Ciência e Tecnologia

SpaceX alcança marca histórica e leva 600ª pessoa da história ao espaço

0

No domingo (21), ocorreu o lançamento da missão Ax-2 da Axiom Space com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), que alcançou inúmeros marcos históricos.

Os quatro tripulantes partiram a bordo da cápsula Crew Dragon Freedom, no topo do foguete Falcon 9 da SpaceX, às 18h37 (horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, localizado na Flórida. Com esse evento, o número total de pessoas que já foram ao espaço alcançou 600.

Além disso, a missão Ax-2 também apresentou diversos outros destaques significativos.

Destaques

Via Olhar Digital

A tripulação foi formada por quatro membros notáveis. A comandante da missão foi Peggy Whitson, uma ex-astronauta da NASA.

Whitson é a pessoa de nacionalidade norte-americana que acumula o maior tempo a bordo da ISS, com impressionantes 665 dias até o momento. Além disso, ela possui o recorde de ser a mulher com o maior número de caminhadas espaciais, totalizando dez no currículo e acumulando um total de 60 horas fora da estação.

Outro marco importante foi o fato de que essa foi a primeira vez que um voo comercial ao espaço foi comandado por uma mulher, reforçando a presença feminina e a igualdade de oportunidades nesse setor.

Rayyanah Barnawi e Ali Alqarni, astronautas da Comissão Espacial Saudita, também fizeram parte da tripulação.

Essa foi a primeira experiência espacial para ambos os astronautas, sendo um momento histórico para a Arábia Saudita, uma vez que Barnawi se tornou a primeira mulher do país a ir ao espaço e a 72ª mulher no mundo a alcançar essa conquista.

John Shoffner, piloto da missão, também teve uma participação especial. Embora seja estreante em missões espaciais, Shoffner possui uma vasta experiência como aviador, acumulando mais de 8,5 mil horas de voo em diversas aeronaves comerciais e helicópteros.

Sua presença na tripulação também é notável por ser o único cliente pagante dessa missão.

A missão Ax-2 da Axiom Space ganhou destaque por estar repleta de marcos importantes, envolvendo recordes, representatividade e a expansão das fronteiras espaciais para pessoas de diferentes nacionalidades e experiências.

Recorde de dois astronautas

Rayyanah Barnawi recebeu o título de acordo com a ordem de escalação. Vale ressaltar que esse número não inclui os voos suborbitais, que são aqueles que não ultrapassam a Linha de Kárman.

A Linha de Kárman é um limite convencionado, situado a uma altitude de 100 km acima da superfície terrestre. Dessa forma, consegue definir a fronteira da atmosfera do planeta em relação ao espaço exterior nos conceitos da Federação Aeronáutica Internacional (FAI).

Considerando todos os voos além da Terra, incluindo os suborbitais, o título de mérito pertence ao astronauta Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA).

Ele conquistou esse título em outubro de 2021, durante a missão Crew-3, o terceiro voo tripulado da SpaceX para a ISS, realizado sob contrato com a NASA.

Em depoimento, ela diz que, como a 600ª pessoa a entrar em órbita ao redor da Terra, está empolgada em representar o Reino da Arábia Saudita e a Comissão Espacial Saudita durante esta missão histórica.

Também confessou que é uma honra ser parte de uma missão que está aumentando o acesso à órbita baixa da Terra para pessoas comuns. Assim, ela consegue inspirar indivíduos ao redor do mundo para tornar seus sonhos realidade.

Via Olhar Digital

Voo tranquilo

Ao chegarem ao laboratório orbital na manhã desta segunda-feira, às 10h12, os membros da missão Ax-2 receberam boas-vindas calorosas da tripulação da Expedição 69, que inclui o astronauta dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Sultan AlNeyadi. Esse encontro marca um momento histórico, sendo a primeira vez que três astronautas árabes estão no espaço simultaneamente.

A comandante Whitson expressou sua satisfação com a suavidade da acoplagem, afirmando que foi a melhor que já experimentou.

Vale ressaltar que Whitson já havia viajado para a estação em um ônibus espacial da NASA e também na cápsula russa Soyuz.

De acordo com a SpaceX, essa foi a viagem tripulada mais rápida realizada pela empresa, com uma duração total de 15 horas e 35 minutos.

Após se desacoplar do laboratório orbital, a cápsula Dragon Freedom retornará à Terra e pousará no Oceano Atlântico. Isso está programado para acontecer em 30 de maio, próximo à costa da Flórida. Por fim, ao final da expedição, os tripulantes serão resgatados nessa região.

 

Fonte: Olhar Digital

Imagens: Olhar Digital, Olhar Digital

5 dicas para eliminar as moscas da sua casa

Artigo anterior

Após cirurgia, mulher vê seu próprio coração em exibição no museu 16 anos depois

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido