Curiosidades

IA dá cores para fotos de séculos passados

0

Lorenzo Folli e Olga Shirnina do Mystery Scoop criaram uma compilação de retratos de fotos do século 19 que foram restaurados digitalmente. Para isso, eles usaram um software de inteligência artificial.

Essas mudanças são mostradas ao público de uma forma muito sutil. A câmera permanece em cada uma das imagens e podemos vê-las se desenrolar lentamente.

Foto: YouTube/ Mystery Scoop

“Reunimos uma coleção de retratos do século 19 que parecem ganhar vida à medida que deslizam pela tela. Os retratos receberam uma rápida restauração, colorização e alguns movimentos faciais, usando algumas das mais recentes ferramentas em tecnologia de IA”, disseram no YouTube.

O portal Dusty Old Thing aponta que esse tipo de produção pode fazer as pessoas olharem a história de uma maneira nova. Além disso, caso todas as fotos pudessem ser restauradas dessa forma, segundo o portal, as pessoas poderiam se sentir diferentes sobre elas, inclusive podendo observá-las por mais tempo.

Foto: YouTube/ Mystery Scoop

De qualquer forma, a expectativa é que a resposta positiva inspire o Mystery Scoop a continuar realizando restaurações de imagens do século passado.

Veja no vídeo abaixo outras imagens restauradas pela equipe:

Site permite que você “dê vida” a fotos antigas

Foto: MyHeritage

Anteriormente, a empresa MyHeritage, que oferece melhorias automáticas de fotos por meio de IA, ofertou um serviço que conseguia fazer com que pessoas em fotos antigas se mexessem.

A empresa consegue criar um pequeno vídeo, que parece ter sido gravado enquanto a pessoa posava para o retrato.

Chamada de Deep Nostalgia, a ferramenta cria vídeos parecidos com o recurso Live Photos no iOS, em que alguns segundos de vídeo são gravados e salvos antes de você tirar a foto. 

No entanto, enquanto o Live Photos tem como objetivo te  ajudar a encontrar o enquadramento perfeito, a Deep Nostalgia deseja dar vida a fotos que não foram capturadas por um smartphone moderno.

Processo e resultado

Foto: MyHeritage

O processamento é totalmente automatizado. Os usuários apenas precisam subir uma foto no site do MyHeritage, onde ela será aprimorada, para melhorar a qualidade final da animação, e também para facilitar o trabalho do algoritmo de deep learning (criado por uma empresa chamada D-ID). 

A orientação que a pessoa está na foto é analisada para determinar a direção da cabeça e dos olhos. Logo em seguida, é selecionado um vídeo moderno de uma pessoa fazendo movimentos faciais para guiar a animação.

Os resultados são considerados bastantes realistas e conseguem preservar a estética da foto original. Além disso, eles ajudam a passar a sensação de que aquele vídeo foi gravado enquanto a pessoa era fotografada.

No entanto, a Deep Nostalgia tem suas limitações. Em uma foto com muitos elementos, os usuários precisam selecionar apenas uma pessoa para ser animada. Isso porque a ferramenta não consegue mudar todos ao mesmo tempo. A animação também só funciona com o rosto das pessoas.

Vale lembrar que o MyHeritage permite montar a árvore genealógica da família. O serviço é útil para quem deseja manter registrado, em um sistema online, a linhagem familiar.

Além do site, o MyHeritage pode ser utilizado por meio de aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS).

No aplicativo há a opção de compartilhamento, o que permite que qualquer participante adicionado à família possa visualizar a árvore genealógica. A pessoa também poderá adicionar novos membros e dados.

Por fim, é preciso destacar que o site MyHeritage exige que os usuários se cadastrem antes de usar o Deep Nostalgia. Mas uma vez que você se cadastre pode animar até cinco fotos diferentes de graça. Após isso, será preciso pagar uma assinatura para dar vida a mais fotos.

Fonte: Dusty Old Thing, Giz Modo

Ele foi abandonado pelos pais por conta da sua aparência

Artigo anterior

Cobra engolindo um ovo “gigantesco” é registrado em vídeo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido