Notícias

Turista alemão morre após assalto em Recife

0

Morre mais um turista alemão ferido durante um assalto que aconteceu em Recife. A notícia foi confirmada na última terça-feira, dia 14, e existiam esperanças de que ele se recuperasse dos ferimentos no hospital, onde estava desde quinta-feira, dia 8.

A violência da cidade contra estrangeiros e pessoas que chegam ao Brasil para passear não é incomum, e, muitas vezes, gera vítimas fatais, como foi o caso de Werner Duysen Gurkasch, de 81 anos, como foi identificado.

Ele passeava com seu marido, agora viúvo, Wolfgang Duysen Gurkasch, de 79 anos. Ambos estavam no Brasil para férias, e andavam próximos do bairro de Santo Antônio.

Via G1

Após o acontecimento, o viúvo prestou cerca de duas horas de esclarecimentos para a polícia, e a corporação não liberou imagens nem trechos dos documentos do que o turista informou.

Os idosos passeavam pela capital após desembarcarem de um cruzeiro, e estavam próximos do Porto de Recife. Outros estrangeiros também desceram na cidade para aproveitar a rota pernambucana.

Não existem detalhes de como aconteceu a abordagem. Indicações apontam que o roubo levou apenas celulares e óculos. Entretanto, o turista alemão idoso teria sofrido violência durante o assalto com uma faca. Posteriormente, confirmou-se que ele tinha ferimentos em outros lugares do corpo.

A morte recebeu confirmação da delegada Polyanne Farias, da Diretoria Integrada Especializada (Diresp) da Polícia Civil. Ele estava no Hospital Santa Joana, no Centro do Recife, sendo tratado e aguardando melhora no quadro. Infelizmente, não resistiu.

Sem informações

Os portais de notícia não conseguiram entrar em contato com o Hospital Santa Joana para saber mais sobre o turista alemão, pois não existia autorização de repasse das informações do caso.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) tinha confirmado que o homem havia sido apenas esfaqueado. Entretanto, a delegada informou que não conhece a real extensão da violência, pois existiam ferimentos na cabeça também.

O caso segue como latrocínio consumado, mas sem confirmação de esfaqueamento ou de outras formas de abordagem mais violenta. Acredita-se que as vítimas foram cercadas e intimidadas. Os suspeitos se comunicaram em inglês, mas eles não pareceram entender.

O modus operandi também indica que a violência física é comum nesses casos, com uso de armas brancas ou de fogo. Nenhum tiro foi disparado.

Via G1

Suspeitos de matar o turista alemão

Na terça-feira, 13, um homem foi preso pelo crime e acabou confessando que estava envolvido. A identificação é Jonas Félix de Souza, de 27 anos. Além disso, outro suspeito foi detido, Roberval de Souza Júnior, mas não existem informações se ele era cúmplice ou teria participação no assalto do turista alemão.

No dia da confirmação do óbito, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou, na audiência de custódia, que Jonas Félix de Souza e Roberval de Souza Júnior tiveram prisão em flagrante e ordem de prisão preventiva.

Ambos seguiram para o Centro de Triagem e Observação Criminológica professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

A delegada que avalia o caso afirmou, em entrevista, que seguirá com o caso de roubo seguido de morte. Também confirmou que existem outros crimes como parte da investigação dos suspeitos. Após o ataque, o principal participante foi preso enquanto praticava outro roubo.

No total, podem existir mais três pessoas envolvidas no crime que levou o turista alemão a óbito. O crime segue como receptação de objetos, por não existirem outras motivações e possível modo de operação.

A prisão em flagrante aumenta a pena dos envolvidos, por terem agido em conjunto. Outros roubos também reforçam a pena, uma vez que uma senhora foi vítima também, acompanhada da filha adolescente.

Não existem mais informações sobre como o viúvo da vítima alemã irá prosseguir após o caso, mas espera-se que tenha um encerramento quanto antes, pela confissão dos suspeitos e prisão preventiva até julgamento.

Por meio de nota, o Porto do Recife lamenta a morte de Werner Duysen Gurkasch, que desembarcou do navio Norwegian Star no Terminal Marítimo de Passageiros.

 

Fonte: G1

Imagens: G1

Quanto custa o panetone mais caro do mundo?

Artigo anterior

Rússia falha com ataque de drones à Ucrânia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido