10 coisas que aprendemos assistindo MasterChef Junior

POR Lucas Franco    EM Entretenimento      03/11/15 às 21h47

Para quem estava com saudade do MasterChef, a rede Bandeirantes de televisão não esperou muito para nos presentear com a versão mirim do programa, que faz muito sucesso no exterior. No MasterChef Junior, crianças de 8 a 13 anos participam da mesma competição que fez sucesso com os adultos. Aqui no Brasil, o programa continua a ser comandado por Ana Paula Padrão e a tríade de jurados que tanto se consagrou nas versões anteriores: Paola Carosella, Henrique Fogaça e o francês Erick Jacquin.

Em apenas três episódios, o programa já mostrou que veio para ficar (pelo menos até durar esta onda gourmet). E não é que as crianças foram capazes de surpreender? Nós, da Fatos, ficamos surpresos, e separamos aqui as coisas que aprendemos assistindo ao programa. Não deixe de comentar!

10 - Aisha é a nova Jiang

Aisha

Na edição anterior do programa, transmitida ainda este ano, uma participante logo se destacou dos demais pelo seu jeito tranquilo, arredio e, ao mesmo tempo, extremamente cativante. Claro, se você assistiu ao programa sabe de quem estou falando: a chinesa Jiang. Tamanho foi o sucesso da cozinheira, a Band não perdeu tempo e garantiu um lugar para ela na edição Junior. E não é que, ainda no episódio de estreia, uma outra participante se destacou (e muito) pelo seu carisma espontâneo e cativante, ganhando milhares de fãs no Twitter e centenas de comentários de que, definitivamente, Aisha é a nova Jiang. Olha só que fofura.

9 - As crianças são mais solidárias (mas não menos competitivas) que os adultos

9

Uma característica marcante na edição Junior do programa, sem sombra de dúvida, é a forma como as crianças, ainda que sejam todas oponentes, se ajudam durante as provas. Claro, isto também acontece no programa convencional, mas não de uma forma tão espontânea como é visto aqui. Elas nem pensam duas vezes: simplesmente vão até lá e oferecem o ingrediente que falta ao outro - até mesmo quando a falta de tal produto significaria uma eliminação certeira. Mesmo assim, eles não deixam de ser competitivos, mas de uma forma bem mais saudável.

8 - Todos são vencedores por usarem aventais

8

Diferente da edição tradicional, no MasterChef Junior as crianças eliminadas não são obrigadas a deixar o avental por sobre a mesa, de forma a enfatizar o fato de que todas são vencedoras pelo simples fato de terem chegado até lá. Logo na primeira prova, um participante eliminado começa a tirar o avental, só para ser impedido pelo chefe Jacquin: "vocês merecem esse avental", disse ele. Um gesto legal e de incentivo do programa.

7 - Se algo der errado, chore

4

Não importa se é o tempo que está acabando, ou um ingrediente que faltou: a melhor solução sempre é chorar. Claro, todos ali são muito jovens, e quando o desespero bate é natural que extravasem chorando. De qualquer forma, uma vez que as lágrimas começam a cair, logo surge alguém para acalmar a criança - geralmente Ana Paula Padrão ou a chef Paola, que se tornaram verdadeiras mãezonas na edição.

6 - O twitter continua cheio de mitos...

5

MasterChef e Twitter são duas coisas que, definitivamente, nasceram para andar juntas. A rede social sempre bomba nas noites de terça, e a hashtag dedicada ao programa dificilmente sai do topo. Os usuários fazem verdadeiros memes de qualquer coisa que aparece na tela - sério mesmo, pode ser uma careta, uma legenda usada fora de contexto ou mesmo um comentário engraçado: tudo vai parar no twitter.

5 - ...e pessoas medonhas

3

Infelizmente, durante a exibição do primeiro episódio do programa, o twitter também foi infestado por comentários de cunho extremamente duvidoso, direcionados à participante Valentina, de apenas 12 anos. A criança recebeu comentários pedófilos e machistas, que assustaram não apenas sua família, como a própria emissora, que praticamente cortou a participação de Valentina no segundo episódio.

4 - Hytalo foi a pior perda desde Iranete

6

Como não sentir falta de Iranete? A empregada doméstica, assim como Jiang, roubou a cena na edição anterior do programa e se tornou um verdadeiro meme para os amantes do programa. Com seu jeito irreverente, a participante fez muita gente rir em casa, ainda mais com a ajuda dos twitteiros de plantão.  Na edição Júnior, quem logo se destacou pelo seu jeito engraçado foi o participante Hytalo, de 11 anos, que infelizmente foi eliminado logo no início - não sem antes deixar uma porrada de memes.

3 - Os segundos de Ana Paula ainda mais longos

2

Até mesmo nas edições tradicionais do programa muita gente duvida dos "segundos" de Ana Paula Padrão. A jornalista, que apresentou todos os programas até então, inicia sua contagem quando faltam apenas dez segundos para o fim das provas. Geralmente, neste período, uma pessoa consegue: tirar uma batata da panela, enxugá-la, colocar no prato, pegar um molho, montar o prato, jogar o molho delicadamente e ainda limpar o excesso com um paninho. Tudo em 10 segundos. Na edição mirim, ela demora ainda mais, e até mesmo admite. Talvez ela tenha aprendido a contar com o Freeza!

2 - As crianças conseguem fazer pratos que você nem sonha que existem

0

Se uma pessoa não está familiarizada com as versões gringas do MasterChef Junior, certamente espera muito pouco de uma criança. Afinal, o que um rapazinho de 9 anos seria capaz de fazer? E aí, surpreendentemente, ele decide cozinhar arroz preto e ovo pochê - e pior, consegue prepará-lo direitinho. Sério, quantas pessoas com 20 anos nas costas não conseguem fazer nem um ovo tradicional, daquele que basta fritar? Em três episódios do programa, as crianças já mostraram muitos pratos superiores aos que fizeram os adultos nas outras versões.

1 - Nunca subestime uma criança

1

Não mesmo. Olha o que este garoto é capaz de fazer! Provavelmente se eu tentasse algo assim, terminaria com toda minha cozinha em chamas - no mínimo. Além de todos ali souberem cozinhar melhor que muito adulto, alguns deles ainda se destacam por outras razões. Ivana, uma das participantes mais jovens do programa (9 aninhos) já consegue falar três línguas. Outro deseja ser presidente do Brasil. Sem sombra de dúvida, o que mais o MasterChef Junior nos ensina, é o quanto estas pequenas pessoas são capazes de surpreender!

Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento tem o único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+