Curiosidades

Você fica cansado depois de uma reunião online? Cientistas descobrem o motivo da fadiga e como evitá-la

0

Quem nunca teve o pensamento de que uma reunião poderia ter sido somente um e-mail? Mesmo que isso já fosse comum, com a pandemia do covid-19 aconteceu um aumento nos números de reuniões de trabalho, especialmente porque as pessoas estavam trabalhando de forma remota. Com isso, veio também um novo problema social: a fadiga que essa videochamadas causam.

Seja qual for o modelo de conferência de trabalho escolhido, eles causam o que se chama de “fadiga do Zoom”. O nome se refere a um dos programas que foram mais usados para fazer esse tipo de reunião.

Essa tendência não é somente um senso comum, tanto que o estudo feito pelos acadêmicos da Universidade de Galway, na Irlanda, a confirmou. Além disso, esse estudo também descobriu que as pessoas que participam dessas reuniões ficam ainda mais cansadas quando se veem na tela.

Para chegar a essa conclusão, o professor Eoin Whelan, da Escola de Negócios e Economia, fez uma análise através do monitoramento eletroencefalográfico (EEG) de 32 voluntários, sendo 16 homens e 16 mulheres. Eles participaram de uma reunião por Zoom ao vivo tendo o modo de autovisualização ativado e desativado em reuniões diferentes.

Fadiga

Valor

Através do EEG, que consegue registrar a maneira da atividade espontânea no cérebro através de eletrodos colocados na cabeça, o professor notou que os níveis de fadiga eram maiores quando os voluntários viam sua própria imagem na reunião.

Segundo estudos anteriores, que se basearam em relatos pessoais tirados de entrevistas e questionários abertos, as mulheres tinham mais fadiga do Zoom do que os homens. O que se pensou para explicar essa diferença entre os gêneros foi uma autoconsciência maior das mulheres sobre sua aparência quando se veem em um espelho.

Contudo, o estudo feito pela Universidade de Galway veio contradizer essa hipótese vista anteriormente, constatando que não foram vistas diferenças significantes no nível de fadiga neurofisiológica entre homens e mulheres.

Conforme um comunicado no site da universidade, essas descobertas foram comemoradas como sendo uma coisa fundamental para estabelecer boas práticas para conseguir proteger o bem-estar dos funcionários das empresas nessa era do trabalho híbrido e remoto.

“Nosso estudo mostra que a sensação de cansaço que você sente durante as videochamadas é real, e ver seu próprio reflexo torna tudo ainda mais cansativo. Simplesmente desligar a imagem espelhada pode ajudar a compensar o cansaço em reuniões virtuais”, disse Whelan.

Produtividade

Swile

Com ou sem fadiga na reunião, uma coisa que se espera dos funcionários é produtividade. E quando as pessoas trabalham de casa isso pode ser um problema.

Mesmo que muitas pesquisas digam que trabalhar de casa diminui o stress e aumenta a produtividade, fazer a própria casa de escritório exige mais responsabilidade e organização das pessoas. Isso para que a procrastinação não seja maior do que a produção. Para isso, existem algumas coisas que podem ser feitas.

Não trabalhar no quarto

A ideia de trabalhar no quarto pode até parecer boa. Mas, na realidade, o lugar pode prejudicar bastante na produtividade. Isso porque, quando trabalhamos no quarto, o nosso cérebro pode manter uma agitação, mesmo quando for a hora de descansar, já que o lugar não mudou. E isso pode acarretar em ansiedade e dificuldades para dormir.

O ideal é separar um canto na casa para ser o lugar de trabalho. E variar a rotina pode ajudar na produtividade.

Não comer em frente ao computador

Vários estudos já mostraram que esse hábito faz engordar. Mas além disso, ele é péssimo para a mente das pessoas. Isso porque, normalmente, já se passa o dia todo em frente ao computador para fazer o trabalho. Então, a hora de comer tem que ser um momento para relaxar.

Comer na mesa de refeições, de preferência longe do computador, é uma pausa fundamental e necessária. Depois disso, a volta para o trabalho será muito melhor e a mente estará descansada.

Estipular regras

O home office é sinônimo de liberdade. Mas para que essa liberdade aconteça, a pessoa tem que ter bastante responsabilidade. Se você é uma pessoa desorganizada e que tem que ter alguém cobrando o trabalho, provavelmente o home office não é uma realidade para você.

Para que a produtividade aconteça é importante ter um controle diário do que se tem que fazer e listar as tarefas.  E conforme as tarefas vão sendo cumpridas, risque as mesmas da lista. Isso dará uma visualização de todo o trabalho feito. Além de ser importante ter o horário de trabalho bem determinado.

Organizar área de trabalho e iluminação

Isso diz respeito tanto ao computador onde se trabalha, quanto à mesa. Mesmo se você for uma dessas pessoas, que diz se achar na própria bagunça, ter uma mesa organizada aumenta a produtividade.

Além da organização, ter um iluminação boa, em sua área de trabalho, faz toda a diferença. É recomendável que o computador esteja perto de alguma janela e que a luz do sol entre no escritório.

Se você ficar muito tempo em um lugar com a iluminação ruim, sua visão pode ser prejudicada. Além de isso também afetar a concentração.

Fonte: Folha de Pernambuco

Imagens: Valor, Swile

O que comer para ativar o metabolismo e perder peso depois dos 50 anos

Artigo anterior

O filtro de linha pode substituir o estabilizador?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido