Curiosidades

Submarino: as pessoas estão descobrindo apenas agora onde o Titanic afundou

0

A viagem do Titanic partiu de Southampton, no Reino Unido, e tinha como destino Nova York. Na noite de 14 de abril de 1912, o navio colidiu com um iceberg gigante. Por conta dessa colisão o casco do navio ficou danificado e toda a embarcação afundou ao largo da costa de Newfoundland, no Canadá. O acidente aconteceu na viagem de estreia desse navio chamado de “inafundável”.

Depois do seu naufrágio, foi somente em setembro de 1985, 73 anos depois, que o navio foi encontrado. No entanto, seus destroços nunca foram retirados do fundo do mar.

Mesmo que o naufrágio tenha acontecido há anos, ele ainda desperta muita curiosidade nas pessoas e é objeto de vários estudos. Ainda mais que recentemente uma tripulação de bilionários morreu dentro do submersível que ia em expedição até os destroços do Titanic.

Lugar do naufrágio

Na época, o Titanic foi feito para ser o maior transatlântico, e o chamavam de inafundável por conta dos seus compartimentos que impediam que a água entrasse no caso de o casco sofrer alguma fratura.

Mesmo assim, quando o navio colidiu com o iceberg a embarcação acabou afundando e matando mais de 1.500 pessoas das 2.201 que estavam a bordo. De todos eles, 1.489 caíram na água e foram tidas como mortas por afogamento. Contudo, em 2003, um artigo mostrou que essas mortes foram causadas na verdade por congelamento, visto que a temperatura da água estava a -2,2°C.

Por conta do congelamento e do iceberg, várias pessoas acreditavam que o Titanic tinha afundado mais longe da costa do que realmente foi. Agora, com as buscas feitas ao submersível Titan, muitas pessoas ficaram surpresas ao saber onde de fato o navio naufragou.

Além da sua localização, uma outra coisa que deixou as pessoas em choque foi a profundidade de onde os destroços estão. Eles estão a aproximadamente 3.810 metros e espalhados em muitos pedaços pelo fundo do mar. Desses, as duas partes maiores estão separadas a 790 metros uma da outra.

Por conta de tudo isso, mesmo o Titanic tendo 290 metros de comprimento, encontrar os destroços foi muito difícil, tanto que foram 73 anos procurando por ele.

Titanic

Mistérios do mundo

Nem todo mundo tem o dinheiro que os bilionários a bordo do Titan tinham para fazer uma expedição até os destroços do navio. E talvez isso seja uma coisa boa. Mas para aqueles que têm curiosidade de saber como eles são, pela primeira vez, é possível ver o naufrágio com detalhes em níveis impressionantes. Isso porque o scanner fez com que a carcaça coberta por lama pudesse ser visível.

O “sósia” virtual dele dá às pessoas e aos pesquisadores novos insights a respeito das últimas horas do navio na superfície. Com esse modelo 3D é possível dar zoom e observar todo o navio, o que aumenta a possibilidade de que cada detalhe seja analisado de forma minuciosa. “Este é o Titanic como nunca se viu antes”, disse Gerhard Seiffert, especialista em imagens 3D da Magellan.

Esse modelo 3D do navio foi criado através de mais de 715.000 imagens de sonar e filmagens em 4K feitas por 200 horas em dois submersíveis que foram chamados de Romeu e Julieta. Com todos esses dados, os pesquisadores conseguiram montar o modelo com uma precisão milimétrica mostrando desde os rebites, o número de série do Titanic até o campo de cinco quilômetros com os destroços em sua volta.

Felizmente esse modelo pôde ser criado, porque o icônico navio está sendo corroído por micróbios do fundo do mar, além, é claro, da embarcação já ter sofrido danos durante as operações de resgate.

Na visão de Parks Stephenson, um especialista de longa data no Titanic, isso foi o “ponto de virada”. Até porque, através do modelo 3D os engenheiros terão a oportunidade de se aprofundarem em toda mecânica do naufrágio. Ou seja, o mais provável é que no futuro mais detalhes sobre o Titanic sejam revelados.

Fonte: Olhar digital, Mistérios do mundo

Imagens: Twitter, Mistérios do mundo

Uma anomalia detectada no domingo pela Marinha dos EUA sugere que o ‘Titan’ implodiu no início de sua rota

Artigo anterior

Você pode receber 50 mil reais para andar 10.000 passos em um dia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido