Você já deve ter ouvido falar de Rita Lee Jones de Carvalho, ou melhor, apenas Rita Lee. Nascida no dia 31 de dezembro de 1947, Rita é cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira, mas de ascendência norte-americana e italiana. A artista foi considerada e é conhecida como "Rainha do Rock brasileiro". Seu talento lhe coloca em quarto lugar na lista de artistas brasileiros que venderam discos, tendo alcançado a marca de 55 milhões. A sua frente, estão Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nélson Gonçalves apenas. Rita Lee começou a carreira com o rock, mas já passou por vários estilos, como psicodelia, pop rock, disco, new rave, bossa nova e eletrônico.

Rita Lee está entre as mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para todos que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 1970, em especial as mulheres. É quase impossível nunca ter ouvido falar de Rita e seus trabalhos. A cantora coleciona diversos sucessos musicais, é autora de best-sellers, entusiasta das artes visuais e bastante protetora dos animais. Infelizmente, deixou os palcos de música em 2012, mas ainda alimenta seus fãs com aparições na internet.

Rita Lee está sempre "espalhando o vírus do amor" por aí, com bastante lucidez e muito bom humor. Aos 72 anos, Rita ainda tem muita história para contar. E foi pensando um pouco sobre isso, que decidimos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas curiosidades sobre a rainha do rock brasileiro.

Curiosidades sobre Rita Lee

1 - Loira por natureza

O ruivo de Rita é sua marca registrada. No entanto, a cantora era loiríssima e contou isso em uma entrevista. Segundo ela, o ruivo foi adotado durante uma temporada em Londres, após ser expulsa d'Os Mutantes.

Publicidade
continue a leitura

2 - Responsável por modernizar a MPB

Rita Lee e Os Mutantes ficaram conhecidos pelo grande público em 1967. Isso aconteceu quando acompanharam Gilberto Gil na cação Domingo no Parque. A performance aconteceu no 3º Festival de Música Popular Brasileira da Record. Até então, as guitarras não faziam parte desse tipo de evento. Mas, Gil e a banda de Rita ficaram com o segundo lugar no festival. Isso mudou para sempre a expressão da música brasileira.

3 - Rita atriz

Rita sempre foi muito caricata e teve um lado cênico, notável nos figurinos e em suas performances nos shows e programas de TV. A cantora já foi apresentadora, participou de novelas e, em 2017, atuou na série Manual para de Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis.

4 - Artes Plásticas

Publicidade
continue a leitura

Rita já revelou que gosta de passar o tempo livre pintando, pois ama a atividade. Além disso, ela ama cuidar da horta e alimentar seus bichinhos no sítio onde vive. Como artista plástica, ela é incrível.

5 - Descendência americana e italiana

Charles Fenley Jones é um imigrante americano, que se casou com Romilda Padula, filha de italianos. O casal, junto, teve Rita, Mary e Virgínia. Além das três, as filhas de coração, Balu e Caru.

Publicidade
continue a leitura

6 - Defensora dos animais

Rita certa vez revelou: "a única bandeira que carrego no coração e na alma é a da defesa de animais". A roqueira vive cercada de cães, gatos, tartarugas, ratos e carpas. Ela posta com frequência fotos de seus animais. Em 2017, chegou a visitar o Instituto Luisa Mell.

7 - Guarda seus figurinos

Durante a entrevista dada ao Conversa com Bial, Rita mostrou e contou histórias sobre seus figurinos. Os que marcaram momentos importantes em sua carreira, são muito bem guardados até hoje.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 16/09/20 15h12