Natureza

Vídeo bizarro mostra polvo acordando de um pesadelo

0

Você já viu um polvo com pesadelo? É isso que cientistas observam em um novo estudo, verificando o comportamento incomum desse animal. Em vídeo, eles capturam o que parece ser o polvo acordando de um sonho ruim.

O cefalópode, chamado Costello, foi alvo de estudos durante 24 horas em um laboratório da Universidade Rockefeller em Nova York. A pesquisa durou um mês, de forma ininterrupta.

Em quatro ocasiões, o animal parecia ter acordado repentinamente, como se estivesse assustado. Além disso, também apresentava movimentos de defesa antipredadores, mudando de cor e agitando os tentáculos.

O relatório, que saiu na semana passada, afirma que os pesquisadores nunca tinham visto esse comportamento antes.

Em dois momentos, o polvo com pesadelo liberou tinta preta na água, sua tática mais comum para escapar dos predadores, embora não existisse nenhum.

Além disso, seu comportamento indicava que ele estava sofrendo temporariamente. Segundo os cientistas, é uma resposta para pesadelos.

Eric Angel Ramos, um dos pesquisadores responsáveis, disse que foi estranho, pois o animal parecia estar com dor, embora não existisse razão para isso. No entanto, minutos depois ele se recuperava e continuava seu dia.

Quando Costello chegou ao laboratório, ele vinha de um ambiente selvagem, onde se machucou gravemente, incluindo a perda de dois de seus tentáculos. Por isso, os cientistas apostam que o polvo com pesadelo pode estar revivendo esses momentos.

Comportamento padrão

Existem observações de outros animais que reagem com hipersensibilidade após um evento traumático. Assim, o polvo Castello pode estar tendo um comportamento padrão em resposta às suas memórias.

No entanto, o estudo não possui revisão ainda, e está em fase de discussão sobre a descoberta de uma possível experiência de sonho em criaturas marinhas.

Por outro lado, um dos coautores do estudo observou que seria difícil estudar a atividade cerebral de um polvo, algo essencial para determinar se são sonhos ou pesadelos. Afinal, não teria como colocar eletrodos nesses animais.

Pesquisa

Pesquisas com polvos estão em desenvolvimento desde 2021, especialmente sobre seu sono. Cientistas encontraram evidências de um ciclo de sono semelhante ao humano.

Além disso, descobriram que a cor da pele dos animais mudava conforme o movimento dos olhos durante o sono, assim como acontece com os humanos, mas sem a camuflagem.

Por outro lado, um especialista sem envolvimento no caso diz que o polvo com pesadelo pode ter outra explicação.

Robyn Crook, professora associada de biologia na Universidade Estadual de San Francisco, disse que o comportamento desse animal pode ser devido à senescência, um fenômeno quando o corpo de um polvo começa a se deteriorar antes da morte.

Via Science Alert

Segundo o relatório, Castello morreu alguns dias após manifestar esses comportamentos.

A especialista afirmou que os movimentos registrados em vídeo parecem ser falta de controle motor. Assim, não exclui essa possibilidade, embora um polvo com pesadelo seja mais impressionante.

Nesse caso, os autores do estudo afirmam que não existem formas de ter um resultado conclusivo até estudarem a fundo como esses animais funcionam.

Além disso, os episódios foram passageiros, de forma que se recomenda ter mais cobaias e avaliá-los 24 horas por dia usando câmeras, para registrar possíveis eventos relacionados a memórias traumáticas.

Seja como for, a comunidade está avaliando, curiosa, sobre essas criaturas inteligentes e misteriosas.

 

Fonte: Science Alert

Imagens: Science Alert

Marsupiais são bem mais evoluídos do que outros mamíferos, inclusive humanos

Artigo anterior

Esse pode ser o motivo pelo qual estimulação magnética pode aliviar a depressão

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido