Curiosidades

Que língua falavam os neandertais?

0

O homem de Neandertal é uma espécie já extinta do nosso planeta. Diversos autores o consideram como subespécie do Homo sapiens, o homem moderno. Existem indícios de que eles viveram juntos. Estudos mostram que os neadertais surgiram há cerca de 400 mil anos na Europa e no Oriente Médio, na Península Ibérica, e se extinguiram há 28 mil anos.

Mesmo sabendo que essas duas espécies conviveram juntas, ainda existe o mistério a respeito de como era a comunicação do Homo sapiens com os neandertais ou a deles entre si. Embora o Homo neanderthalensis já tenha sido extinto, isso não impede que os especialistas tenham uma ideia de como teria sido a língua falada pelos neandertais.

Segundo Antonio Benítez-Burraco, linguista da Universidade de Sevilha, autor de um estudo que ainda não foi revisado, o mais provável é que esses ancestrais humanos falavam línguas parecidas com as nossas, mas com uma complexidade menor na estrutura e com uma flexibilidade também reduzida nos termos funcionais, o que quer dizer que eles não podiam se expressar tanto como nós.

Linguagem

Canaltech

Para que essas conclusões fossem feitas, aspectos anatômicos, socioculturais, cognitivos, ambientais e genéticos foram estudados. Todos eles foram baseados nas evidências que paleontólogos e arqueólogos coletaram a respeito dos neandertais ao longo da história.

De acordo com Benítez-Burraco, os neandertais tinham um trato vocal bem parecido com o nosso, o que sugere que eles poderiam ter sido capazes de fazer os mesmos sons. Além disso, a audição deles também era bem parecida com a dos humanos modernos. Isso mostra que eles tinham a estrutura para ter uma comunicação vocal completa.

Entretanto, a cavidade craniana deles sugere que o cérebro era menos globular do que o dos humanos. Ou seja, o tálamo, que é a região responsável por processar a linguagem, era menor. Por conta disso, os pesquisadores especulam que os neandertais eram menos propensos a pensar de uma forma complexa. Isso por sua vez diminuiria a capacidade deles criarem estruturas linguísticas complexas.

Outro ponto que tem a ver com a linguagem eram as ferramentas simples que eles construíam, o que sugere que eles não tinham a habilidade humana de pensamentos hierárquicos e mais organizacionais. Por conta disso, eles não poderiam criar frases ou orações complicadas.

Hipóteses

neandertais

Canaltech

Sabendo de tudo isso, Benítez-Burraco aponta que o mais provável é que esse conjunto de fatores limitava as capacidades linguísticas dos neandertais. Por conta disso que o cientista diz que a possível hipótese é que eles tinham uma sintaxe mais simples, menos categorias funcionais e sons menos únicos. Esse conjunto todo faria com que a linguagem dos neandertais tivesse menos capacidade para expressar sentido complexos.

Já especulando mais, Benítez-Burraco acredita que os locais frios, secos e abertos onde essa espécie vivia pode ter influenciado na língua ter um consonantismo rico. Isso vai de encontro com relações modernas entre esse tipo de ambiente e a linguagem. De acordo com as teorias, as temperaturas mais frias acabam desfavorecendo os tons sonoros na linguagem, enquanto que o clima seco é menos favorável para sons vocativos.

É importante ressaltar que todas essas conclusões se baseiam no que se sabe atualmente a respeito dos neandertais. E isso não quer dizer que eles não eram inteligentes, até porque eles foram os primeiros hominídeos que criaram arte, fizeram e entenderam discursos e talvez até meditassem.

Neandertais

Canaltech

Os neandertais acabaram sendo extintos, mas curiosamente, até os dias atuais não se sabe com certeza o que levou à extinção desses hominídeos. Justamente por isso que ela sempre foi motivo de estudos. E os cientistas do IBS Center for Climate Physics (ICCP), que é um centro internacional de pesquisa climática, fizeram simulações em um supercomputador, para concluir que a extinção dos neandertais aconteceu por conta de uma competição com o Homo sapiens.

Essa era uma das hipóteses que os pesquisadores acharam junto com as mudanças bruscas de clima e também o cruzamento com a nossa espécie.

O momento em que os neandertais desapareceram coincide com o das flutuações climáticas rápidas, e também com a chegada dos Homo sapiens na Europa. Mas ver qual desses fatores foi realmente o responsável pela extinção dos neandertais foi um verdadeiro desafio.

Para ver qual desses fatores teve um papel maior na extinção dos neandertais, os pesquisadores usaram o supercomputador “Aleph” do IBS. Os vários modelos matemáticos feitos por milhares de linhas de código de computador simularam a migração dos neandertais e dos Homo sapiens, as interações que eles fizeram, seu cruzamento e as competições entre eles, além também da mudança do clima.

Os modelos feitos por computador são bastante realistas, e se baseiam nos parâmetros obtidos nas simulações de dados climáticos, genéticos e demográficos. De acordo com os resultados, os hominídeos se moveram em uma paisagem glacial. Tudo isso com temperaturas oscilantes, padrões de chuva e vegetação diferente, competição por recursos e cruzamento entre espécies.

De acordo com o diretor do IBS Center for Climate Physics e membro da Universidade Nacional de Educação de Busan, Axel Timmermann, a equipe conseguiu avaliar o impacto que cada um desses fatores teve. Fizeram isso através da ativação e desativação dos processos diferente.

Comparando isso com os dados paleoantropológicos, genéticos e arqueológicos que já existiam, eles concluíram que o desaparecimento rápido dos neandertais aconteceu por causa da competição por comida com os Homo sapiens.

Fonte: Canaltech

Imagens: Canaltech

Fim dos cartões de crédito? Veja o que os vai substituir em breve

Artigo anterior

Postou e foi dormir: o ator que viralizou da noite para o dia no TikTok com mapas ‘falantes’

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido