Curiosidades

Como mulher com unhas mais longas do mundo perdeu tragicamente esse título

0

Em 2008, uma mulher dos Estados Unidos chamada Lee Redmond ganhou um prêmio por ter as unhas mais compridas do mundo. Suas unhas mediam 8,65 metros no total, quando ela juntava as duas mãos. A unha mais longa dela era a do polegar direito e tinha 90 centímetros.

Ela decidiu não cortar suas unhas por causa de um desafio pessoal para ver o quanto elas poderiam crescer sem enrolar.

Para isso, cuidava bem delas, usando óleo quente, escovando com uma escova de dentes e aplicando um produto endurecedor.

No entanto, em 2009, tudo mudou para a detentora do título. Um acidente de carro aconteceu e quebrou todas as suas unhas. Lee estava no carro como passageira e não se lembrava muito do acidente, só de ver algo preto e sentir um impacto forte.

Seus ferimentos foram graves e ela ficou um tempo no hospital. Assim, não houve nada a ser feito para preservar o recorde. Até hoje, suas unhas quebradas estão guardadas em sacos plásticos em sua casa.

Via Globo

Não voltou a competir

Apesar de estar triste pela perda das unhas, Lee viu o acidente como algo bom, porque provavelmente ela nunca teria decidido cortar as unhas por conta própria.

Em 2006, ela contou que pensou em cortar as unhas mais compridas do mundo para poder cuidar de seu marido, que desenvolveu Alzheimer. No entanto, percebeu que conseguiria cuidar dele mesmo com essa característica tão diferente, e as suas unhas não interferiam nessa capacidade.

Redmond também conseguiu viver uma vida normal: cortava o cabelo dos filhos, lavava louça, usava celular, andava de bicicleta e até dirigia.

Contudo, uma intervenção do destino acabou por prejudicar seu recorde, e ela aceitou esse fato, decidindo não competir novamente.

Quando perguntaram se ela deixaria as unhas crescerem novamente, ela afirmou que não. “Levei 30 anos para cultivá-las e provavelmente não viveria mais 30 anos”.

Novo recorde das unhas mais compridas do mundo

Antes do acidente, Lee também ajudou a medir as unhas de um homem chamado Melvin Boothe, que tinha as unhas ainda mais longas. Ele se tornou o novo recordista, com 9,85 metros de unhas nas mãos.

Depois disso, Lee continuou sua vida normalmente, fazendo coisas como cortar o cabelo dos filhos, lavar louça, usar o celular, andar de bicicleta e dirigir. Mesmo que não vá deixar suas unhas crescerem tanto novamente, ela disse que valeu a pena o tempo que passou cultivando suas unhas.

Via Globo

Quanto uma unha cresce?

Em média, uma unha humana cresce cerca de 3 a 4 milímetros por mês. Isso pode variar um pouco dependendo de fatores individuais, como idade, genética, saúde geral e até mesmo a estação do ano. As unhas das mãos tendem a crescer um pouco mais rapidamente do que as unhas dos pés.

Por isso, para atingir o novo recorde de unhas mais compridas do mundo, seria preciso passar de 9 metros. Na teoria, levaria mais de 180 anos. No entanto, existem tônicos e fortalecedores que influenciam nesse crescimento, diminuindo o tempo significativamente.

O crescimento das unhas não acontece por acaso. Elas têm diversas funções, incluindo proteção das pontas dos dedos, auxílio na manipulação de objetos pequenos e também têm um papel estético importante para muitas pessoas.

Essa parte do nosso corpo se compõe por uma proteína resistente chamada queratina, que também é encontrada no cabelo e na pele.

A queratina dá às unhas sua dureza e resistência. As unhas também contêm outras proteínas, como a elastina, que contribui para a elasticidade.

Estrutura das unhas

As unhas têm várias partes distintas, sendo a base, comprimento e parte superior. Inicialmente, a lâmina ungueal é a parte visível e endurecida das unhas. Ela é transparente e cobre a região mais esbranquiçada chamada leito ungueal. No recorde de unhas mais compridas do mundo, isso é o que conta.

Em seguida, temos a leito ungueal, a parte abaixo da lâmina ungueal. Ele é vascularizado e fornece nutrientes para o crescimento das unhas. Por fim, temos também a matriz ungueal, localizada sob a cutícula, onde as células formadoras de unha estão ativamente produzindo novas células que empurram a unha para frente, fazendo-a crescer.

O estímulo do crescimento precisa ocorrer na matriz ungueal, estimulando as células do lugar para empurrar as outras para cima.

No entanto, nem todas as pessoas possuem uma taxa de crescimento tão positiva. Vários fatores influenciam nisso, como genética e idade, pois as unhas tendem a crescer mais rapidamente em crianças e adolescentes, diminuindo gradualmente com a idade.

Se você deseja bater o recorde de unhas mais compridas do mundo, vale ter uma dieta equilibrada rica em vitaminas, minerais e proteínas, importante para o crescimento saudável das unhas, além de estimular a circulação sanguínea na área.

Contudo, algumas pessoas possuem um ponto de parada, pois as unhas não crescem para sempre. Nesse caso, se tiver sorte, conseguirá competir!

 

Fonte: Revista Galileu, UOL

Imagens: Globo, Globo

Legalizar maconha estimula consumo de álcool em adultos, diz estudo nos EUA

Artigo anterior

Superlua azul: fenômeno raro poderá ser visto nesta quarta-feira, 30

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido