Curiosidades

Triste história por trás dessa foto histórica da 2ª Guerra Mundial

0

A fotografia é, de fato, uma das melhores invenções de todos os tempos. Graças aos registros feitos por câmeras, podemos manter vivas fisicamente algumas memórias por vários e vários anos. Por causa da foto, hoje, compreendemos melhor o nosso passado e podemos analisar a grande evolução científica com o passar dos anos. E como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras.

Contudo, fotos históricas podem nos causar arrepios por conta do seu conteúdo tão errado. Dessa forma, por mais chocante que seja, entendemos que aqueles fatos registrados realmente aconteceram.

Nossa história está cheia de registros que ficaram marcados e mostram fatos realmente tenebrosos. Uma delas é a chamada “O Último Judeu em Vinnitsa”, foto da época da Segunda Guerra Mundial.

Foto histórica

History

O registro foi feito em 1941 na cidade de Vinnitsa, na Ucrânia. Nela, vê-se um homem de origem judaica sendo morto por um oficial nazista à beira de uma vala cheia de corpos. A vítima executada nunca foi identificada.

Como praticamente tudo, existe uma história por trás desse registro. Em junho de 1941, a Alemanha nazista invadiu a Ucrânia. Nesse período, as unidades de assassinato em massa Einsatzgruppen C e D, bem como unidades SD (Serviço de Segurança da SS), assassinaram centenas de milhares de judeus. Além deles, eles também mataram dezenas de milhares de outros cidadãos suspeitos de serem comunistas ou funcionários do governo soviético.

Essa ocupação pelos alemães em Vinnitsa começou no dia 19 de julho de 1941. Desde então, os judeus da cidade foram forçados a usar uma braçadeira de identificação com a Estrela de Davi, e suas propriedades foram confiscadas.

Como se isso já não fosse ruim o bastante, eles foram confinados em áreas específicas da cidade. Com isso, vários deles foram obrigados a fazer trabalho escravo. Aproximadamente um ano depois, a maior parte dos judeus em Vinnitsa tinha sido assassinada.

A foto chamada “Último Judeu de Vinnitsa” foi adquirida por Al Moss, um judeu polonês, em maio de 1945, depois de ele ter sido libertado do campo de concentração de Allach pelo Exército dos Estados Unidos.

Em 1961, na época em que ele morava em Chicago, Al entregou o registro para uma agência de notícias. Ele fez isso porque queria que as pessoas soubessem o que aconteceu na época com Adolf Eichmann, que estava sendo julgado na por ter sido um dos organizadores do Holocausto.

Impressionantes

Você sabia

Cada registro histórico tem sua importância por um motivo diferente, mas o que une todos eles é sua importância e o fato de que todos têm uma história por trás. Como a foto desse soldado ajudando um menino a atravessar o Muro de Berlin em 1961.

Pouco antes de o Muro de Berlim ser construído, já havia uma cerca de arame farpado, que restringia os dois lados da capital. Desse modo, ninguém possuía permissão para atravessar, independentemente da idade, estado de saúde ou qualquer outro motivo. Contudo, aqui, vemos o momento em que um soldado arrisca tudo que possui para ajudar esse menino.

Blasting news

Outro registro histórico é esse de 1981 com Pablo Escobar e seu filho em frente à Casa Branca. Ao longo de sua vida, Pablo Escobar foi um dos líderes de cartéis mais famosos e ricos do século XX. Dessa forma, já que ele ganhava mais de U$ 400 milhões por semana, ele se dava ao luxo de viajar com a família. Ainda não se sabe como ele chegou aos Estados Unidos, mas sendo um dos mais procurados do mundo, ter uma foto na frente da Casa Branca não é para qualquer um.

Spartacus educational

A Segunda Guerra Mundial foi um período bastante tenebroso em nossa história, e os registros dessa época mostram isso. Como essa foto de crianças usando máscaras de gás. Durante a Segunda Guerra Mundial, a blitz de Londres, realizada pela Alemanha, quase destruiu a cidade.

De 7 de setembro de 1940 a 11 de maio de 1941, os nazistas atacaram incansavelmente a cidade, fazendo com que muitos londrinos passassem a morar no subsolo. Depois disso, a ameaça da guerra química levou as pessoas a usarem máscaras de gás em suas rotinas. E como uma forma de proteção, até as crianças começaram a usar as máscaras.

Fonte: History

Imagens: History, Você sabia, Blasting news, Spartacus educational

4 descobertas notáveis que revolucionaram a medicina

Artigo anterior

É possível simular um buraco negro?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido