Natureza

Superlua azul: fenômeno raro poderá ser visto nesta quarta-feira, 30

0

Está pronto para assistir à superlua azul amanhã, dia 30 de agosto? Esse evento raro acontecerá novamente apenas daqui 10 anos, e você não pode perder.

No céu estrelado, o satélite natural da Terra irá assumir uma forma gigante, visível a olho nu, além de se unir com outro fenômeno astrológico interessante, que atrai amantes do espaço e curiosos.

No entanto, isso não significa que a lua irá, de fato, ficar azul. Na verdade, isso é apenas uma expressão antiga.

Onde assistir à superlua azul?

Via Techtudo

Você poderá assistir à superlua azul nesta quarta-feira (30), a partir de 22h35 no horário de Brasília. Ela estará visível em todas as regiões do planeta, mas, no Brasil, este será o horário indicado. O fenômeno é visível a olho nu, sem precisar de qualquer instrumento.

Além disso, é provável que aconteça a noite toda, pois a lua estará em um estado mais concreto, e deve baixar somente com o nascer do sol.

No entanto, fique atento para a visibilidade. Para assistir à superlua azul, procure um local sem muitos prédios ou poluição visual, atrapalhando a plena visualização. Se quiser a melhor experiência, vá para um campo mais aberto. Cidades do interior terão vantagem nessa visualização.

Enquanto isso, se não puder sair ou quiser uma experiência privilegiada, o canal The Virtual Telescope Project, no YouTube (www.youtube.com/@GianMasiVirtualTelescope) transmitirá a noite toda.

Esse projeto, fundado pelo astrofísico Gianluca Masi, tem a principal instalação de transmissão de eventos astronômicos ao vivo.

Por isso, não existem desculpas para perder esse fenômeno incrível. No entanto, fique atento, pois a NASA indica que só será possível assistir à superlua azul novamente em 2032.

Superlua é uma lua gigante?

Se você quer assistir à superlua azul para vê-la mudando de cor, temos uma notícia não tão boa. Isso porque o astro não irá ficar azulado, sendo essa uma expressão figurativa.

O fenômeno que presenciaremos amanhã, 30 de agosto, vem de duas ocasiões diferentes. Primeiramente temos a superlua. Esse nome vem do fato dela estar em sua fase de cheia ou nova mais próxima da Terra em sua órbita elíptica.

Isso faz com que ela pareça maior e mais brilhante no céu do que o normal.

Em termos técnicos, a distância entre a Terra e a Lua varia ao longo do tempo devido à órbita elíptica da Lua em torno da Terra.

Quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu) durante sua órbita, e ao mesmo tempo está na fase de lua cheia ou lua nova, é quando ocorre a superlua.

Durante esse evento, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está em seu ponto mais distante da Terra (apogeu).

Por que ela “fica azul”?

Via UOL

Enquanto isso, temos a chamada lua azul. Ao contrário do que se imagina, ela não muda de cor, mas sim se refere ao acontecimento de ter duas luas cheias no mesmo mês.

Durante o ciclo lunar, cada fase acontece apenas uma vez no calendário. No entanto, com a contagem dos dias em agosto, coincidiu dela mudar para sua fase cheia uma segunda vez no mesmo mês. Por isso, é uma lua rara.

Quando duas luas cheias surgem no mesmo mês, a segunda delas recebe o nome de “Lua Azul”.

O apelido vem de uma expressão da língua inglesa: “once in blue moon”. Em tradução, seria algo como “uma vez a cada lua azul”.

Ou seja, é uma expressão usada quando algo muito raro acontece, como o surgimento de duas luas cheias no mesmo mês. Por isso, utiliza-se a expressão, e não significa que a lua realmente mudará para azul. A língua inglesa possui várias figurações usando a palavra ‘blue’, como raro ou até mesmo triste.

Por isso, não fique ‘blue’ por não assistir à superlua azul mudando de cor. Esse será um fenômeno raro este ano, e trará um astro mais brilhante e imponente no céu, lembrando a todos sobre a magnitude do espaço e dos nossos astros.

 

Fonte: Techtudo

Imagens: Techtudo, UOL

Como mulher com unhas mais longas do mundo perdeu tragicamente esse título

Previous article

Mãe perde filho e vai na sua formatura receber o diploma em cerimônia emocionante: ‘você conseguiu, campeão’

Next article

Comments

Comments are closed.