Natureza

T-Rex não era tão inteligente como se acreditava, descobrem cientistas

0

A inteligência do T-Rex está sendo colocada à prova nesse novo estudo científico.

O Tyrannosaurus rex, um dos predadores mais temíveis da Terra, tem várias características marcantes. Sejam por seus dentes afiados e mandíbulas poderosas, todos se recordam desse predador natural e rei dos dinossauros.

Contudo, parece que ele não demonstrava a mesma inteligência que se supunha. Ao menos é o que sugere um estudo recente publicado na revista The Anatomical Record em 26 de abril.

Menos inteligente

De acordo com a pesquisa liderada por Kai Caspar da Universidade Heinrich Heine, na Alemanha, e outros como Hady George da Universidade de Bristol, no Reino Unido, a inteligência do T-Rex seria comparável à dos répteis.

Isso não seria exatamente um problema, mas significa que ficaria abaixo da capacidade cognitiva de espécies como os primatas.

Paleontólogos, cientistas e neurologistas colaboraram para reexaminar o tamanho e a estrutura cerebral desses gigantes pré-históricos, chegando à conclusão de que sua conduta se assemelhava mais à de crocodilos e lagartos.

Além disso, os cientistas revisaram as técnicas empregadas em estudos anteriores para estimar o tamanho do cérebro e o número de neurônios dos dinossauros, e descobriram que as suposições feitas com base nesses dados não eram confiáveis.

Via Flickr

Há quem discorde

Por outor lado, Ornella Bertrand, pesquisadora do Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont, ressalta que as contagens de neurônios não são indicadores precisos do desempenho cognitivo.

Ainda, disse que usar essas contagens para prever a inteligência em espécies extintas pode levar a interpretações extremamente enganosas.

Mesmo assim, os autores do novo estudo analisaram décadas de dados sobre o tamanho e a anatomia cerebral de dinossauros.

Essas informações vieram a partir de moldes minerais das cavidades cerebrais, conhecidos como endocastros, e também da morfologia dessas cavidades.

Ou seja, a suposição da inteligência do T-Rex não vem apenas de um indicador, mas de anos de pesquisa e análise complexa.

Resultados

Como consequência dessa análise, os pesquisadores descobriram que o tamanho do cérebro, especialmente do prosencéfalo, tinha sido superestimado nos estudos anteriores, o que afetava também a contagem de neurônios.

Kai Caspar enfatiza que talvez não seja prudente tentar prever a inteligência em espécies extintas baseando-se apenas na contagem de neurônios a partir de endocastros.

Porém, a equipe defende que, em vez de depender exclusivamente do número de neurônios, a reconstrução das características de espécies extintas deve considerar diversas fontes de evidência, como anatomia esquelética, histologia óssea, comportamento de parentes vivos e vestígios fossilizados.

Darren Naish, paleontólogo e coautor do estudo, expressa fascínio e inquietação com a possibilidade da inteligência do T-Rex ser tão alta quanto a de um babuíno.

No entanto, ele aponta que o estudo contradiz essa ideia com base em todas as evidências disponíveis que existem. Ainda, ele acrescenta que apenas se assemelhavam mais a crocodilos gigantes inteligentes, o que por si só é igualmente fascinante.

Mesmo não sendo extremamente inteligente, ainda é possível supor que esses animais extintos eram perspicazes em sua sobrevivência e estratégias.

Sobre o T-Rex

Via PxHere

O Tyrannosaurus rex é um dos dinossauros mais famosos que já pisaram a Terra durante o período Cretáceo, cerca de 68 a 66 milhões de anos atrás.

Ele foi um dos maiores predadores terrestres que já existiu, com um comprimento médio de cerca de 12 metros e uma altura de aproximadamente 4 metros no quadril.

O T-Rex aparece frequentemente como um predador feroz e implacável, capaz de derrubar até mesmo os maiores herbívoros do seu tempo.

Isso porque sua cabeça era massiva, sustentada por um pescoço curto e musculoso, e sua cauda era longa e pesada, proporcionando equilíbrio durante a corrida.

Ainda, a visão era mais aguçada que outros dinossauros menores, com olfato bem desenvolvido também. Estudos sugerem que o T-Rex poderia correr em velocidades de até 25 milhas por hora em rajadas curtas.

Embora tenha fama de ser um carnívoro solitário, algumas evidências sugerem que o T-Rex era um ser social, vivendo e caçando em grupos familiares.

Mesmo depois de anos, ainda descobrimos coisas sobre esse animal, como a inteligência do T-Rex e ao que ela se equipara. No futuro, o dossiê dessa espécie ficará ainda mais completo.

 

Fonte: Revista Galileu

Imagens: PxHere, Wikimedia, Flickr

Quais os times com mais semifinais na história da Champions League?

Artigo anterior

Namorado de Taylor Swift vira “tight end” mais bem pago da NFL

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido