Curiosidades

10 coisas que você JAMAIS deve dizer à alguém com depressão

0

Não, depressão não é meramente psicológica, nem tem um tempo de cura ou “infecção” fixo, e pode até mesmo nem ter motivo. Afinal, acima de todo o resto, a depressão é parar de ver sentido em existir, e isso pode ser ocasionado por milhões de gatilhos diferentes, como problemas familiares, morte de pessoas queridas, falha profissional e outro problemas sobre o qual geralmente não se controle, como problemas genéticos e aparência física ou inteligência.

Apesar de todo, sem exceção, enfrentarmos uma luta diária apenas para sobreviver, para alguns – na verdade, para a maioria de nós, mas temporariamente – é quase impossível somente se manter em pé. E quando você chega com um solavanco verbal, sutil como uma cotovelada no nariz, com certeza não estará ajudando uma pessoa com depressão. Então pra te ajudar a ser menos sem noção e melhorar sua empatia, selecionamos aqui algumas coisas que você nunca, jamais deve dizer para alguém deprimido, que poderá ficar remoendo isso por dias e até anos:

Amanhã tudo vai ficar melhor

enhanced-31554-1407867363-2

 

A depressão não é uma noite ruim e nem uma semana difícil, e sim um estágio que pode durar anos e provavelmente não tem uma resolução fácil. Se quiser ajudar, na verdade deveria dizer o contrário: “leve um dia de cada vez, você não está sozinha”.

Saia um pouco, vá beber e descontrair

anigif_enhanced-30219-1407868252-10

 

São “conselhos” como esses que geralmente terminam com bêbados chorões, que com certeza não ficaram melhores por terem saído. Na verdade, levar alguém deprimido para uma festa é colocá-lo no pior ambiente possível, e seria muito mais interessante oferecer uma saída ou visita domiciliar tranquila, como uma conversa com um cafézinho.

Você só pensa em você

anigif_enhanced-29823-1407867785-7

 

A última coisa que alguém em depressão precisa é mais gente para criticá-la, algo que ela provavelmente já faz o dia inteiro sozinha. A depressão não é uma escolha, e tentar criar esse tipo de choque de realidade só vai fazer a pessoa entender que você não está nem aí para ela. Se quiser ser mais sensível, diga algo como “você não está sozinha, e eu posso te ajudar no que você precisar. Sinto sua falta”.

A vida continua

anigif_enhanced-28689-1407868118-12

 

É, ela continua, e isso é uma tortura para quem está deprimido. Se você que realmente ajudar, ao invés de colocar a pessoa  de frente com a sua necessidade de esquecer o que esteja lhe afetando, tente uma sugestão mais sutil, como “você tem muitas razões para viver, e com o tempo novas oportunidades com certeza vão surgir, não se desanime!”.

Há gente em situações muito piores que a sua

anigif_enhanced-28555-1407866725-5

 

Não é porque alguém é rico e está deprimido que dizer “imagine se você fosse uma criancinha na África” vai ajudar. Na verdade, isso ainda vai fazer a pessoa se sentir mimada e irracional, algo que com certeza não a deixará de bom humor. Que tal oferecer ajuda, ao invés disso, dizendo algo como “eu não tenho ideia do que você esteja sentindo, você quer conversar sobre isso ou fazer alguma coisa para se distrair?”.

Eu sei que você é melhor que isso

anigif_enhanced-25240-1407867966-11

 

Afirmar que uma pessoa é forte e consegue se virar em todas as situações pode ser ótimo para alguém comum, mas para um deprimido é esfregar na cara todo um conjunto de culpa e falha, que muitas vezes é a causa da doença em si. Afinal, quando deprimidas, as pessoas sentem-se inúteis e incapazes de qualquer coisa, e se você diz “antigamente você não era assim”, qual efeito você acha que isso vai gerar?

Como nos outros exemplos, ao invés de fazê-la sentir que essa é uma luta solitária, ofereça ajuda, suporte e carinho – talvez seja disso que ela precisa pra sentir que não está sozinha no mundo.

E quem disse que a vida é justa/boa?

anigif_enhanced-25207-1407866806-17

 

Não, não é, mas ao dizer esse tipo de coisa, está na verdade dizendo que todo mundo lida com os problemas numa boa, menos o deprimido. Isso não é lá muito encorajador, é? Que tal, novamente, mostrar-se amigo e oferecer ajuda?

Você está me deprimindo

anigif_enhanced-24434-1407867525-2

 

Essa geralmente é a razão principal para pessoas deprimidas se tornarem cada vez mais reservadas e tímidas: se criticadas, com certeza não irão se expressar ou sentir-se à vontade, em especial em locais de festa, como baladas. Ao invés de virar as costas para alguém que começa a dizer algo que te incomoda, que tal tentar entender a angústia dessa pessoa, e lembrá-la que você está lá pra ela?

Eu sei como você se sente

anigif_enhanced-21004-1407868180-30

 

Mesmo que você já tenha tido depressão, nenhuma delas é igual, já que cada pessoa é única e também as razões pelas quais a depressão nasce em alguém. Ao invés de fazer a pessoa sentir que seu problema é normal e até banal, mostre compreensão e tenha paciência para conversar – ouvir é quase sempre melhor do que falar.

Pare com essa autopiedade, lide com isso como um adulto

anigif_enhanced-16814-1407867464-18

 

Como já dissemos, a depressão não é uma escolha, e sim um transtorno que age com hormônios e outros reguladores biológicos, não sendo tão simples quanto uma manhã de mau humor, por exemplo. Por isso, como já dissemos também, não é algo simples como pensar numa solução e desenvolvê-la: deprimidos estão perdidos e sozinhos, e, mais do que mostrar o caminho, eles precisam que você caminhe com eles até que eles próprios consigam achá-lo. Ou, de forma prática: na dúvida, não critique. Ofereça ajuda!

 

7 fatos impressionantes sobre o reino animal que você provavelmente desconhece

Matéria anterior

Chocolate com barata: você come e nem sabia!

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos