Curiosidades

Se você tem estes 2 apps instalados no celular, delete-os agora para o seu bem

0

Todos nos preocupamos com a saúde do celular, especialmente com o uso de aplicativos suspeitos ou que prejudicam o desempenho. Dito isso, existem dois programas que comprometem, e muito, o seu aparelho! E se você tiver, pode ser hora de exclui-los.

Para preservar a bateria do seu celular, é aconselhável remover certos aplicativos que podem prejudicar a longevidade do dispositivo.

Essas plataformas acabam sendo as principais responsáveis pelo desgaste da sua bateria, podendo afetar negativamente o desempenho do seu celular.

De modo geral, existem algumas orientações para manter seu aparelho sempre saudável e com bom desempenho. Por exemplo, aplicativos que demandam muitos recursos, como jogos em 3D ou editores de vídeo, podem sobrecarregar a memória e o processamento do seu celular.

Além disso, plataformas que utilizam sempre alguns recursos, como localização, câmera ou autorizações em segundo plano, também aumentam a temperatura e o consumo de bateria.

Entretanto, esses aplicativos variam conforme o dispositivo, a marca e a utilidade. Agora, o conselho que damos são dois aplicativos que vão prejudicar a saúde do celular se ainda estiverem autorizados no seu telefone!

Aplicativos que comprometem a saúde do celular

Muito além de gráficos e edições pesadas, existe uma categoria de programa que com certeza prejudica a saúde do celular: os aplicativos que requerem permissões excessivas, como acesso à câmera, microfone ou localização.

Além de sobrecarregar a memória e atrapalhar o desempenho de outros programas mais importantes, eles também podem representar uma ameaça à privacidade e à segurança dos usuários.

Por isso, é aconselhável evitá-los e, caso seja necessário utilizá-los, é importante exercer cautela ao conceder tais permissões para proteger os seus dados.

Nesse sentido, dentro da ampla variedade de aplicativos disponíveis e utilizados no cotidiano, esses dois merecem atenção especial devido ao potencial de impacto na vida útil do celular: Fitbit e Skype.

Fitbit

Via Fitbit

O Fitbit, um aplicativo de monitoramento de saúde, que, teoricamente, acompanha seus passos, níveis de oxigenação e outras informações para controle pessoal.

Além disso, também indica outros pontos importantes, como atividades físicas, qualidade do sono, frequência cardíaca e outros indicadores de saúde. Esses dados são então transferidos para a nuvem, onde são armazenados e processados.

No entanto, esse procedimento demanda muito consumo de energia, especialmente para enviar todas as informações em tempo real para a nuvem. Além disso, o processo compromete o sigilo dos dados, visto que a troca é simultânea e não consegue implementar sempre um filtro mais avançado antes de disponibilizar os arquivos.

Mas se você faz questão de ter esse programa e preservar a saúde do celular, existem algumas recomendações.

Para reduzir o consumo de energia do Fitbit, é possível desativar certas funcionalidades que enviam dados para a nuvem, como o rastreamento do sono ou a monitorização da frequência cardíaca durante o dia. No entanto, em alguns casos, pode ser mais prudente evitar o uso do aplicativo por completo.

Skype

Via Wikimedia

Enquanto isso, muitas pessoas conhecem o Skype, um aplicativo de videochamada. Além de ser uma forma eficiente de comunicação, também traz alguns benefícios, como telefone exclusivo para chamadas e outros elementos que facilitam o contato.

No entanto, seu funcionamento envolve o uso da câmera e do microfone, resultando em um consumo significativo de energia para suportar todas as suas funcionalidades. Isso pode levar a uma redução perceptível no desempenho do dispositivo.

A longo prazo, a saúde do celular é comprometida, além de diminuir as funções de outros programas que você usa com mais frequência.

Claro, algumas pessoas dependem do Skype para suas atividades, inclusive de trabalho. Nesse caso, a recomendação é substituir as autorizações para “Somente enquanto o aplicativo estiver aberto”, em vez de deixá-las sempre ativas.

Além disso, procure encerrar todos os processos ao finalizar suas atividades, evitando cachê e o uso contínuo da câmera e do microfone. Isso irá contribuir para mais bateria e menos esforço do aparelho.

Porém, se tiver a oportunidade, vale substituir por outro programa de videochamada, ou focar no uso desktop, deixando o aplicativo somente para notificações.

Além da exclusão desses aplicativos, existem outras medidas para prolongar a vida útil da bateria.

Por exemplo, tente ajustar o brilho da tela, desativar conexões não utilizadas, manter o sistema e os aplicativos atualizados, utilizar o modo de economia de energia, fechar aplicativos em segundo plano e evitar exposição a extremos de temperatura.

 

Fonte: Edital Concursos Brasil

Imagens: Freepik, Wikimedia, Fitbit

Pela primeira vez, cientistas conseguem cultivar sementes em solo lunar

Artigo anterior

Stanley confirma presença de chumbo em copos térmicos após polêmica nas redes

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido