Você tem mau hálito?

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      16/06/14 às 22h39

Quando se passa muito tempo sem comer ou quando alguma coisa está errada "por dentro" é possível que as pessoas apresentem um cheiro nada agradável que vem da boca. O famoso, mas nada amado, mau hálito tem inúmeras causas e pode acontecer com todo mundo, pelo menos uma vez na vida.

Mas como saber se você está com esse problema? Os médicos explicam que uma das grandes desvantagens de quem não está com o bafo em dia é que o próprio nariz acaba se acostumando com o cheiro, o que dificulta que a pessoa note o desconforto.

Nesses momentos, se por acaso você perceber algum "movimento estranho" à sua volta, fique atento! Em caso de dúvida vale sempre perguntar a algum amigo (de verdade, que vai ser sincero) como está seu hálito.

1

No entanto, se você estiver sozinho ou se a vergonha não deixar que você pergunte a outra pessoa, há uma forma simples de checar o cheirinho da boca. Os médicos ensinam a lamber uma pequena parte do pulso e deixar que a saliva seque ali por 30 segundos. Em seguida, responda as perguntas:

- Você respira pela boca?
- Fuma?
- Bebe pouco líquido?
- Ingere bebida alcoólica mais de duas vezes por semana?
- Fica muitas horas em jejum?
- Ronca?
- Sente a boca seca com frequência?
- Nota uma camada esbranquiçada no fundo da língua?
- Tem tártaro?
- Seu intestino é preso?
- Sua gengiva sangra durante a higiene oral?
- As pessoas te oferecem balas ou chicletes com frequência?
- As pessoas se distanciam para falar com você?
- Faz mais de seis meses que não vai ao dentista?
- Faz dieta?

Se você responder sim para mais de uma dessas questões e se o cheiro no pulso não estiver lá dos melhores, é possível que algum problema esteja levando você a ter ao mau hálito. Se o quadro "negro" voltar a se repetir por um ou dois dias, então é melhor procurar um médico e investigar logo a causa do mau cheiro.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+