Curiosidades

10 fatos incríveis sobre a voz humana

0

Nossa voz é o som que produzimos usando nossas cordas vocais para falar, cantar, gargalhar, chorar, gritar, entre outras coisas. A sua frequência varia entre 50 e 3400 Hz. Ela é gerada por um mecanismo, que pode ser subdividido em três partes. São elas os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores, que são os lábios, língua, dentes, palato duro, véu palatar e mandíbula.

As pregas vocais, junto com os articuladores, podem produzir sons altamente intrincados. O tom da voz de uma pessoa pode mudar para sugerir várias emoções, como raiva, surpresa, felicidade e várias outras.

Algumas coisas já se sabe a respeito da voz humana. No entanto, ela é tão cheia de fatos incríveis que muito ainda pode ser descoberto. Por isso, mostramos, aqui, alguns desses fatos incríveis a respeito da voz.

1 – Cordas vocais não são cordas

Boas Falas

A maioria das pessoas entende que o som da nossa voz vem das nossas cordas vocais. Contudo, mesmo que o nome diga corda, o tecido fibroso que as pessoas têm dentro da laringe se parecem mais com dobras de pele do que cordas.

2 – Únicas

YouTube

As cordas vocais das pessoas são instrumentos únicos. Elas não podem ser replicadas. Até porque, seria, na verdade, impossível criar um instrumento que funcionasse da mesma maneira que as cordas vocais.

3 – Ficar vivo

Stars Insider

Muita gente pode não fazer essa ligação, mas as cordas não são responsáveis somente pela voz. Elas também protegem as vias aéreas e a traqueia. Com isso, ela protege as pessoas da asfixia e regulam o fluxo de ar para o pulmão. Como resultado, elas ajudam as pessoas a ficarem vivas.

4 – Relação com o cérebro

Stars Insider

A voz também tem uma relação com o cérebro, até porque, falar é uma das funções do hemisfério esquerdo do cérebro, ao passo que cantar é uma função do hemisfério direito desse órgão.

Essa diferença de hemisférios explica o motivo de algumas pessoas gaguejarem na hora de falar, mas conseguirem cantar normalmente.

5 – Canto é pra qualquer um

Stars Insider

Todo mundo já invejou a voz de algum cantor e quis ter nascido com ela. Contudo, o que muita gente não sabe é que os cantores não nascem com cordas vocais especiais.

A realidade é que eles as treinam, assim como treinam os pulmões, para conseguirem cantar bem. Com prática, a maioria das pessoas consegue cantar músicas básicas em sintonia. Entretanto, como o som de cada voz é único, você não cantará como o seu cantor preferido.

6 – Odiar a própria voz

Luciano Lessa

Não é uma coisa específica de uma pessoa. Odiar a própria voz é quase um sentimento universal. Isso acontece porque ela vibra e ressoa na boca, garganta e cabeça. Justamente por isso que ela parece diferente para você.

Assim, quando se ouve a própria voz gravada é possível ouvir a diferença de como ela soa para você e como é para quem te ouve. Normalmente, ela fica mais alta e mais aguda.

7 – Passar sentimentos

Bradesco seguros

A voz também é responsável por transmitir sensações. Como por exemplo, nesse estudo feito pela Universidade de Glasgow. Nele, aproximadamente 500 ouvintes analisaram a confiabilidade das vozes ouvindo um simples “olá”.

As vozes que tinham “personalidade” ou algumas variações foram classificadas como mais confiáveis. Ao contrário das vozes mais planas.

8 – Revela atração

Gottman

Como dito, o tom de voz transmite emoções. Como revelou um estudo que descobriu que tanto homens, como mulheres, abaixam seu tom de voz quando estão falando com alguém quem eles sentem atração. Então é bom notar o tom quando estiver em um encontro.

9 – Personalidade

Stars Insider

Assim como a voz pode revelar emoções, ela também consegue revelar mais detalhes a respeito de uma pessoa. Ela pode dar pistas a respeito de personalidade, status socioeconômico e até mesmo idade.

10 – Vozes graves

Stars Insider

A maior parte das pessoas tem uma preferência pelo tom de voz grave. Além de ela ser preferida, elas transmitem mais competência, integridade e até mesmo um poder físico a quem a tem.

Fonte: MSN

Imagens: Stars Insider, Luciano lessa, YouTube, Boas falas, Gottman, Bradesco seguros

Como as dobras e as rugas do cérebro são feitas?

Matéria anterior

10 filmes intensos para ver na Netflix

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos