Apenas 1 em cada 4 pessoas pode ver todas as cores. Você consegue?

POR A redação    EM Curiosidades      26/06/15 às 15h41

A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada ao nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.

Muitas pessoas apresentam dificuldade na percepção de determinadas cores primárias, como o verde e o vermelho no caso de daltonismo. Essas perturbações podem ser causadas por ausência ou menor número de alguns tipos de cones ou por uma perda de função parcial ou total destes, normalmente associada à diminuição de pigmento nos fotorreceptores que deixam de ser capazes de processar diferencialmente a informação luminosa de cor.

8

A retina humana possui três tipos de células sensíveis à cor, chamadas cones. Cada um deles é sensível a uma determinada faixa de comprimentos de onda do espectro luminoso, mais precisamente ao picos situados a 419 nm (azul-violeta), 531 nm (verde) e 559 nm (verde-amarelo).

A classificação dos cones em "vermelho", "verde" e "azul" (RGB) é uma simplificação usada por comodidade para tipificar as três frequências alvos, embora não corresponda à sensibilidade real dos fotorreceptores dos cones. Todos os tons existentes derivam da combinação dessas três cores primárias.

As tonalidades visíveis dependem do modo como cada tipo de cone é estimulado. A luz azul, por exemplo, é captada pelos cones de "alta frequência". No caso dos daltônicos, algumas dessas células não estão presentes em número suficiente ou registam uma anomalia no pigmento característico dos fotorreceptores no interior dos cones.

O teste a seguir determina quantos cones você tem.

7

Menos de 20 cores distintas: Você é um dicromata e só tem dois cones em seu olho. 25% por cento da população é dicromata.

Entre 20 e 32 cores distintas: Você é um tricromata. Isso significa que você tem três tipos de cones em seu olho. Cerca de 50% da população é tricromata.

Entre 32 e 39 cores distintas: Você é um tetracromata. Isso significa que você têm quatro tipos de cones. Cerca de 25% da população é tetracromata.

Mais de 39 cores distintas: Errado! Existem apenas 39 cores diferentes no teste e apenas 35 são devidamente traduzidas pela tela do computador.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+