Um relatório apontou que a preferência por jogos antigos está aumentando entre os usuários, mas os títulos mais dinâmicos ainda dominam o público jovem.
No ano de 2023, o mercado de videogames recebeu uma variedade de jogos de todos os formatos, modelos e desenvolvimentos. Histórias, FPS, modo construção e até mesmo títulos indie entraram na lista.
Contudo, um novo relatório da Newzoo, uma empresa especializada no mercado gamer, sugere que a preferência recaiu sobre os clássicos.
A receita total da indústria de jogos atingiu US$ 93,5 bilhões, marcando um crescimento, porém, uma parcela significativa desse valor foi concentrada em poucos publishers e desenvolvedoras.
Conforme indicado pela pesquisa, apenas 66 títulos foram responsáveis por 80% de todo o tempo de jogo em 2023. Desses, 60% foram ocupados por jogos com seis anos ou mais de idade.
Propriedades já consolidadas no mercado, como Fortnite, GTA V, League of Legends, Minecraft e Roblox, representaram 27% de todo o tempo de jogo em 2023.
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Enquanto isso, o tempo dedicado aos jogos “novos” (lançados há dois anos ou menos) é em parte ocupado por sequências anuais, como EA Sports FC (anteriormente FIFA) ou Madden NFL.
Além disso, a agência revela que apenas 8% de todo o tempo de jogo em 2023 foi dedicado a títulos novos e não anuais, como Diablo IV e Baldur’s Gate 3.
Desenvolvedoras e publishers precisarão se ajustar ao mercado. Embora o relatório da Newzoo sugira que ainda é possível obter sucesso na indústria, a realidade é que os jogadores estão investindo cada vez menos tempo em novas experiências e mais tempo em franquias de serviço ao vivo já estabelecidas no mercado.
Por sua vez, esse cenário torna a vida dos publishers um tanto complicada, pois se torna desafiador criar uma experiência que conquiste um novo público.
Conforme explicado no relatório, “tornar a base de jogadores de um jogo cada vez maior será cada vez mais desafiador”.
Na prática, é necessário desejar boa sorte às desenvolvedoras e publishers que não estejam envolvidas na criação de grandes sequências, remakes ou lançamentos anuais de franquias já estabelecidas.
Caso contrário, a consolidação com o público vai ser difícil, especialmente pela continuidade dos jogos antigos e sua apelação com a nostalgia.
Entre os jogos mais populares do ano passado, Fortnite domina o cenário, ocupando o primeiro lugar em todas as plataformas. Veja abaixo os cinco principais em cada uma delas:
É possível ver uma clara preferência para jogos antigos, com empresas bem consolidadas e títulos de continuidade. Embora Roblox seja o mais recente na lista, Minecraft e CS:GO são jogos com mais de década.
Enquanto isso, a franquia The Sims, que está em sua quarta geração, também segue há mais de 20 anos lançando expansões, e possui um público muito sólido.
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É de se esperar que consoles novos, como o Playstation, detenham títulos mais recentes, mas os jogos antigos também foram campeões.
Além do Fortnite, que se destaca na multiplataforma, nomes como GTA, Call of Duty e EA Sports, antiga FIFA, mostram como títulos antigos, mesmo que das últimas gerações, permanecem em alta.
O mesmo fenômeno acontece no Xbox, que também é um console, mesmo antigo e com maior conexão com o computador. Seu programa de acesso por assinatura, Game Pass, movimenta diversos títulos novos e indies.
No entanto, os jogadores ainda preferem as grandes empresas e títulos que saíram há anos. Na prática, imita a ocorrência do Playstation, mostrando a preferência dos usuários de console físico.
Por fim, a Nintendo é conhecida por ser uma plataforma mais clássica, e se mantém com seus próprios lançamentos. Por isso, é possível ver a adesão à jogos antigos mais claramente, visto que seus lançamentos seguem atemporais.
Personagens como Link e Mário são famosos na empresa, e exemplificam a busca dos usuários por sagas que eles já se familiarizam.
O relatório da Newzoo também prevê que o mercado global de jogos atinja US$ 189,3 bilhões em 2024, mas a diversidade de títulos ainda permanece um mistério.
Fonte: Canaltech