Curiosidades

5 dicas para eliminar as moscas da sua casa

0

Ninguém quer ter moscas em casa, ainda mais porque elas carregam e transmitem vários germes, bactérias e patógenos nocivos. E quando elas entram em contato com alimentos, utensílios de cozinha e lugares onde os alimentos são preparados, elas podem contaminá-los e acabar causando infecções e doenças, como por exemplo, diarreia, intoxicações alimentares, gastroenterites e até doenças mais graves.

Contudo, vez ou outra elas são vistas dentro de casa. E por conta do seu zumbido, elas podem atrapalhar a pessoa relaxar, trabalhar, estudar e comer. Mesmo que exista somente uma mosca na casa da pessoa e ela ache o único inseto inofensivo, ela pode acabar se multiplicando e pode se transformar em uma infestação. Até porque, mesmo com o ciclo de vida curto, as moscas se reproduzem rápido.

Por conta de tudo isso é sempre bom evitar que elas existam dentro de casa. Veja cinco formas de fazer isso.

Evitando moscas

1 – Evite que moscas-domésticas entrem

Flikr

A primeira dica para que os insetos sejam eliminados é a prevenção. Um cuidado maior deve ser tomando principalmente com as moscas-domésticas porque elas parecem sempre encontrar as menores aberturas para poder entrar dentro de casa. Elas podem entrar por uma janela entreaberta ou uma porta que não fecha direito.

Por conta disso é preciso fazer uma inspeção da casa para encontrar esses possíveis locais e consertá-los. Assim, a porta de acesso dos insetos para dentro da casa será fechada.

2 – Limpar fontes de alimentos

Zap imóveis

Outra dica para que as moscas fiquem longe de casa é criar um ambiente que não seja convidativo para elas. Por exemplo, eliminando as possíveis fontes que as atrairão. No caso das moscas-domésticas, da mesma forma que as baratas, elas são atraídas pelos restos de comida e alimentos em decomposição. Então, para que elas fiquem longe é essencial que a bancada da cozinha esteja sempre limpa e higienizada.

Além disso, depois que uma refeição for terminada não é recomendável deixar os pratos sujos ou restos de comida por muito tempo na pia. Isso evita que o aroma que chama as moscas fique por muito tempo.

3 – Usar remédios caseiros

Viva decora

Algumas receitas caseiras são ótimas para espantar esses insetos e não possuem todos os químicos que os pesticidas têm. Alguns dos mais comuns são:

  • Plantar lavanda, catnip e calêndula no quintal para espantar as moscas. Todas essas plantas têm propriedades repelentes naturais. Além delas, as folhas de manjericão e louro também funcionam.
  • Encha um borrifador com água e coloque duas colheres de sopa de pimenta caiena. Depois é só pulverizar nos lugares onde as moscas geralmente aparecem.
  • Corte dois limões no meio e coloque cravos em cada uma das metades. Depois disso, coloque-os onde os insetos aparecem. O cheiro fará com eles fiquem longe imediatamente.
  • Coloque vinagre e sabonete em uma tigela de vidro coberta com papel filme perfurado. O vinagre vai atrair as moscas e elas ficarão presas na água com sabão.

4 – Usar ventilador e citronela

Insect control

Pode parecer um coisa boba, mas ventiladores na varanda são uma ótima maneira de manter as moscas longe. Isso porque elas não vão conseguir resistir ao fluxo de ar que o ventilador gera.

Além do ventilador, as velas de citronela podem funcionar muito bem. O cheiro é agradável para as pessoas, mas para os insetos ele é extremamente repulsivo. Por conta disso, ela funciona como um repelente natural.

5 – Usar fly paper

The spruce

O fly paper são fitas adesivas de papel que funcionam para eliminar as moscas. Para usá-las é só pendurá-las no teto e os insetos que estiverem perto ficarão presos nelas. O mais indicado é colocá-las perto das janelas ou portas e substituí-las todos os dias.

Fonte: Socientifica

Imagens: Flikr, Zap imóveis, Viva decora, Insect control, The spruce

Em nova ameaça, Superman pode enfrentar o próprio legado de Krypton

Previous article

SpaceX alcança marca histórica e leva 600ª pessoa da história ao espaço

Next article

Comments

Comments are closed.