• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Você não vai acreditar quando descobrir quem cavou esse túnel de 10 mil anos

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      08/05/18 às 15h04

A natureza está sempre nos surpreendendo com suas maravilhas, mas por outro lado, não seria uma surpresa tão grande assim encontrar vestígios incríveis que revelam detalhes do nosso passado. Isso porque pesquisadores estão sempre atentos aos mais minuciosos pontos, na expectativa por descobrir mais sobre como era a vida há milhares de anos atrás. E conseguiram mais uma vez! Foram encontrados em território brasileiro, túneis que remontam a 10 mil anos atrás.

Esses túneis são enormes e poderiam muito bem ter sido escavados por nossos ancestrais. No entanto, os cientistas duvidaram da hipótese, considerando que eles talvez não tivessem ferramentas necessárias para isso. A primeira vez em que os rumores de tais cavernas foram investigados, foi no ano de 2010, por Almicar Adamy, geólogo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Naquele período ele estava trabalhando em um levantamento regional no estado de Rondônia. Perguntando a moradores locais, conseguiu chegar até o local onde se encontra um enorme túnel, próximo à fronteira boliviana. Inicialmente, não conseguiu estudar profundamente o local, visto que não havia conseguido contato com o dono das terras. No entanto, uma rápida inspeção comprovou que aquilo não foi trabalho de um processo geológico natural. Segundo ele: "Eu nunca tinha visto nada como isso antes. Realmente chamou minha atenção. Não parecia natural".

O que era o túnel, afinal?

Poucos anos antes, outro geólogo, Heinrich Frank, já havia encontrado um túnel semelhante nas proximidades. Ao examinar um pouco mais a fundo, percebeu que ele tinha cerca de 5 metros e apresentava marcas por todo o teto, do que poderiam ser garras. Assim como o colega, foi incapaz de encontrar explicações geológicas naturais para o buraco gigante. Ele passou a acreditar então, que poderia ter sido escavada por preguiças gigantes.

Segundo o geólogo: "Para a maioria dos vertebrados fósseis, você tem apenas os ossos e nenhuma pista sobre sua vida, como eles se comportam, se vivem sozinhos ou em grupos, etc. É muito raro, em paleontologia, ter esse tipo de informação sobre um animal  de espécie extinta". Acrescenta: "Esta é a principal razão pela qual as paleotocas (como são chamados esses túneis) são tão importantes. Além disso, nos dão um pouco de informação sobre distribuição e abundância de certos animais com hábitos diferentes".

A verdade é que há uma enorme variedade de complexos de paleotocas espalhadas pelo Brasil e por outros países da América do Sul. Alguns deles tem apenas um túnel, enquanto outros apresentam até 25 deles. Grande parte deles podem ser explorados e os pesquisadores concluíram que os maiores podem alcançar até 60 metros de comprimento. Apenas para que você tenha noção, já foram encontradas cerca de 2 mil tocas e os cientistas acreditam que elas possam ter entre 8 e 10 mil anos.

A partir de tais informações, acredita-se que os túneis foram realmente cavados por preguiças gigantes, a exemplo da Glossotherium ou Scelerodotherhium, que foram muito comuns pelas Américas. De acordo com Frank: "Precismos descobrir os padrões. Estamos começando a entender isso melhor. E a partir daí poderemos inferir melhor quais tipos de animais diferentes estavam cavando-os".

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+