Entretenimento

Saldo do skate: Rayssa brilha, ídolos vão ao chão e Brasil perde Mundial

0

O cenário do skate mundial foi marcado por diversas reviravoltas no ano de 2022, inclusive com disputas políticas que comprometeram o Brasil nos campeonatos do exterior.

Como retrospectiva, vale a pena conferir o que rolou no esporte e quais os saldos positivos e negativos ao redor do mundo:

Rayssa Leal brilhou novamente

Um dos grandes nomes brasileiros do cenário, Rayssa Leal, foi o grande destaque do esporte brasileiro novamente. Ela se consagrou em uma posição de destaque como estrela maior do skate street.

Isso porque a adolescente, que ganhou corações durante as Olimpíadas de 2020, encerrou o ano invicta na Street League, além de conquistar a Super Coroa da SLS, vencer o X-Games do Japão, o STU Open e lançar seu pró-model nos EUA.

Rayssa também se tornou garota-propaganda do skate com patrocinadores como Banco do Brasil, Monster Energy, Nike, H.Stern, Nescau e Docile. E, claro, não poderia ter deixado de comemorar seus títulos de 2022 com diversos artistas de renome, como Neymar, Travis Scott e Ronaldinho.

Em dezembro, foi convidada para andar na pista de skate dos Ibiraboys no Parque do Ibirapuera, recém-inaugurada, surpreendendo os fãs com a presença exclusiva. Em janeiro, ela comemora 15 anos, e planeja uma grande festa.

Via Lance

Ídolos caíram na pista do skate mundial

Enquanto isso, muitos ídolos do skate mundial também se destacaram em 2022, alguns por saltos impressionantes, outros por quedas.

Por exemplo, Leticia Bufoni, considerada ‘madrinha’ de Rayssa Leal, ganhou os holofotes ao saltar em queda livre e conseguir realizar um “feeble grind” em pista montada a bordo de um avião em movimento.

Além disso, em terra firma, pilotou veículos off-road UTV e derrapou em drifting, desafios que sempre quis realizar, pelo seu gosto por esportes radicais e diversificar na carreira. Em entrevista exclusiva para coluna na Street League, disse que, no final de 2022, também aprendeu boxe com o campeão de UFC Charles do Bronx.

Enquanto isso, outros ídolos também ganharam os holofotes com quedas na pista. Os ídolos Rodrigo “Digo” Meneses, de 45 anos, e Tony Hawk, de 54 anos, fraturaram o mesmo osso, o fêmur. Por isso, precisaram passar por uma longa recuperação longe das pistas.

O maior ídolo do skate mundial, Tony Hawk, compareceu na estreia do seu documentário da HBO com a perna enfaixada e muletas. ‘Até que as Rodas Caiam’, produzido pela SXSW, conta a sua história no esporte. Mesmo mancando, não deixou de comparecer a essa e a outras cerimônias, como o Oscar.

Wikimedia

Além disso, o campeão de skate mundial Nyjah Huston, de 28 anos, também caiu após uma sequência de movimentos em uma competição. O astro, que já conquistou 19 medalhas no X Games, 13 delas de ouro, não deixou de comparecer aos seus compromissos, mas com muletas. Ele informou que seu joelho já voltou a funcionar.

No entanto, apesar de já ter sido indicado ao Prêmio Laureus, o Oscar do Esporte, não conseguiu participar em 2022 por conta da cirurgia que precisou realizar.

Brasil perdeu o Mundial

Por fim, vale a pena mencionar um evento chocante envolvendo o Brasil, que perdeu o Mundial e recebeu penalidades para ficar fora da competição pelos próximos anos.

Isso porque o representante estava em uma disputa política com a World Skate, entidade vinculada ao Comitê Olímpico Internacional, que controla o skate mundial. Assim, toda a delegação precisou sair das etapas classificatórias agendadas para o país em outubro.

No entanto, o evento aconteceria no Brasil, que não apenas deixou de competir, como perdeu os direitos de exibição. A World Skate também puniu o presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), Eduardo “Duda” Musa.

Ao que parece, recebeu uma suspensão de três anos, que impede o ídolo e a federação de participar das atividades da World Skate até 2025, incluindo as Olimpíadas de Paris. O dirigente também recebeu multas por condutas éticas, segundo a entidade. Contudo, a federação tentará recorrer.

 

Fonte: UOL

Imagens: Lance, Wikimedia,

Netflix lançará série com episódios que podem ser assistidos fora de ordem

Artigo anterior

PIX tem novas regras. Veja o que vai mudar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido