Curiosidades

Relembre alguns dos desastres causados pelos terremotos mais devastadores da história

0

Todos os anos, centenas de incidentes com tremores acontecem, mas não se tornam terremotos devastadores como algumas ocorrências. Embora certos acontecimentos passem despercebidos, já existiram desastres que mataram milhares de pessoas em apenas alguns minutos.

Alguns dias atrás um terremoto catastrófico devastou completamente o sul da Turquia e o norte da Síria, ocasionando a morte de dezenas de milhares de pessoas. Enquanto os trabalhos de resgate ainda estão em andamento, um novo tremor de magnitude 6,3 sacudiu a fronteira dos dois países em 20 de fevereiro, deixando pelo menos seis mortos e cerca de 300 feridos, conforme relatado pela Aljazeera.

Esse terremoto seguiu um abalo secundário de 5,8 três minutos depois, além de 31 abalos secundários subsequentes que não foram tão intensos. No entanto, somou aos mais de 2 mil tremores secundários que se seguiram ao grande desastre de 6 de fevereiro de 2023, que atingiu a magnitude de 7,8 na escala Richter.

Relembre outros desastres de terremotos devastadores ao longo da história:

Terremotos devastadores ao longo da história

Via Freepik

Condado de Humboldt, Califórnia (2022)

Na madrugada de 20 de dezembro de 2022, um forte terremoto de magnitude 6,4 atingiu o Condado de Humboldt, no norte da Califórnia.

O epicentro foi próximo às cidades de Fortuna e Eureka, onde ocorreu o primeiro tremor, seguido por várias réplicas menores.

A tragédia resultou em danos generalizados a casas, empresas e rodovias, e deixou cerca de 70 mil residências sem energia elétrica. Infelizmente, esses eventos têm se tornado frequentes no norte da Califórnia.

México (2022)

No dia 19 de setembro de 2022, um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o oeste do México, ocasionando a morte de, pelo menos, duas pessoas, e ferindo outras 35.

O sismo também provocou danos em edifícios e interrompeu o fornecimento de energia elétrica aos moradores da Cidade do México. Curiosamente, essa tragédia ocorreu na mesma data em que dois terremotos anteriores abalaram o país.

O acidente de 19 de setembro de 1985 foi um dos maiores terremotos devastadores da história. Ele tirou a vida de milhares de pessoas, enquanto o desastre de 19 de setembro de 2017 resultou em mais de 350 mortes, conforme relatado pela Reuters. Isso levou alguns moradores a acreditarem que existe uma espécie de “maldição” associada a esse dia.

Via Pexels

Tohoku, Japão (2011)

O terremoto Tohoku ocorreu em 11 de março de 2011, na costa leste do Japão, com magnitude 9,0. O tremor provocou um tsunami com ondas de até 40 metros, que devastou várias cidades costeiras e causou mais de 15 mil mortes e desaparecimentos.

Além disso, o terremoto danificou a usina nuclear de Fukushima, resultando em um acidente nuclear. O desastre do Tohoku foi um dos maiores terremotos já registrados no mundo. Ele teve um impacto significativo na região e no país como um todo. Isso levou a mudanças na política de segurança sísmica e de energia nuclear no Japão.

Haiti (2021)

Em 14 de agosto de 2021, um dos maiores terremotos devastadores de magnitude 7,2 atingiu o Haiti. O país que já sofreu um terremoto catastrófico em 2010. O epicentro foi localizado no sul do país, perto da cidade de Les Cayes, e o tremor foi sentido em toda a região.

O desastre resultou em mais de 2.200 mortes, 12.000 feridos e dezenas de milhares de desabrigados. Além disso, muitas casas, edifícios públicos e infraestruturas importantes, como pontes e estradas, foram destruídos ou danificados pelo terremoto.

O Haiti é um país que já enfrenta inúmeras dificuldades, incluindo pobreza, violência e instabilidade política, o que tornou o impacto do terremoto ainda mais devastador.

A reconstrução e a recuperação do Haiti após esse desastre continuarão sendo um desafio significativo para o país e a comunidade internacional.

Tangshan, China (1976)

O terremoto de Tangshan ocorreu em 28 de julho de 1976, na cidade de Tangshan, na província de Hebei, no nordeste da China. O tremor teve uma magnitude estimada de 7,6 na escala Richter, e é considerado um dos terremotos mais mortais da história, com um número estimado de mortes variando entre 240.000 e 655.000 pessoas.

O terremoto também deixou mais de um milhão de pessoas feridas e grande parte da cidade de Tangshan foi completamente destruída. O governo chinês demorou a reconhecer a magnitude do desastre e a divulgar informações sobre a catástrofe. Isso contribuiu para o aumento do número de mortes.

Via Freepik

O terremoto de Tangshan teve um impacto significativo na história e política chinesa, bem como nas políticas de construção de edifícios e preparação para desastres no país.

Shaanxi, China (1556)

Por fim, o terremoto de Shaanxi ocorreu em 23 de janeiro de 1556, durante a dinastia Ming na China, na província de Shaanxi.

Este terremoto é o mais mortal da história, com uma magnitude estimada de 8,0 na escala Richter e um número estimado de mortes variando entre 830.000 e 1 milhão de pessoas.

Esse foi um dos terremotos devastadores tão intensos que algumas das montanhas mudaram de forma, os rios mudaram de curso e muitas aldeias foram completamente destruídas.

O terremoto de Shaanxi teve um impacto significativo na história da China, contribuindo para a fome e instabilidade política na época. Por isso, influenciou a política de construção de edifícios no país nas décadas e séculos seguintes.

 

Fonte: MSN

Imagens: Freepik, Pexels, Agência Brasil

Isso que se sabe sobre a curiosa esfera de metal encontrada em praia no Japão

Artigo anterior

Quatro tumbas e uma múmia de mais de 4 mil anos são descobertos no Egito

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido