Inovação

Startup fecha após não conseguir trazer ideia de Musk à realidade

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A startup Hyperloop One divulgou que encerrará suas atividades na próxima semana, ao fim de 2023. A empresa surgiu em 2014, visando desenvolver um meio de transporte que funcionasse por tubos, correndo a uma velocidade de 1,2 mil km/h.

Essa era a ideia original de Elon Musk em 2013, mas ela nunca se tornou realidade.

O encerramento se tornou realidade para a Hyperloop One após 10 anos, sem conseguir revolucionar o transporte de alta velocidade.

A notícia que chegou ao mercado tecnológico é que a empresa está oficialmente encerrando suas operações, projetando um fechamento total até o término de 2023.

Fundada em 2014, a Hyperloop One embarcou em uma jornada financiada por aproximadamente US$ 450 milhões em fundos de capital de risco.

Contudo, sua trajetória foi marcada por mudanças substanciais, incluindo alterações de nome e sua aquisição por outra companhia da área.

Ao longo do percurso, a empresa enfrentou uma série de desafios, de âmbito administrativo, mas também na prática, eles moldaram sua narrativa.

A promessa audaciosa de altas velocidades pelo transporte hyperloop foi além das expectativas, especialmente quando o primeiro teste com passageiros humanos atingiu modestos 161 km/h.

A visão futurista de uma rede global de hyperloops operando até 2020, uma vez recebida com entusiasmo, permaneceu distante da realidade.

Via Logistics Inside

Dificuldades

Em meio à turbulência, a Hyperloop One enfrentou tempos difíceis durante a pandemia.

Perdas de liderança e uma redefinição de estratégia levaram a uma mudança crucial de enfoque, abandonando o segmento de viagens de passageiros em favor do transporte de cargas.

Neste cenário, a realidade atual é que não existem hyperloops operando em grande escala.

O último ato da empresa inclui a venda de ativos, o fechamento de escritórios e a dolorosa demissão de funcionários.

Após a perda de executivos-chave e a aquisição pela DP World, uma empresa de logística, a Hyperloop One caminha para seu fim.

A notícia veio da Bloomberg, confirmando o encerramento da trajetória de uma promissora visão tecnológica que, por razões diversas, não conseguiu atingir as alturas inicialmente previstas.

Mais detalhes sobre a Hyperloop One

Desde sua concepção, a Hyperloop One trilhou um caminho financeiro marcado pela captação de aproximadamente US$ 450 milhões (equivalente a cerca de R$ 2,2 bilhões) em fundos de capital de risco e outros investimentos.

A visão inicial, apresentada por Elon Musk, idealizava cápsulas percorrendo trilhos magnéticos dentro de tubos a velocidades extraordinárias, destinadas ao transporte eficiente de pessoas e cargas.

Ao longo de sua jornada, a empresa passou por notáveis transformações de identidade, transitando de Hyperloop Technologies para Hyperloop One e, posteriormente, para Virgin Hyperloop One após ser adquirida pelo conglomerado de Richard Branson.

Contudo, essas mudanças de nomenclatura acompanhou uma série de desafios e controvérsias que moldaram a narrativa da empresa.

Questões legais, escassez de recursos financeiros, alegações de conduta imprópria e obstáculos técnicos obstaculizaram o progresso da Hyperloop One.

As promessas entusiasmadas de velocidades ultraelevadas e eficiência inigualável, lamentavelmente, não se materializaram como inicialmente almejado.

Via Globo

Fracasso

O primeiro ponto foi o fracasso com passageiros humanos, realizado em 2020. Esse desempenho abaixo do esperado pelos investidores distanciou-se consideravelmente das projeções futurísticas de altas velocidades.

Além disso, eles passaram da meta global de ter essa tecnologia funcionando até o ano de 2020.

Dessa forma, decepcionou a principal equipe de suporte financeiro. Ainda, vale mencionar que a pandemia deixou sequelas inevitáveis na empresa, que abandonou seu projeto para se sustentar com transporte de cargas0.

Atualmente, apesar do potencial prometido e da visão futurista que encantou os entusiastas, a triste realidade é que não teremos hyperloops tão cedo.

Assim, a companhia encerra seu andamento, e os entusiastas dos modelos de alta velocidade deverão esperar outra empresa surgir no ramo.

 

Fonte: Olhar Digital

Imagens: Globo, Logistics Inside

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