça as pessoas  podem mudar seus hábitos e procurarem manter a saúde física, mental e emocional. E essas mudanças devem começar antes dos 60 anos.

Um fato que poucos sabem é que 70% do processo de envelhecimento depende de nós e dos nossos comportamentos, incluindo um acompanhamento médico. E apenas  30% é atribuído à genética.

Publicidade
continue a leitura

A  maior parte das pessoas, se não todos, conhecem a "receita" para uma longevidade saudável. Fazer boas escolhas alimentares, praticar exercícios, controlar o estresse e outras coisas.

E uma coisa que não se fala muito é que as pessoas precisam ter um propósito. É preciso ter objetivos, princípios e ideias que façam com que as pessoas se movam. Isso é um ponto essencial para abraças a velhice como parte da vida e fazer com que ela seja uma parte gostosa da vida.

Conquista

Publicidade
continue a leitura

Envelhecer é uma coisa que deve ser celebrada como uma verdadeira conquista. Antes da década de 1990, a expectativa de vida era de cerca de 65 anos. Agora, de acordo com o IBGE, essa idade aumentou para 75 anos.

O mundo está ficando cheio de idosos, que envelheceram de formas bem diferentes. Isso já é um desafio grande. E estamos entrando no que a Organização das Nações de Saúde classificou como a "década do envelhecimento saudável". Esse período vai de 2020 a 2030.

No dia primeiro de outubro, é celebrado o Dia internacional do idoso. Essa data foi instituída pela ONU, para que as pessoas reflitam a respeito das estratégias que podem, e devem, ser adotadas pela população em geral e pelos governos para facilitar a vida da população idosa.

Alguns desafios ainda precisam ser superados e conseguidos, como por exemplo, acesso a uma saúde de qualidade e espaços urbanos comuns, que sejam projetados para atender os idosos.

Publicado em: 27/10/20 16h26