Câncer é um dos diagnósticos que as pessoas mais temem receber. Ele é o termo usado para um conjunto de centenas de mutações patológicas que têm um crescimento de células fora do normal e do controle. Quando o câncer não é tratado, esse crescimento exagerado celular pode levar à morte.
Com relação a essa e demais doenças, as pessoas sabem que o corpo dá sinais de que não está bem ou que tem algo errado acontecendo. Por isso é sempre bom ir ao médico regularmente. Dentre todas as especialidades, fazer exames dentários com frequência é uma coisa essencial para identificar o câncer de boca em seu estágio inicial.
No entanto, mesmo que essa ida ao dentista seja recomendável, nem sempre ela é possível, como por exemplo, no Reino Unido há uma escassez desses profissionais. Por conta disso, segundo a Oral Health Foundation, uma instituição de caridade, foi visto um aumento no número de casos de câncer de boca que são detectados já tardiamente.
Para se ter uma noção, anualmente, aproximadamente nove mil pessoas no Reino Unido são diagnosticadas com cancro da boca. Dessas, um pouco mais de três mil morrem por conta da doença.
Contudo, esse número seria bem diferente se o câncer fosse detectado de forma precoce, já que esse tipo tem uma chance de cura extremamente alta, de 90%, e através de um tratamento relativamente simples. Entretanto, quase metade dos novos diagnósticos do Reino unido já são feitos em estágios avançados da doença.
Science alert
Sendo uma pessoa do Reino Unido ou não, saber quais sinais ficar de olho é essencial para a saúde, ainda mais se uma consulta com um profissional for demorar. Os principais sintomas do câncer na boca são:
Se algum desses sintomas for percebido, é extremamente importante que a pessoa procure um médico o mais rápido possível.
Um maior risco de desenvolver o câncer de boca está relacionado com alguns fatores de estilo de vida, como por exemplo fumar e consumir tabaco de outras formas, consumir álcool e má alimentação.
Em alguns países, essa doença está associada ao papilomavírus humano (HPV) contraído através do sexo oral. Além disso, aqueles que tomam remédios para suprimir o sistema imunológico, como as pessoas que recebem transplantes de órgãos, podem ter um risco maior de desenvolver esse câncer.
Mesmo assim, o ponto mais importante é ressaltar que praticamente metade dos casos da doença são evitáveis.
Catraca livre
Como dito, câncer é um termo usado para vários tipos de doença. Justamente por isso que seus sintomas variam dependendo do caso. Um exemplo são os suores noturnos. Por mais que eles possam acontecer por conta de uma temperatura alta no quarto ou por uma coberta mais grossa, às vezes, eles podem ser um sinal de que algo não está muito certo com a saúde da pessoa, sendo uma das possibilidades de variados tipos de câncer.
Dentre os tipos de câncer que podem ter como sinal os suores noturnos estão: de cólon, reto, mama, pulmão e próstata. Além disso, a Healthline também aponta essa relação com doenças como a leucemia, câncer ósseo e de fígado.
Contudo, se uma pessoa tem suores noturnos, isso não é uma certeza de que ela tem algum tipo de câncer. Eles podem ser os efeitos colaterais de tratamentos hormonais, de uma febre, ou de alguma quimioterapia. Além disso, a transpiração também tem sua função biológica, que é manter o corpo funcionando normalmente e sem se superaquecer quando está fazendo muito calor.
Como dito, os suores noturnos podem ser os sintomas de várias coisas além do câncer. Por exemplo, uma condição chamada hiperidrose tem como causa uma transpiração imprevisível e em excesso. Além dela, o estresse também pode aparecer durante a noite e fazer com que a pessoa sue durante seu sono.
Outra condição que também pode provocar os suores noturnos é a hipoglicemia, quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos. Isso pode ser visto com mais frequência nas pessoas que têm diabetes tipo 1 ou 2.
No caso das mulheres, os suores noturnos podem ser um sintoma bem comum da menopausa. Isso porque, nessa época, o corpo delas muda de uma fase de produção de estrogênio e progesterona. E uma última coisa que também pode causar esses suores noturnos é a ansiedade.
“Suores noturnos geralmente são inofensivos, a menos que acompanhados de outros sintomas preocupantes como diarreia, febre ou perda de peso inexplicada. No entanto, é sensato consultar seu médico se seus suores noturnos persistirem”, pontuou a Mayo Clinic.
Fonte: Science alert, Mistérios do mundo
Imagens: Science alert, Catraca livre