Notícias

Robert Pope, o atleta que percorreu a Irlanda em menos de 24H

0

Robert Pope percorreu toda a largura da ilha da Irlanda em menos de 24 horas. Esse feito impressionante aconteceu a partir de um combustível diferente: cerveja.

O campeão de maratona britânico de 44 anos pode ter se tornado a primeira pessoa a percorrer toda a Irlanda em menos de um dia.

O atleta saiu de Galway City, na costa oeste da Irlanda, e foi até a capital Dublin, em 23 horas e 39 minutos depois de ter bebido cerveja da marca Guinness em um pub local com sua equipe de apoio, conforme repercutido pelo Aventuras na História.

Em entrevista à BBC News depois de percorrer o país, o atleta disse que conseguiu subir as escadas de sua residência depois de ter percorrido os 215 km da maratona.

A jornada de Robert Pope começou às 22h31, em horário local, do último sábado, 6.

“Tínhamos andado cerca de 24 milhas, talvez quatro horas, e eu estava enjoado nas últimas duas”, disse ele. “Eu apenas disse aos caras: ‘Eu não acho que isso seja uma reação exagerada, mas acho que vou ter que desistir’.”

Mesmo que tenha pensado em desistir, o maratonista teve o apoio de sua equipe, e uma lata de Coca-Cola acompanhada com analgésicos, para finalizar o trajeto.

Treinamento

Foto: Robert Pope/ BBC

O atleta decidiu embarcar na jornada há aproximadamente dois meses e não demorou muito para se preparar. Na realidade, ele teve pouco treinamento físico para fazer o trajeto.

Além disso, ele arrecadou fundos para a World Wildlife Foundation (WWF).

“Eu deveria fazer um programa de treinamento de oito semanas, mas obviamente Glastonbury [festival de música] atrapalhou isso”, brincou. “Eu também estava trabalhando, então provavelmente foram apenas cinco semanas de treinamento ‘Sim, estou feliz com isso'”.

No entanto, o corredor estava determinado a não permitir que o medo do fracasso atrapalhasse o seu objetivo.

“O ultrarunning explodiu nos últimos anos, e muito disso é porque nas redes sociais você costuma ver pessoas fazendo essas corridas malucas. Mas ninguém nunca publica nada sobre fracasso em lugar nenhum. Você vê muitas pessoas postando e se falharam em algo, ficam tipo ‘Estou absolutamente arrasado porque não consegui’, mas tiveram sucesso porque deram tudo eles tinham que chegar lá”, concluiu.

Apoiadores

Foto: Robert Pope/ BBC

Apesar de ter sido apoiado por quatro amigos próximos, Robert Pope acredita que parte do seu sucesso foi por causa de três apoiadores aleatórios que ouviram falar sobre a sua jornada nas redes sociais.

“Um cara, ele dirigiu cerca de 45 minutos depois de ouvir sobre isso e ele nos trouxe um cacho de bananas”, riu Pope. “E meu corpo apenas disse ‘sim, você quer um deles, tenha um deles’.”

Além disso, na cidade de Cloghan, no condado de Offaly, os funcionários de uma loja local foram animá-lo e oferecer para ele barras de cereais.

Quando Robert Pope entrou em Dublin e começou a correr pelas ruas agitadas e cheias de ônibus, outra pessoa foi ajudá-lo. Tony foi quem o guiou em direção à linha de chegada.

“Eu tinha cerca de 10 milhas para percorrer”, lembrou Pope. “Eu estou em um buraco neste momento e Tony vem e pergunta: ‘Você se importa se eu correr com você’ e eu fiquei tipo ‘sim, mas eu realmente preciso me concentrar agora’.”

“Então, nós apenas trabalhamos juntos, e chegou ao ponto em que eu o estava seguindo… ele avisava o tráfego que se aproximava”, contou o atleta. “Saímos do Canal Real em direção a Dublin quando o sol estava se pondo.”

Logo após chegar à ponte Ha’penny, Pope decidiu correr mais uma milha até a ponte Samuel Beckett.

Como não existe nenhum registro oficial de outro corredor que tenha completado o feito, Robert Pope está confiante de que ele foi a primeira pessoa a correr pela ilha em um dia. No entanto, ele aponta que “algum velho corredor de clube retorcido de Cork poderia ter feito isso uma vez em janeiro”.

Fonte: Aventuras na História, BBC

Jovem choca internet com sua flexibilidade de virar o pescoço

Artigo anterior

Crise de dentistas no Reino Unido incentiva práticas perigosas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido