Curiosidades

Starlink revela que possui 1 milhão de assinantes

0

O futuro nos reserva muitos avanços. Percebemos isso quando comparamos o ano de 2022 com 2015, por exemplo. São apenas 7 anos de diferença, mas grandes coisas aconteceram desde então, principalmente no campo da tecnologia. Hoje temos mais acesso à internet e com mais rapidez e facilidade. Óculos de realidade virtual, megacomputadores capazes de fazer tarefas antes vistas como impossíveis. E quando falamos de um futuro avançado, pensamos em Starlink.

Esse é um projeto da empresa americana SpaceX que consiste em uma constelação de satélites. Eles visam desenvolver uma plataforma de baixo custo e alto desempenho para levar internet rápida e a qualquer lugar. Cada satélite dessa constelação pesa aproximadamente 260 quilos e possui um design de painel plano. Tem ainda várias antenas e um painel solar.

O projeto orbita a Terra, formando a espinha dorsal de uma rede de internet banda larga. A empresa planeja lançar, futuramente, mais 17 mil satélites, o que preocupa os astrônomos que temem por isso. De acordo com eles, os satélites poderão interferir nas observações visuais e até mesmo na radioastronomia. Devido ao sucesso e à quantidade de assinantes, muito provavelmente esses lançamentos acontecerão.

Um milhão de assinantes na Starlink

A SpaceX anunciou recentemente que seu provedor de internet já conta com 1 milhão de assinantes ativos. Atualmente, a empresa possui mais de 3 mil satélites Starlink ativos em órbita. Essa constelação já faz cobertura para 45 países do mundo.

A Starlink oferece acesso fácil, rápido e flexível à Internet por meio desses satélites com baixa latência. Além disso, o preço é bem acessível. No entanto, a progressiva diminuição da capacidade de atender seus usuários em horários de pico é algo que preocupa a empresa e precisa de uma solução.

Segundo um relatório de setembro, levantado pela Ookla, a rápida conquista de assinantes da Starlink afetou diretamente as taxas de download, que caíram desde o final do ano de 2021 em todos os países onde a empresa atua. As quedas de taxa média de download variaram de 10 a 50%.

Uma nova política de uso de provedor, que passou a valer em novembro, uma conexão pessoal consegue receber até 1.000 gigabytes (1TB) de dados por mês durante o mês, inclusive em horários de pico (7h às 23h). Quando ultrapassam esse limite, os clientes têm a taxa de download reduzida até o novo ciclo. No entanto, podem mudar isso fazendo um pagamento extra.

A constelação da SpaceX

Até o presente momento (27/12), a SpaceX lançou 3.612 satélites Starlink para a órbita terrestre baixa. Desse total, 3.320 estão em suas altitudes operacionais ou em órbita. Essa constelação é composta por cinco grupos diferentes de satélites, mas que compartilham uma inclinação orbital semelhante e altitude.

A empresa anunciou recentemente uma associação com a T-Mobile, operadora telefônica, para que possam permitir a conexão de celulares à Internet via satélites Starlink. A empresa responsável pelos satélites também terá um novo serviço de Internet. No entanto, esse será destinado apenas a governos e levará o nome de Starshield. O seu principal foco é a “segurança nacional”.

O desejo da empresa, ao fim de tudo, é levar internet ao mundo todo por meio desses satélites.

Fonte: Frontliner

‘Olhos’ em árvore de Natal surpreende mulher e viraliza na internet

Artigo anterior

Atriz gravou participação em ‘Avatar 2’ há 4 anos e pensou que o filme tinha fracassado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido