• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Sua casa favorita de Hogwarts diz muito sobre você, segundo a ciência

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      26/06/15 às 15h26

Atire a primeira casa de Hogwarts quem nunca teve vontade de colocar o chapéu seletor na cabeça ou ser um aluno novo na escola de magia, não é mesmo? O famoso objeto mágico pertencente à série de livros de Harry Potter tornou-se famoso pela sua aparência e habilidade em selecionar os alunos ao ingressarem em uma das quatro casas existentes na escola de magia.

Para quem não sabe, o chapéu seletor é um objeto pontudo que foi enfeitiçado pelos quatro bruxos fundadores de Hogwarts, carregando um pouco das personalidades e mentes de cada um. Segundo um estudo coordenado pela pesquisadora Laura Crysel, publicado na Personality and Individual Differences, o chapéu seletor é o objeto de sabedoria mais difícil de ser enganado e que a casa favorita de Hogwarts de uma pessoa diz muito sobre ela.

E você, já pensou em colocar o chapéu seletor na sua cabeça e descobrir mais sobre você e sua personalidade? O que diz esse estudo da ciência sobre o chapéu e a nossa personalidade e modo de ser? Confira na matéria!

 

O chapéu seletor

Sorting_Hat

O chapéu tem a missão de selecionar em qual das casas da escola de magia o aluno recém-chegado será escolhido, de acordo com suas características. O chapéu seletor é o personagem de abertura do ano letivo na escola porque é onde acontece um momento incrível no filme que é a seleção dos novos alunos no banquete de abertura.

O estudo

af_chapeu01

O estudo se inspirou no recurso de classificação da própria autora  J.K.Rowling, no site Pottermore, aquele ambiente que simula a vida no mundo de Harry Potter. 132 voluntários responderam a uma avaliação de personalidade em profundidade com o objetivo de fazer a nivelação dos traços que dividem cada uma das pessoas nos quatro subgrupos. O teste levava em conta os seguintes itens como principais fatores: instabilidade emocional, extroversão, amabilidade, escrupulosidade e abertura para experiências.

Resultados

iconezao_houses-pottermore

As conclusões foram que metade dos voluntários queriam estar na casa pertencente, ou seja, acabem sendo escolhidas pelo chapéu e caindo onde sentem maior sensação de pertencimento, mesmo sem a intenção de querer enganar o teste. Quando fizeram a divisão dos resultados, algumas pontuações puderam ter embasamento da psicologia.

A distribuição nas casas

1414093015-peeves

 

A pesquisa deixou lições para cada voluntário. As pessoas acabam preferindo a casa com a qual mais se identificam ou a que tenha o perfil que elas gostariam de refletir para cada ser humano socialmente.

Corvinal

9827085

 

Corvinal - Os que estavam ligados a essa casa demostraram traços de personalidade com mais habilidade em concentração e raciocínio lógico.

Lufa-lufa

Hufflepuff

Lufa-lufa foram os que pontuaram mais em fatores ligados à gentileza, generosidade e carinho.

Sonserina

4273499
Sonserina - No quesito criado pelos psicólogos chamado tríade negra eles atingiram resultados expressivos como o conjunto de três características: o maquiavelismo, narcisismo e a psicopatia.

Grifinória

iconezao_emmaellebig
Grifinória - Mostraram uma propensão maior à extroversão e gostam de ser "o centro das atenções". Sentem-se confortáveis em qualquer ambiente social.

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+