Curiosidades

Veja 7 mistérios espaciais que são inexplicáveis

0

Se você é fã de mistérios espaciais, certamente vai gostar de conhecer esses eventos inexplicáveis pela ciência. O espaço é cheio de incógnitas, mas algumas são mais interessantes, e até mesmo assustadoras, que as outras.

Nossa espécie vem aprendendo muito com observações e estudos, no entanto, nem tudo pode ser explicado a partir de telescópios. Por isso, se você gosta de mistérios especiais, conheça alguns que não possuem explicações muito sólidas:

7 mistérios espaciais inexplicáveis

1. Buracos negros

Os buracos negros são conhecidos como a areia a movediça do universo. Quando são formados, por uma estrela gigante colapsando, implodem em uma área de gravidade tão intensa que suga até mesmo a luz do seu redor.

No entanto, mesmo que conheçamos a teoria, não é possível ter uma noção prática de como ela se aplica, pois não podemos ver um. Eles são invisíveis aos nossos telescópios atuais, e, por isso, apenas imaginamos como é o interior de um buraco negro e por que ele se comporta dessa forma.

2. O vazio gigante

Via Pexels

Enquanto isso, outro dos mistérios especiais que enfrentamos na teoria é o vazio gigante. Não se trata de um buraco no espaço, mas sim um ambiente com total ausência de tudo. Sem matéria, nenhuma delas.

Diferente do buraco negro, o vazio permite que a luz passe através dele, e cientistas acreditam que possa ter energia acumulada. No entanto, não é possível verificar essa aplicação prática, pois não podemos alcançar esse mistério, que possui apenas 1,3 bilhões de anos-luz de diâmetro.

3. Matéria escura

Outro conceito que também é um mistério para a ciência é a matéria escura, que seria o pilar para obtermos algumas respostas do universo. Na teoria, ela seria um elemento que compõe parte do espaço cósmico.

Basicamente, é como seu nome indica. Trata-se de uma matéria escura, que não pode ser identificada de fato, e equilibra o universo junto com a matéria que conhecemos e estudamos.

Especialistas acreditam que 27% do universo é formado por essa matéria escura, mas não sabemos muito mais sobre esses buracos e como eles se comportam.

4. Energia escura

Enquanto isso, um dos mistérios espaciais que não podem ser explicados ainda é a energia escura, que acompanha a matéria escura. Acredita-se que 68% do universo seja composto dela.

Inclusive, pode estar nos cercando agora mesmo, ao contrário da energia “normal”, que representaria apenas 5% do universo. Essas porcentagens também são algo inexplicável, pois não pode ser vista ou estudada, mas existe.

Via Pexels

Assim como a matéria escura, não se sabe muito sobre esse elemento. A hipótese dos cientistas é que ela está por trás da expansão crescente do universo. Por outro lado, a matéria escura retardaria o processo em perfeito equilíbrio.

Parte do que conhecemos até o momento é por meio da radiação cósmica de fundo, uma radiação térmica que se formou no Big Bang, quando átomos de hidrogênio surgiram.

5. O Grande Atrator

Além disso, um dos mistérios especiais que são desconhecidos na prática é o Grande Atrator, uma força que está a 220 milhões de anos-luz de distância, mas consegue arrastar toda a nossa galáxia.

Desde o Big Bang, o universo inteiro está em expansão, o que justifica o movimento da galáxia na direção para onde vamos. No entanto, mesmo com a teoria, não é possível explicar como essa anomalia funciona e por que ela é tão forte como atrator no universo.

Alguns cientistas indicam que se trata de uma atração gravitacional forte, que teria a matéria escura como causa. Outros afirmam que a própria galáxia, a Via Láctea, não permite que nossa visão alcance esse grande atrator, impedindo de aprender mais sobre ele.

6.  A lua misteriosa de Saturno, “Peggy”

Saturno é conhecido por seus corpos celestes, mas uma pequena lua misteriosa cresceu e não pôde ser explicada. A sonda Cassini, da NASA, captou imagens em 2013 de uma perturbação astronômica.

Uma foto dos anéis indicou uma nova lua se formando, a Peggy. Isso poderia ser mais um capítulo na história dos mistérios especiais. É um jeito de pensar sobre o espaço-tempo e como ele se move para criar novas coisas.

No entanto, a sonda começou a cair aos pedaços e não foi capaz de atualizar os status da lua Peggy.

Via Pexels

7. KIC 8462852

Por fim, um dos mistérios espaciais que mais intrigam os cientistas é a estrela KIC 8462852, uma anomalia sem solução. Ela está a 1.500 anos-luz de distância.

O que chama tanto atenção nessa estrela é o que está no caminho dela. Cerca de 20% da luz que a estrela emite não pode ser vista do nosso ponto de vista.

No entanto, os cientistas não acreditam que seja um planeta, pois nem Júpiter seria capaz de bloquear 1% da luz, que dirá todo esse valor. Por isso, a estrela KIC 8462852 é um mistério inexplicável para a ciência.

 

Fonte: Hypescience

Imagens: Pexels, Pexels, Pexels

Covid-19 matou 15 milhões a mais de pessoas até o fim de 2021, diz estudo

Artigo anterior

Por que os casais começam a ficar “iguais” com o tempo?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido