10 coisas estranhas que acontecem durante a gravidez

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      15/09/15 às 20h35

Gravidez é o tempo durante o qual um ou mais descendentes se desenvolvem dentro de uma mulher. A gravidez múltipla envolve mais de uma prole, como gêmeos. A gravidez pode ocorrer por relação sexual ou tecnologia de reprodução assistida. Ele geralmente dura cerca de 40 semanas a partir da data da última menstruação e termina no parto.

Um embrião é a prole em desenvolvimento durante as primeiras 8 semanas após a concepção. Após isso o termo feto é usado até o nascimento. Um sintoma de gravidez precoce pode incluir dores nos seios, náuseas, vômitos, fome e micção freqüente. A gravidez pode ser confirmada com um teste de gravidez.

O primeiro trimestre de gravidez é o que tem o maior risco de aborto (morte natural do embrião ou do feto). O segundo trimestre é a partir da semana 13 até a semana 28. Por volta da metade do segundo trimestre, o movimento do feto pode ser sentido. Em 28 semanas, mais de 90% dos bebês podem sobreviver fora do útero se for fornecido assistência médica de alta qualidade. O terceiro trimestre é da semana 29 até a semana 40.

O pré-natal melhora os resultados da gravidez. Isso pode incluir reposição de ácido fólico, evitar o uso de drogas e álcool, exercício físico regular, exames de sangue regulares além de exames físicos. Complicações da gravidez podem incluir pressão arterial elevada, diabetes gestacional, anemia, náuseas e vômitos. Depois de 41 semanas, a gravidez é conhecida como pós prazo. Bebês nascidos antes de 37 semanas são considerados prematuros podem ter um maior risco de problemas de saúde, tais como paralisia cerebral.

Cerca de 213 milhões de gravidezes ocorreram em 2012, dos quais 190 milhões aconteceram em países em desenvolvimento e 23 milhões estavam em países desenvolvidos. Esse número representa 133 gravidezes por 1.000 mulheres entre as idades de 15 e 44 anos. Cerca de 10% a 15% das gestações terminam em aborto espontâneo.

Em 2013, as complicações da gravidez resultaram em 293.000 mortes. As causas comuns incluem sangramento materno, complicações de abortos anteriores, pressão arterial elevada, sepse materna e trabalho de parto complicado. Globalmente, 40% das gestações são não planejadas. O Ultra Curioso separou a seguir 8 curiosidades sobre a gravidez. Confira:

 

02A10V2T; Pregnant woman holding teddy bear uid 1285065

1. Três vezes mais mulheres dão à luz através de cesariana do que há 10 anos atrás. Isso representa um grande retrocesso

2. Na segunda metade da gravidez, o bebê vai urinar cerca de um litro por dia. E eles bebem a urina.

53

3. Durante o curso da gravidez, o útero se estende do tamanho de um pêssego para aproximadamente o tamanho de uma melancia. Isso é cerca de 500 vezes o seu tamanho normal.

4. Quando a gravidez chega ao fim, a placenta de uma mulher produz mais estrogênio em um dia do que uma mulher não-grávida vai produzir em três anos.

54

5. O fluido extra e a retenção de líquidos pode fazer com que as mulheres fiquem com os pés extremamente inchados. Muitas tem que calçar um número maior de sapato durante a gravidez.

6. É totalmente possível ficar grávida por um ano inteiro. A gravidez mais longa durou 375 dias.

7. As chances de nascimentos múltiplos aumentam com mães de altas ou com sobrepeso.

55

8. As mulheres grávidas realmente experimentam um aumento da sensação de olfato, que é basicamente o corpo afastando a mulher de alimentos que seriam ruins para o bebê.

9. É comum que as mulheres experimentam a mudança no tom da pele durante a gravidez. Acontece cerca de 90% do tempo.

10. As impressões digitais do bebê são formadas dentro dos primeiros três meses de gravidez.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+