Curiosidades

Quanto vale a taça da Copa do Mundo 2022?

a-taca-copa-mundo-possui-ouro-18-k-5b4891c8d1d6d
0

A Argentina se consagrou como tricampeã do campeonato mundial de futebol, e, com o encerramento do evento, surge a dúvida de muitos usuários: quanto vale a taça da Copa do Mundo?

Todos sabem que a estatueta é feita em ouro, e ela é exibida no centro do campo durante a abertura e encerramento do evento. No entanto, ainda existem muitas teorias sobre como a taça é feita e, claro, qual seria seu preço real de venda.

O modelo do famoso troféu da Copa mudou de design uma vez, em 1970, e, desde então, utiliza o mesmo desenho para manter a taça e seu valor real, apesar de não possuir intenções de venda.

Quanto vale a taça da Copa do Mundo?

Via Getty Images

Para quem se pergunta quanto vale a taça da Copa do Mundo, seu valor de mercado seria algo estimado em R$1,1 milhão na cotação atual do ouro.

Isso porque o objeto é feito com 5kg de ouro 18 quilates, mas é oco por dentro. Além disso, possui 36,5 centímetros de altura e pesa 6,175 kg, no total. Por esse motivo, tem um preço tão significativo.

No entanto, não se considera apenas seu valor em ouro. Afinal, estamos falando de quanto vale a Taça da Copa do Mundo. Pelo design e simbologia, a cotação atual é de U$17 milhões, algo em torno de R$90 milhões na cotação atual do dólar.

Ou seja, se você replicar a taça em seu total de ouro, gastará um nono do preço total que o verdadeiro prêmio custa.

Design renovado

O design do prêmio sofreu apenas uma alteração ao longo dos anos, o que influenciou em quanto vale a taça da Copa do Mundo na atualidade. Isso porque o novo modelo é mais dinâmico, significativo e visualmente bonito.

A encomenda aconteceu após o Brasil conquistar o tricampeonato em 1970 e ficar com a taça Jules Rimet, troféu usado inicialmente. Por conta disso, a Fifa solicitou uma nova taça para a copa de 1974.

No total, foram cinquenta e três designs que passaram pela avaliação de especialistas de sete países diferentes. No final, foi o trabalho do artista italiano Silvio Gazzaniga que venceu a votação.

Ele propôs um troféu com linhas que surgem da base, crescendo em espiral para abraçar o mundo. É possível notar as tensões dinâmicas no corpo da escultura, que se elevam até dois atletas no topo do globo, alcançando a vitória.

Essa simbologia conquistou a Fifa e o mundo, tornando-se a nova escolha de taça. Além disso, seu material também ajuda no preço considerável. Com ouro 18 quilates, a base da estrutura possui duas camadas de malaquita semipreciosa.

Todos os anos, a parte inferior do troféu recebe gravações com o ano e o nome de cada vencedor da Copa do Mundo desde 1974. Assim que a competição se encerra, a placa anterior é substituída e aguarda o novo ciclo de vencedores. Os nomes são reposicionados na espiral para continuar crescendo.

Via Metrópoles

Todo mundo tem uma taça?

Embora pareça, nenhum país possui a taça da Copa do Mundo definitivamente, apenas uma réplica.

O regulamento da FIFA determina que o troféu original deve ficar em exibição na sede oficialmente. Enquanto isso, o país que ganhou a disputa recebe uma cópia de bronze banhada em ouro líquido, em vez de ouro sólido.

Todos os vencedores recebem a mesma réplica, e podem exibir a taça original por alguns dias após a vitória.

Isso porque a base possui o nome e o ano dos campeões, e os clubes e as capitais podem realizar a exposição para comemorar. No entanto, o objeto deve ser devolvido em segurança para a Fifa quando o período acaba.

Por isso, mesmo sabendo quanto vale a taça da Copa do Mundo, nenhuma seleção pode vendê-la secretamente e ficar milionária.

 

Fonte: Lance

Imagens: Getty, Metrópoles

Ex mata atriz de filmes adultos e alega ter perdido o controle enquanto faziam vídeo

Artigo anterior

Homem tenta aplicar golpe com PIX e recebe pizza “falsa” e suco com sal

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido