O termo Quiromancia origina-se do grego cheirós que significa "mãos". Essa palavra se destina à nomeação da arte de ler mãos, com o passar do tempo recebeu influência da Astrologia e, por isso, determinadas partes das mãos possuem nomes de planetas, como Saturno, Vênus, etc.

Apesar de ter recebido um nome propriamente dito, não se tem uma origem nem data específica sobre seu surgimento, alguns historiadores acreditam que o mais provável é que tenha se iniciado na China, sendo que lá, até hoje, é usada na medicina, e no Egito.

Porém, somente com os ciganos é que essa arte se espalhou e tomou popularidade pelo mundo todo. Com certeza quando você ouve falar em Quiromancia a primeira imagem que vem à mente é a de uma cigana. Segundo a tradição cigana, apenas as mulheres do grupo podem aprender a arte da leitura de mãos, e desde pequenas aprendem esse ofício, que é passado de geração para geração. Elas também são instigadas a sair com outras mulheres do mesmo grupo a procurar pessoas que queiram saber sobre seu futuro.

A arte da Quiromancia

Para os quiromancistas, a palma das mãos são como um mapa específico de cada pessoa e nele estão gravados características desde o momento em que nascemos, indicando os caminhos futuros. Cada uma delas possui significado individual, incluindo formas, cores e temperaturas.

Quanto mais informações se obtém numa leitura mais é possível saber sobre a pessoa, tanto em relação à sua personalidade quanto à sua sorte e destino.

01.

Não apenas as características físicas, é preciso que haja também sensibilidade da parte da pessoa que faz a leitura, pois essa arte não é um manual exato sobre como se deve conduzir a vida mas, apenas um auxílio sobre como pensar suas maneiras de ser e enfrentar o mundo.

É uma atividade que, além da adivinhação, se trata do autoconhecimento e a busca pela paz interior.

Como funciona

Publicidade
continue a leitura

preto-e-branco

A arte da Quiromancia se divide em cinco etapas, são elas: tipos de mãos, linhas, montes, dedos e cores das palmas.  Nessa matéria iremos descrever resumidamente cada um deles.

Tipos de mãos

Ao todo são cinco tipos de mãos que existem, começamos as descrições pela mão elemental, que apresenta dedos curtos, achatados e a palma tem formato retangular. Essas características significam raciocínio rápido, força de vontade e instinto de liderança. É uma pessoa que gosta de praticar atividades físicas e, no amor, se entrega totalmente exigindo do parceiro fidelidade e lealdade.

mão filosófica, se trata daquelas de dedos longos, com juntas irregulares e bem marcadas, a palma é retangular e os ossos são proeminentes. Essa mão se refere as pessoas sábias, interessadas pelo futuro e seus interesses são os mais variados, tem vontade de saber sobre os mais variados assuntos, como religião, política, mistérios da vida, etc.

tipos

Já as mãos intuitivas, são aquelas de dedos longos e finos, delicada, possui uma palma estreita. São referentes as pessoas tímidas e idealistas, sonhadoras por uma vida melhor e muitas vezes podem se perder no mundo de Alice. Sendo assim, elas necessitam de alguém ao seu lado pra lhe orientar ao longo de sua jornada. Por ser bastante sensível a probabilidade de se inserir em profissões ligadas à arte é muito grande.

A quarta delas é a mão cônica, possui dedos finos de pontas arredondadas, a palma também é levemente arredondada, indica habilidades artísticas e facilidade de comunicação. em geral são pessoas organizadas, eficientes e disciplinadas no trabalho. É sensível e  romântica mas precisa de liberdade.

Por último, temos a mão quadrada, tanto as pontas dos dedos quanto a palma são retangulares, é a mais fácil de ser identificada. Mostra que é uma pessoa teimosa e não aceita opiniões alheias, nem novidades. É altamente realista, trabalhadora e não mede esforços para conquistar o que quer. Apesar de dificilmente declarar seu amor, é extremamente leal.

Publicidade
continue a leitura

Linhas

Bem, as linhas são divididas em seis, das quais três são principais e as outras três, secundárias, num geral elas indicam os significados mais importantes, sendo que quanto maior e mais nítida for, maior será sua influência na personalidade e na vida da pessoa.

As principais são: a linha da vida, indica informações sobre doenças, acontecimentos marcantes e transformações, elas podem ser curtas e fortes ou longas e claras, e a pode estar ligada à linha da cabeça. Esta, por sua vez, se refere à inteligência e memória. Podendo ser, longa, curta, forte e bem definida ou fraca com interrupções. A terceira se trata da linha do coração, é aquela que revela suas emoções, sensibilidade e amor, pode ser longa e profunda, reta ou curvada para cima.

Linhas da Mão

As secundárias são: linha de saturnolinha de apolo e a linha de mercúrio. Saturno quando forte e profunda mostra que a pessoa é auto confiante e tende a ter êxito no trabalho;quando fina e rasa, indica dificuldades pelos caminhos e necessidade de força de vontade. Apolo, quando forte, mostra gosto refinado pelas artes, e fraca, pequenas dificuldades no amor. Por último, Mercúrio diz que, quando sem cortes indica vida longa e próspera, já com cortes, são problemas com o aparelho digestivo e possíveis doenças ginecológicas.

Os montes

Montes (1)

Tratam-se dos reservatórios de energia que são concedidas pelos astros e filtradas através do dedos. Ao todo são dez montes classificados em altos, normais ou baixos. São eles: Mercúrio, SolSaturnoJúpiterMarte PassivoMarte AtivoMarteVênusNetuno e Lua.

Publicidade
continue a leitura

Os dedos

São peças-chave, são eles que revelam os segredos mais íntimos, assim como seus talentos, qualidades e defeitos. Cada um tem um significado e nome específico. O dedo mínimo é conhecido por Mercúrio, e está relacionado à intuição e capacidade de comunicação, quando longo indica facilidade de aprendizado de outros idiomas e facilidade de comunicação; curto mostra problemas de autoconfiança e íntimos.

dedos

O dedo anular ou Apolo é o da criatividade, quando longo é referente à grandes habilidades artísticas em geral; se curto, é o contrário. Médio ou Saturno, está ligado à responsabilidade, quando é longo mostra que a pessoa não abre mão de suas ideias e curte encarar desafios sem ajuda; se for curto, não é uma pessoa que gosta de viver comumente e não se adéqua à padrões e regras.

Indicador ou Júpiter, se refere ao modo como enxerga o mundo e a sociedade; longo apresenta características de uma pessoa ambiciosa; curto é alguém com capacidade de liderança. O polegar é o único que não tem nome de planeta, em compensação é o mais importante e sua forma de análise se diferencia dos demais, se possuí bastante flexibilidade, mostra que a pessoa é generosa, quando rígido, que possui uma personalidade teimosa.

Cores das mãos

cores

Divididas em duas etapas, a saúde física e a saúde emocional. A primeira, quando amarelada indica problemas no fígado e glândulas em geral; azulada, infecção nos rins que é transmitida ao sangue; avermelhada, problemas circulatórios; se com bolinhas brancas, glicose alta e diabetes.

A segunda pode ser: branca, referente à espiritualidade, uma pessoa calma; rosada, pessoa generosa, bondade; avermelhada, quente e úmida, pessoa colérica, paixão avassaladora; rude e áspera, egoísmo e ignorância; suave, indica sensibilidade e intelectualidade.

Então pessoal, gostaram da matéria? Sugestões, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Publicado em: 06/05/16 14h54