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Análise: The Last of Us foi o jogo mais acessível já criado, incluindo opções para surdos e cegos

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Após a estreia da série e recente publicidade na mídia, The Last of Us voltou aos holofotes, agora como exemplo de jogo acessível.

Depois de nove anos desde seu lançamento original no Playstation 3 em 2013, seguido de um remaster em 2014 para o Playstation 4, o remake de um dos maiores jogos, com aclamação da crítica e dos fãs, The Last of Us Part 1, está de volta. Agora, traz gráficos melhores e faz uso dos recursos tecnológicos da nova geração dos consoles, como áudio 3D.

Contudo, a questão em discussão é se este relançamento da história de Joel e Ellie é acessível.

É amplamente popular o fato de que o seu antecessor não teve desenvolvimento com foco em acessibilidade, o que não era uma tendência na indústria de jogos na época de lançamento.

Embora houvesse movimentos e pessoas que defendiam a inclusão de jogadores com deficiência, isso não era tão popular como nos dias atuais.

Por outro lado, The Last of Us Part 2, que saiu em 2020, é um dos jogos mais acessíveis atualmente.

Via G1

Lançamento de um jogo acessível

Com o lançamento de The Last of Us Part 2, a indústria de jogos percebeu que era possível criar um jogo acessível que atendesse a ambos os públicos, tanto os jogadores com deficiência quanto os jogadores tradicionais.

Como resultado, foi criada uma nova categoria no The Game Awards naquele mesmo ano para premiar jogos que trouxessem inovação em acessibilidade. Assim, deram maior visibilidade à causa da luta por mais acessibilidade na indústria.

Com essa nova categoria em mente, muitas pessoas com deficiência puderam jogar The Last of Us Part 2, mas não conseguiram jogar o primeiro jogo devido à falta de acessibilidade – até agora.

Por isso, faremos uma análise detalhada de The Last of Us Part 1 com foco em acessibilidade.

A análise foi realizada com base em experiências de testes no PS5 no modo de desempenho.

Vale lembrar que a acessibilidade é uma questão única para cada pessoa e as impressões apresentadas em outros reviews consideram dificuldades visuais.

Menu de acessibilidade

Ao abrir o jogo pela primeira vez, o jogador é apresentado à possibilidade de ligar o leitor de tela e ativar as opções de acessibilidade diretamente na tela inicial.

Isso é incrível, pois oferece autonomia para aqueles que não conseguem navegar pelas configurações padrão do jogo ou não conseguem encontrar as opções de acessibilidade.

Quando acessa o menu de acessibilidade do jogo, o jogador pode conferir as predefinições de acessibilidade. Ele traz opções padrão para pessoas com deficiência na visão, audição ou motora.

Elas podem ser personalizadas a qualquer momento nos menus de configurações do jogo. Essas são, sem dúvida, ótimas primeiras impressões.

Via Gamemaker

Legendas

The Last of Us Part 1 oferece diversas opções de legendas que são especialmente úteis para pessoas com dificuldade de atenção ou com deficiência auditiva que dependem principalmente das legendas para acompanhar o jogo. As opções incluem:

  • escolha de fonte e cor das legendas;
  • exibição dos nomes dos personagens nos diálogos;
  • cores distintas para cada nome de personagem;
  • fundo preto, que ajuda a aumentar o brilho e definição entre as legendas e o jogo;
  • setas nos cantos das legendas que apontam para o lado do personagem que está falando;
  • opção que permite filtrar as legendas para mostrar apenas diálogos da história ou diálogos de combate também.

Há uma grande variedade de opções disponíveis, embora a falta de uma opção para destacar termos ou palavras-chave nos diálogos possa ser um ponto a ser melhorado. No geral, as legendas são bastante funcionais e eficientes.

Áudio

Além das opções convencionais de controle de volume dos diálogos, músicas e efeitos sonoros, há também uma opção para o modo mono de áudio no jogo.

Essa configuração reproduz todos os sons emitidos pelo jogo por apenas um dos lados dos fones de ouvido ou caixas de som.

Embora possa parecer incomum, essa função permite que pessoas que possuem perda auditiva unilateral possam ouvir todos os efeitos sonoros do jogo.

No que diz respeito às opções de som, há uma ampla variedade de configurações voltadas para pessoas com deficiência visual.

Via Olhar Digital

Leitor de tela

A função de leitura de texto é um software que permite a leitura narrada dos menus, inventários, rodas de armas, placas nos cenários, itens encontrados, tutoriais, cartas e outros textos presentes no jogo acessível.

Essa função foi desenvolvida com o intuito de ajudar jogadores com deficiência visual ou baixa visão, e funciona de maneira excelente.

Dessa forma, tornando o jogo mais dinâmico e facilitando o combate ao permitir que o jogador saiba rapidamente a quantidade de munição disponível, a durabilidade dos objetos de combate corpo a corpo e a arma atualmente empunhada.

Além disso, essa ferramenta também pode ser usada para verificar o status do personagem.

Audiodescrição

Após muito aguardo, a Sony finalmente lançou seu primeiro jogo com audiodescrição para pessoas com deficiência visual, em parceria com a Descript Video Works. Essa é uma empresa especializada na criação de audiodescrições para filmes e séries de TV.

Embora a audiodescrição esteja presente apenas nas cutscenes, ela funciona de forma excelente, fornecendo informações detalhadas e precisas sobre o que está acontecendo na tela.

No entanto, é importante destacar que as cenas in-game não possuem narração, o que pode deixar o usuário dessa ferramenta perdendo informações importantes da história em alguns momentos.

No geral, a descrição das cenas é bem completa e não interfere nos diálogos do jogo acessível.

Outros elementos, como descrição cenográfica, botões alternativos e remapeamento mostram a preocupação de The Last of Us em ser um game inclusivo e totalmente acessível.

 

Fonte: TecMundo

Imagens: Olhar Digital, Gamerview, G1

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