Ciência e Tecnologia

O que são lactobacilos vivos?

0

Se você gosta de iogurtes ou bebidas lácteas com certeza já deve ter lido nas embalagens de alguns produtos: “contêm lactobacilos vivos”. Mas o que isso significa exatamente?

Estamos acostumados a ter medo das bactérias, já que elas são a causa de muitas doenças, inclusive doenças bem graves. No entanto, ter bactérias no nosso corpo nem sempre significa algo ruim, especialmente no intestino.

Para que um intestino seja saudável, ele precisa ter cerca de 10 bilhões de microrganismos por milímetro quadrado, também conhecida como flora intestinal.

Quando essa flora é diminuída por alguma razão, como alguma doença ou uso de alguns remédios, por exemplo, o órgão fica mais vulnerável a bactérias nocivas e até a digestão fica prejudicada. E aí que os lactobacilos entram.

Bactérias do bem

lacto

As bactérias do gênero lactobacillus são algumas dessas bactérias do bem, elas possuem a capacidade de recompor a flora intestinal. Elas estão presentes em alimentos como leite e iogurte frescos, mas bebidas lácteas feitas à base de leite fermentado também podem são enriquecidas com essas bactérias.

Quando ingeridas, elas chegam vivas ao intestino, por isso são conhecidas como lactobacilos vivos. Quando chegam ao intestino, os pequenos seres se reproduzem rapidamente, criando um ambiente ótimo para que outras bactérias benignas possam permanecer ali.

Além disso, os lactobacilos vivos também produzem um muco que protege aquelas pequenas dobraduras do intestino e também são capazes de sintetizar parte das vitaminas do complexo B.

5 mistérios que ninguém conseguiu explicar até hoje

Artigo anterior

Qual é a maioridade penal dos outros países?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido