Curiosidades

Rússia falha com ataque de drones à Ucrânia

0

O ano de 2022 ficou marcado por muitas coisas e uma delas é a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Diariamente acompanhamos o que está acontecendo no confronto entre os dois países, o posicionamento dos aliados e esperando que isso acabe o mais rápido para poupar vidas que estão sendo perdidas.

A Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro. Isso aconteceu depois de uma série de tensões entre os dois países que aconteciam há meses. Um dos principais motivos para a ação de Vladimir Putin foi a aproximação da Ucrânia com a Otan e a União Europeia. De acordo com o presidente russo, isso poderia colocar em risco a soberania do seu país e isso era inadmissível.

Com a entrada da Ucrânia na Otan, os países aliados poderiam fortificar o país com forças militares, o que também poderia representar uma ameaça à Rússia. Diante de todos os tristes acontecimentos e avanço dos combates em campo, estima-se que milhares de pessoas já tenham perdido suas vidas nos confrontos.

Recentemente, um novo acontecimento chamou a atenção do mundo. Dessa vez a Ucrânia fez um contra-ataque à Rússia e os Estados Unidos se posicionaram de forma um tanto preocupante.

O abate aos drones da Rússia na Ucrânia

Recentemente, as forças da Ucrânia derrubaram 13 drones dos inimigos russos. Segundo as autoridades do país, esse foi o primeiro ataque utilizando o aparelho tecnológico na capital em semanas. Diante de todo o acontecimento, os Estados Unidos consideram mandar um avançado sistema de defesa aérea Patriot para ajudar a combater ataques desse tipo.

Vitali Klitschko, prefeito de Kiev, revelou que algumas explosões teriam abalado o distrito central de Shevchenkivskyi. Essas ainda danificaram dois prédios administrativos de forma que ele não revelou, mas que causa um certo tipo de preocupação a todos. Um alerta de ataque aéreo foi suspenso três horas antes do começo.

O chefe da administração militar de Kiev, Serhii Popko, confirmou a destruição de 13 drones. Em um distrito de Kiev, as pessoas relataram ter ouvido um som de um drone Shahed iraniano, conhecido por seu barulho extremamente alto, seguido por uma explosão em um prédio bem próximo de suas casas.

“Eu estava na cozinha – ouvi tudo – ouvi o zumbido e corri para o banheiro”, disse Yana, de 39 anos, que estava se arrumando para o trabalho. Algumas janelas do prédio descrito foram quebradas. Além disso, partes do telhado foram espalhadas na neve com tijolos e demais detritos. Na ocasião, foi possível ver moradores agasalhados do frio checando os danos após o ataque. Segundo eles, ninguém foi ferido nesse ataque.

O ataque e a defesa

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro, diversos ataques foram feitos. No entanto, no ataque de drones recente, o país agressivo não obteve sucesso. A operadora de rede da Ucrânia confirmou que as instalações de energia não sofreram dano no ataque.

Além disso, Yuriy Ihnat, porta-voz da força aérea ucraniana, confirmou que o ataque foi programado para quando estivesse escuro, pois assim seria mais difícil abater os drones. “As defesas aéreas funcionam bem”, disse. “Treze drones foram abatidos”.

“Muito bem, estou orgulhoso”, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy em uma breve mensagem de vídeo. O país já recebeu sistemas de defesa aérea do Ocidente, inclusive dos Estados Unidos. O Patriot é um dos mais avançados do mundo.

O país norte-americano disse que irá fornecer o sistema para o país atacado. No entanto, ele teme que a Rússia faça ataques em massa após o recebimento da ajuda oferecida pelos Estados Unidos.

Fontes: CNN Brasil; Brasil Escola

Turista alemão morre após assalto em Recife

Artigo anterior

4 aeroportos brasileiros estão entre os 10 melhores do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido